fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Yoga para quem nunca praticou

Se você deseja dar os primeiros passos no yoga, mas acha que todas aquelas posturas são complicadas de se realizar, já pode começar a desconstruir essa ideia. Até mesmo porque várias são as aulas de yoga para iniciantes que te ajudam a compreender os princípios básicos da atividade e aprender as suas muitas posturas sem […]
Equipe Namu
12/03/21
Se você deseja dar os primeiros passos no yoga, mas acha que todas aquelas posturas são complicadas de se realizar, já pode começar a desconstruir essa ideia. Até mesmo porque várias são as aulas de yoga para iniciantes que te ajudam a compreender os princípios básicos da atividade e aprender as suas muitas posturas sem nenhuma dificuldade. E o melhor de tudo: você sequer precisa sair da sua casa.   Isso é possível graças aos avanços tecnológicos e à popularização da internet. Eles revolucionaram a forma com que as pessoas estudam e cuidam da saúde física e mental. Por meio de plataformas digitais você tem acesso a várias aulas online, disponíveis em vídeo para assistir quando e onde quiser.   Ministradas por professores referência, as aulas online são a melhor opção para quem tem uma vida corrida ou não gosta dos ambientes competitivos de academias e studios. Além disso, custam até 10 vezes menos do que as aulas presenciais. E como se não bastassem todas essas vantagens, ainda permitem que você aprenda no seu ritmo, sem correrias e estresse. Basta voltar a aula e refazer a postura até se sentir seguro e depois avançar para o próximo nível.   Gostou de saber que mesmo que você nunca tenha praticado yoga é possível aprender suas técnicas desde o princípio? Então confira a seguir algumas aulas que vão te ajudar a dar os primeiros passos na atividade.  

Kundalini Yoga Básico

  Ministradas pela especialista em yoga Subagh Kaur Khalsa, essas aulas online são ideais para quem precisa aliviar o estresse e a ansiedade do dia a dia. Também conhecido com o yoga da consciência, o Kundalini Yoga combina várias asanas (posturas), pranayamas (técnicas respiratórias), mantras, mudras (posturas das mãos), bhandas (travas musculares), práticas de relaxamento e várias outras atividades com objetivo de equilibrar corpo e mente.   Especialmente desenvolvidas para iniciantes, as aulas dessa modalidade de yoga proporcionam bem-estar físico e mental, promovendo o autoconhecimento, consciência corporal e flexibilidade. E para começar, tudo o que você precisa é de roupas confortáveis, de um ambiente tranquilo e de um tapete de yoga.  

Yoga para iniciantes - as principais técnicas básicas

  Assim como o Kundalini Yoga, as aulas de yoga para iniciantes ministradas pela professora Thais Dalla Zanna também são recomendadas para quem deseja aprender a atividade desde o início. Durante as aulas, que também são online e em vídeo, você aprende as principais técnicas básicas do yoga, que envolvem posturas, respiração, desintoxicação, meditação, relaxamento e concentração.   Além de aliviar estresse e ansiedade, a prática regular dessa modalidade de yoga também oferece benefícios incríveis, a saber:  
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Oferece mais flexibilidade;
  • Promove a consciência corporal;
  • Mais vitalidade e disposição para enfrentar a correria do dia a dia;
  • Relaxamento físico e mental
 

Iyengar Yoga

  Agora, se você está em busca de alguma atividade física que te ajude a aliviar dores e os desconfortos do dia a dia, investir no Iyengar Yoga pode ser uma ótima ideia. Sob os ensinamentos da professora Ana Luisa Matsubara você aprende posturas desenvolvidas especialmente para estimular a circulação sanguínea, favorecer o alinhamento postural, fortalecer o sistema imunológico e proporcionar relaxamento físico e mental.   Essas aulas de yoga para iniciantes é ideal para quem sofre com desconfortos comuns, ocasionados pela rotina agitada:  
  • Dores musculares;
  • Enxaquecas;
  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Pressão alta;
  • Insônia;
  • Falta de concentração.
  Mas não é só os adultos que podem se beneficiar com essas aulas online, viu? Adolescentes a partir dos 14 anos também podem obter o equilíbrio entre corpo e mente com essa atividade!   

Yoga básico - desenvolvendo o equilíbrio emocional

  Já o curso online de yoga básico oferecido pelo especialista em yoga Anderson Allegro tem como objetivo principal equilibrar corpo e mente por meio do domínio das emoções. Por meio de posturas, exercícios respiratórios, técnicas de relaxamento físico e mental, você é convidado a se conhecer profundamente, para que possa ter mais clareza sobre seus pensamentos e sentimentos.   A partir disso, conhecerá melhor as suas limitações, explorando seus sentimentos para alcançar o amadurecimento. Embora conhecer e desenvolver os seus potenciais emocionais seja o foco dessas aulas online, elas também produzem efeitos positivos no corpo:  
  • Melhora da capacidade respiratória;
  • Ativação da circulação sanguínea e fortalecimento do sistema cardiovascular;
  • Tonificação muscular;
  • Alinhamento da postura;
  • Alongamento e flexibilidade da musculatura;
  • Consciência corporal;
  • Aumento da resistência física, do equilíbrio e da coordenação motora.
 

Vinyasa Yoga e os Chacras

  Outro curso de yoga para iniciantes que busca equilibrar corpo e mente por meio do controle das emoções é o Vinyasa Yoga e os Chacras, ministrado pela professora Kathy Lobos. Assim como os demais, ele também é online e em vídeo, para que você possa praticar quando e onde quiser.    As aulas combinam princípios básicos do Vinyasa Yoga, ou seja, movimentos fluídos sincronizados com a respiração com o conceito dos chacras (centros de energia do corpo) e suas cores. Ao finalizar o curso, você terá mais conhecimento sobre as suas emoções e melhor controle delas. Além disso, também irá adquirir flexibilidade, força, tranquilidade entre vários outros benefícios!  

Yoga para iniciantes e para todas as idades

  E se depois de ter conhecido todas essas aulas de yoga para iniciantes você ainda estiver desacreditado que o yoga é para você, está na hora de repensar isso. Até mesmo porque o yoga é uma prática milenar super adaptável. Ou seja, você pode praticar a atividade independentemente do seu gênero, da sua condição física, idade, temperamento, profissão ou qualquer outra particularidade.   Se o seu problema é com a idade, por exemplo, as aulas de yoga para todas as idades do especialista Gustavo Ponce vão te mostrar que em qualquer fase da vida é possível dar os primeiros passos no yoga. Inclusive, elas foram justamente pensadas em todos aqueles que querem envelhecer com qualidade de vida.   Só para você ter uma ideia, durante as aulas você vai aprender movimentos de yoga que visam a fortalecer a musculatura e as articulações do corpo. Além disso, ainda aprenderá técnicas de respiração para ampliar a sua capacidade pulmonar. Como resultado, você terá melhor condição física, mais flexibilidade, equilíbrio, coordenação motora e disposição para realizar as atividades do dia a dia! Gostou de conhecer algumas aulas de yoga para iniciantes que podem ser praticadas em casa sem nenhuma dificuldade? Então vai adorar saber que todas elas estão disponíveis na Namu, a plataforma de saúde e bem-estar mais completa da atualidade! Confira!  


Recomendados
Yoga

5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros ...

Gerais

Yoga em casa: 4 dicas para praticar por um app

Incluído no rol de práticas integrativas e comp...