fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Gerais

Gerais

Tipos de Yoga: conheça os principais e saiba qual escolher

Existem diferentes tipos de yoga que seguem linhas diferentes, seja no jeito de realizar a prática ou na forma de inserir o yoga no cotidiano
Da redação
17/11/17
Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Aperte o play abaixo e ouça o post.

Tipos de Yoga

Você sabia que existem tipos de yoga que seguem linhas diferentes, seja no jeito de realizar a prática ou na forma de inserir o yoga no cotidiano? O yoga é bem mais do que uma atividade física: é também um estilo de vida, uma forma de ver e vivenciar o mundo e uma prática que busca integrar corpo e mente. Quer entender um pouco mais sobre os tipos de yoga e como escolher a linha que mais se adéqua ao seu perfil? Confira:

1. Hatha Yoga

Considerado como yoga clássico, o Hatha Yoga se tornou um dos tipos mais populares do ocidente porque a prática é focada no condicionamento físico, no fortalecimento do corpo e no aumento da flexibilidade. Durante as aulas, não são realizadas tantas posturas e elas não são tão intensas. É indicado para aquelas pessoas que pretendem começar a se aventurar no yoga e a conhecer melhor a prática e seus benefícios.

2. Ashtanga Yoga

O Ashtanga é uma ramificação que foi desenvolvida a partir do Hatha. As práticas de Ashtanga envolvem seis séries de posturas fixas que vão sendo desenvolvidas pelo praticante ao longo do tempo e de acordo com a capacidade do corpo de executar cada uma das posições. Não existe um tempo certo para o praticante avançar para a série seguinte, isso varia de acordo com cada um e cada série se torna mais desafiadora. O Ashtanga é uma prática para aqueles que buscam atividades físicas mais estimulantes e mais intensas e seus principais benefícios estão associados ao ganho de força, à flexibilidade, ao equilíbrio, à consciência corporal e ao alinhamento.

3. Vinyasa Yoga

Também derivado do Hatha, é um dos chamados estilos contemporâneos. O Vinyasa Yoga é um dos tipos de yoga mais graciosos de todos. Isso porque a sua prática se baseia na execução de posturas em flow, ou seja, seguindo uma sequência de movimentos que se juntam quase como em uma coreografia, estabelecendo um fluxo contínuo de posições. A execução das posturas é sincronizada com a respiração, o que garante mais consciência corporal, redução do estresse, alinhamento adequado e maior equilíbrio entre corpo e mente. tipos-de-yoga

4. Kundalini Yoga

O Kundalini é um tipo de yoga mais voltado para o trabalho espiritual e para a conexão entre corpo, mente e espírito através da realização de atividades físicas. É um estilo mais contemplativo, reflexivo e individual de yoga. A respiração é um elemento fundamental na prática de Kundalini Yoga porque acredita-se que, unindo as posturas e os exercícios de respiração, é possível equilibrar os chacras que vão desde a base da coluna até o topo da cabeça. A liberação de energia proveniente dos chacras é responsável pelo aumento da consciência, do bem-estar e da plenitude.

5. Raja Yoga

Como o Kundalini, o Raja também é um tipo de yoga voltado para o lado espiritual do praticante. Não à toa, também é chamado de Yoga Real, porque volta-se para o interior, para o desenvolvimento pessoal da pessoa e não para o esforço físico. As aulas de Raja não são focadas em posturas intensas ou sequências de asanas muito desafiadores. Elas são voltadas para a parte emocional do praticante, especialmente aquele que já tem o hábito de meditar.

6. Iyengar Yoga

O Iyengar é focado na permanência durante a execução das posturas e no alinhamento de cada um dos movimentos. Esse foco faz com que as aulas tenham um ritmo mais lento e mais pessoal, já que o praticante passa a se concentrar mais em si mesmo e na sua prática. Além disso, acredita-se que o alinhamento é responsável por despertar sensações e emoções no praticante, o que ajuda a purificar o corpo e aumentar a consciência individual. É uma prática muito indicada para pessoas que possuem alguma limitação de movimentos e para quem procura corrigir a postura. Viu como existem vários tipos de yoga que podem se adequar ao seu perfil? É importante saber por onde começar para poder absorver todos os benefícios de cada uma das práticas e entender melhor como o yoga pode ser uma atividade extremamente benéfica e necessária para aumentar o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Gostou do post? Então não deixe de conhecer nossas aulas online de yoga. No Namu, você encontra diversos tipos de yoga para fazer online, quando e onde quiser.

Recomendados
Vinyasa

Hatha vinyasa yoga: como começar

A professora de yoga Camila Reitz mostra o pass...

Kundalini

kundalini yoga: como ele ajuda o seu dia a dia?

Subagh Kaur Khalsa fala sobre as origens do kun...

Gerais

Budismo tibetano: a história de Daniel Calmanowitz e o cultivo do bem

O monge tibetano, que foi aprendiz de Lama Gang...

Gerais

Princípios do kriya yoga para a felicidade

Para Osnir Cugenotta, um dos objetivos do kriya...

Participe da discussão

1 comentário

  1. A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecem os músculos que sofrem com flacidez. Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida. Viu como a yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns exercícios, o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável e natural possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *