fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Vinyasa

Vinyasa

Sirsasana 1: conheça a postura invertida

A professora Renata Zanotto ensina o passo a passo para realizar o sirsasana 1: uma das posturas invertidas mais famosas da yoga
Da redação
13/10/19

O sirsasana e outras posições invertidas estão entre as mais bonitas, conhecidas e desafiadoras para qualquer praticante de yoga. Sem dúvida alguma, são mais difíceis de realizar, mas você pode conseguir.

Se deseja “conquistar” esse asana em sua prática, mas não sabe como conseguir ou tem medo de se machucar, nesta aula a professora Renata Zanotto explica todo o processo para realizar a famosa invertida sobre a cabeça. 

Confira, a seguir, o passo a passo feito por Renata Zanotto para demonstrar a postura.

Benefícios do sirsasana 1

O asana é ideal para melhorar a circulação, respiração, atenção e memória: mais do que uma postura esteticamente bonita, é um exercício completo para a saúde física e mental. 

Além disso, as posturas invertidas como o sirsasana yoga contribuem para o fortalecimento muscular, estabilização da coluna lombar, aumento da flexibilidade e melhorias no equilíbrio mental e emocional. 

Aproveite!

sirsasana

O que você aprenderá na aula:

Fazer o sirsasana yoga não é tão difícil quanto parece, mas exige um treino progressivo até que você se sinta seguro. Neste vídeo, você vai descobrir cada passo para chegar lá. 

  • Postura da prancha: fortalecimento da parte alta das costas
  • Prancha lateral: do básico ao avançado
  • Descanso em balasana: postura da criança
  • Postura do golfinho com variações
  • Novo descanso em balasana
  • Postura do coelho
  • Sirsasana 1 - invertida
  • Formas de se acostumar com a postura
  • Como descer do sirsasana yoga de maneira segura
  • Descanso em balasana

Como você pode perceber, o mais importante é iniciar com técnicas de fortalecimento e sustentação sobre os braços, o que vai sendo adquirido aos poucos. 

Depois, o grau de dificuldade vai aumentando até o ponto em que você conseguirá fazer a posição invertida. Tudo isso, claro, respeitando o seu corpo e o seu tempo de desenvolvimento no yoga.  

Essa postura não requer aparelho. Se precisar e quiser sentir mais confiança no começo, pratique primeiro se apoiando em uma parede.

Além disso, caso não consiga realizar a postura do sirsasana 1 na primeira tentativa, não se preocupe. A flexibilidade é gradual, por isso é importante respeitar o limite do próprio corpo. 

Quem pode e não pode fazer? 

Para todos os tipos de posturas invertidas é importante ter, inicialmente, um bom preparo físico, além de praticar yoga em nível intermediário ou avançado.

Inclusive, o sirsasana yoga, assim como as demais posturas invertidas, é desaconselhado para pessoas com pressão alta, labirintite e glaucoma, assim como grávidas, a não ser que sejam liberadas pelo médico.

Curso de yoga online

Agora que você conhece o sirsasana 1 e perdeu o medo de praticá-lo, que tal um curso completo de yoga com Renata Zanotto? 

O curso online de Yoga, treinamento de força e resistência trabalha com posturas específicas para cada região do corpo. Você adquire agora e estuda onde e quando quiser!


Quer receber novos conteúdos sobre os assuntos que você mais se interessa?
Inscreva-se e continue atualizado!

AlimentaçãoYogaFitnessPilatesMeditaçãoCuidados PessoaisFilosofiaSaúdeSustentabilidade


Recomendados
Gerais

Aula de yoga: conheça os professores referência no Brasil

Embora seja uma atividade de baixo impacto, é p...

Gerais

Como praticar yoga em casa?

Não tem tempo disponível para frequentar academ...

Gerais

Yoga emagrece? Conheça 4 benefícios dessa prática

Embora não seja o objetivo principal da prática...

Gerais

Yoga para iniciantes: 4 exercícios para fazer em casa

Quer praticar yoga, mas não sabe como começar? ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *