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5 passos para começar a praticar yoga com segurança em casa

Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros benefícios, não há dúvida alguma. Afinal, a atividade equilibra corpo e mente, pois diminui o estresse, a ansiedade, aumenta a flexibilidade e estimula a consciência corporal. Nesse sentido, aprender a praticar yoga com segurança é essencial para aproveitar todos esses pontos positivos.  Muito embora esteja associada […]
Equipe Namu
21/04/21
Que o yoga é um exercício que oferece inúmeros benefícios, não há dúvida alguma. Afinal, a atividade equilibra corpo e mente, pois diminui o estresse, a ansiedade, aumenta a flexibilidade e estimula a consciência corporal. Nesse sentido, aprender a praticar yoga com segurança é essencial para aproveitar todos esses pontos positivos.  Muito embora esteja associada a posturas que são verdadeiros exercícios de contorcionismos,  essa prática milenar é considerada uma atividade de baixo impacto e fácil execução. Por isso, pode ser realizada em casa, sem nenhuma dificuldade. Inclusive, o yoga é um grande aliado de quem não possui muito tempo para cuidar da saúde durante a correria do dia a dia.  Sabendo disso, neste artigo trouxemos 5 passos para você que deseja começar a praticar yoga com segurança dentro do seu lar. Desse modo, vai ficar bem mais fácil dar os primeiros passos na atividade e beneficiar corpo e mente onde e quando quiser. Acompanhe.

Escolha a modalidade mais indicada para você

Atualmente existem várias modalidades de yoga disponíveis para a prática. Cada uma delas possui suas particularidades e se diferenciam por técnicas de respiração e posturas específicas. Assim, oferecem benefícios para determinadas regiões do corpo ou da mente. Nesse sentido, para começar a praticar yoga com segurança é essencial ter em mente qual modalidade você deseja aprender.  Entre as mais comuns podemos destacar as seguintes: Além da modalidade, também é bastante importante destacar que existem níveis dentro de cada categoria. Quem nunca teve nenhum contato com esse tipo de exercício deve começar pela fase iniciante, que envolve posturas e movimentos menos complexos. Agora, se já teve algum contato com o yoga antes, poderá investir em exercícios mais desafiadores. Felizmente, ambas as opções podem ser praticadas em casa, por meio de aulas online e de aplicativos de celular. Clique aqui e saiba como utilizar a tecnologia a favor da sua saúde e bem-estar.

Invista em bons acessórios para praticar yoga com segurança

Quando começamos a praticar um exercício é comum que a empolgação inicial nos faça querer iniciar o quanto antes, principalmente se o faremos sem sair de casa. No entanto, um dos pontos mais importantes para praticar yoga com segurança é primeiro investir em equipamentos adequados para a atividade.  Isso porque as asanas comumente são praticadas no chão, o que exige um suporte para tornar o processo mais confortável. Além disso, muitas vezes partes importantes como os joelhos e cotovelos são forçados e, caso não estejam devidamente protegidos, podem acabar sofrendo com lesões.  Nesse sentido, antes de começar a atividade, vale investir nos seguintes acessórios:
  • Tapete de yoga;
  • Bloco de EVA;
  • Roupas confortáveis; 
  • Cintas de yoga;
  • Bola Suíça.
Depois de ter esses acessórios em mãos você poderá começar a praticar yoga com segurança e sem colocar a saúde em risco.

Prepare um bom ambiente para a prática

O yoga é uma atividade que exige ambientes tranquilos. Fonte: Freepik Quando falamos sobre praticar yoga em segurança dentro do lar, um dos pontos mais importantes é o ambiente que será utilizado para as atividades. Isso porque, caso ele não possua as condições necessárias, ficará bem difícil executar as posturas corretamente, e, através delas, obter os benefícios desejados.  O ambiente utilizado para yoga deve ser amplo o suficiente para que você possa realizar as posturas, sem esbarrar em nenhuma parede ou em nenhum móvel. Para fazer o teste, se posicione no centro do local e estique ambos os braços para o lado. Caso eles fiquem retos e as pontas dos dedos não encostem em nenhum local, ele poderá ser utilizado.  Outro ponto bem importante é que o local seja tranquilo e não possua muitas interferências externas. Ficar completamente longe dos barulhos é quase impossível, porém, eles devem ser o mais baixo possível. Além disso, escolha um local onde você possa fazer as atividades de maneira contínua, sem ser interrompido por familiares ou outros moradores da casa. Cada pequena interrupção representa a perda de concentração, o que interromperá o avanço dentro da prática e atrasará a chegada dos benefícios para o corpo e para a mente.

Escolha um bom aplicativo para praticar yoga com segurança

Como já citamos anteriormente, começar a praticar yoga em casa pode ser super positivo, mas também representa alguns riscos caso não sejam tomados os devidos cuidados. Nesse sentido, um passo de suma importância é a escolha de um bom aplicativo para orientação durante a atividade.  Afinal, a tecnologia está presente em diversos momentos do nosso dia a dia e com a prática de exercícios não poderia ser diferente. Ela pode ser uma verdadeira mão na roda quando o assunto é aprender novas posturas, visualizar a forma correta de realizá-las e ainda pegar boas dicas diretamente com especialistas do assunto. No super app Namu, por exemplo, com apenas alguns cliques na tela do seu celular você tem acesso a várias aulas de yoga para equilibrar corpo e mente onde estiver. Seja em casa, no trabalho ou em uma viagem, poderá realizar as posturas e as técnicas de respiração e concentração para continuar energizando todo o organismo sempre que sentir necessidade. Além disso, poderá trocar experiências com outros usuários do aplicativo, além de receber várias outras dicas relacionadas a saúde e bem-estar. 

Concilie o yoga com a meditação

Que o yoga traz benefícios que vão muito além da saúde física, você já deve saber. Mas você sabia também que ele pode ser um grande aliado no tratamento de problemas psicológicos graves, como ansiedade, depressão e crise de pânico?  Isso acontece, de maneira geral, porque durante a prática ele exige uma concentração intensa, o que desacelera o pensamento e faz com que nossa cabeça fique mais livre, focando naquilo que realmente importa.  Esses benefícios, por sua vez, podem ser potencializados quando unidos à meditação. Assim como o yoga, trata-se de uma prática milenar que ajuda no controle emocional e reduz problemas como o estresse, ansiedade e depressão. Sendo assim, unir essas duas terapias é uma ótima forma de garantir ainda mais resultados em menos tempo.  A boa notícia é que o super app Namu também oferece mais de 150 meditações guiadas e várias modalidades de yoga para que você tenha um dia a dia mais leve e feliz. Baixe agora e experimente, disponível no Google Play e na App Store.    


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