fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

3 dicas para ter mais resiliência no dia a dia

Quer ser uma pessoa mais forte para encarar os percalços da vida? Veja nossas dicas e tenha mais resiliência no seu dia a dia.
Da redação
29/07/19

Resiliência, segundo o dicionário, é a elasticidade que faz com que certos corpos deformados voltem à sua forma original. Isto é, a capacidade de rápida adaptação ou recuperação de algo. 

Em poucas palavras podemos resumir a resiliência como a aptidão de lidar com as adversidades da vida e, mais do que isso, se adaptar às situações e superar essas dificuldades. 

Ou seja, uma pessoa resiliente sabe usar seus recursos adaptativos ou estratégias defensivas a fim de construir e preservar relações e relacionamentos saudáveis.  

Como não podemos esperar que a vida fique mais fácil ou gentil conosco, é nossa a alternativa de nos tornarmos mais fortes para enfrentar os percalços do caminho. 

“Resmungar não é uma estratégia. Temos que lidar com o mundo tal como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse. Essa é uma célebre frase de Jeff Bezos, fundador da Amazon. 

De forma alguma queremos tirar o seu direito de reclamar. Mas o que estamos tentando dizer com isso é que a flexibilidade e a adaptabilidade são características importantes para serem desenvolvidas enquanto seres humanos. 

Quer treinar a resiliência? Veja as dicas abaixo.

Seja flexível e aceite as mudanças que acontecem ao seu redor 

Quando as circunstâncias são alteradas de forma súbita, é crucial mantermos a calma e não entrarmos em pânico. Por isso, podemos considerar a flexibilidade uma qualidade indispensável para quem quer ser feliz. 

Procure ser pragmático e busque novos recursos para se adaptar à novas situações sem sofrer. É preciso entender que, na vida, as coisas acontecem como devem acontecer e não como queremos. 

Deixe os pensamentos negativos de lado e tenha atitudes positivas

Pesquisas afirmam que os seres humanos costumam ter cerca de 65 mil pensamentos diariamente. Sendo que 90% deles são negativos ou sobre preocupações ou temores futuros

Sabendo que o nosso cérebro nos prega peça e está constantemente nos forçando a ver o lado negativo da situação, devemos forçá-lo a mudar a forma como ele reage a esses impulsos. 

Quando alguma coisa acontecer, pense sobre o que você pode fazer para melhorar sua situação e coloque essa ideia em prática. 

É importante lembrar que as pessoas com resiliência trabalham na resolução de um problema ao invés de se deixarem levar pela negatividade. E entenda: ser resiliente não é ser resistente. Ser resistente é não aceitar o que está acontecendo, enquanto o resiliente se molda para tirar o melhor da situação. 

resiliência

Aprenda com seus erros e tire uma lição deles 

Não existe sentimento pior do que o de fracasso. Mas é muito valioso quando conseguimos aprender algo com uma experiência negativa. 

Então, quando surgir uma situação negativa, ao invés de se preocupar em apontar os culpados ou se colocar numa situação de vítima, analise a situação e entenda o que você poderia fazer diferente para obter um resultado melhor.

E lembre-se: se falhar, tente novamente; e se possível faça diferente do que fez da primeira vez. 

Você sabia que reclamar faz mal ao cérebro? 

A ciência já comprovou que nosso cérebro é notavelmente maleável. Ele pode ser moldado de acordo com o ambiente e daquilo que desenvolvemos. Isto é, se procuramos trabalhar a paz dentro de nós, seremos cada vez mais tranquilo. Se alimentarmos as reclamações, por exemplo, seremos mais negativos a cada dia. 

De acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford, reclamar ou ser alvo de reclamações por mais de 30 minutos pode trazer danos físicos para o cérebro.

Quer melhorar o funcionamento do cérebro e fazer ele trabalhar positivamente a seu favor, mude a forma como encara as situações ao seu redor. Ok, sabemos que não é fácil, por isso, vamos listar abaixo algumas dicas para você treinar seu cérebro a ser mais positivo. 

1 - Procure fazer menos reclamações e, se você não se segurar, tente terminar o que estava falando com algo positivo;

2 - Não reclame de situações causadas por você mesmo, isto é, responsabilize-se pelas situações que criou sem pestanejar; 

3 - Exclua o ‘mas’ do seu vocabulário. Se reparar bem, o mas quase sempre vem seguido por algo negativo, tente eliminá-lo da sua vida, substituindo-o pelo ‘e’. 

Outra dica para remodelar seu cérebro de forma positiva é apostar na meditação. E o Namu tem o curso de meditação e mindfulness certo para te ajudar. 

Desenvolvidos para que você possa inserir a prática da meditação na sua rotina. Nosso curso de meditação online vai te ajudar a melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar.


Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...