fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Estética » Gerais »

Gerais

A importância de um curso para quem quer produzir cosméticos naturais

Além de sustentáveis, os cosméticos naturais podem ser aplicados sobre todos os tipos de pele. Saiba por que aprender a produzi-los com um curso online
Da redação
31/08/20
A busca por uma vida mais natural e que também leva em conta a preocupação com a ação do homem na natureza também passa pela beleza. Por isso, os cosméticos naturais vêm dia a dia ganhando força entre os consumidores, que estão mais cuidadosos com os ingredientes que estão utilizando e atentos como esse uso impacta na sua saúde e no meio ambiente. Neste artigo, vamos falar sobre cosméticos naturais e quais cuidados devemos ter ao consumir. Além disso, também abordaremos a importância de fazer um curso online para produzir seus próprios cosméticos de maneira segura. Acompanhe.

O que são cosméticos naturais?

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que o termo cosméticos se refere aos produtos que usamos na pele. De acordo com a Anvisa, enquadram-se nessa categoria sabonetes, cremes hidratantes, perfumes, tintura para cabelo, esmaltes, shampoo, condicionador e até mesmo as maquiagens. Agora, quando falamos em cosméticos naturais, estamos nos referindo aos produtos fabricados com ingredientes provenientes da natureza, sejam eles de origem vegetal ou animal. Em outras palavras, isso significa dizer que esses produtos são livres de produtos químicos nocivos à saúde, como conservantes e corantes artificiais, por exemplo. Para entrar para o rol de cosméticos naturais, o produto necessita que 95% dos ingredientes de sua composição sejam de origem natural. Já os outros 5% podem ser de origem sintética, desde que não sejam substâncias tóxicas para o corpo humano. Cabe ainda ressaltar que em toda a cadeia de produção desses cosméticos não deve haver crueldade e nem testes em animais.

Benefícios

Além de fácil aplicação e resultados mais rápidos e duradouros, o uso de cosméticos naturais também oferece outros benefícios aos seus adeptos, a saber:
  • Produto sustentável;
  • Amigo dos animais;
  • Menor risco de alergias;
  • Maior nutrição da pele;
  • Não obstruem os poros e, portanto, não provocam cravos e espinhas;
  • Pode ser aplicado sobre todos os tipos de pele.

A importância de um curso para quem quer produzir cosméticos naturais

Sem dúvida uma vida mais saudável começa com a adoção de uma alimentação equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos. Contudo, você pode ir além e levar em consideração também o que coloca sobre a pele. E embora existam nas prateleiras das farmácias e lojas de produtos naturais produtos que se dizem cosméticos naturais, esteja atento, pois isso pode não ser bem verdade. Nesse caso, o melhor caminho é aprender a produzir os seus próprios produtos de higiene e beleza. Mas, como fazer isso afinal? Para ter certeza de estar nutrindo a sua pele com ingredientes de qualidade, a melhor opção é investir em curso online de cosméticos naturais e veganos. Além de aprender sobre a diferença entre cosméticos naturais, veganos e orgânicos, um curso online de cosméticos naturais também oferece outros benefícios, a saber:

Acesso a receitas seguras, testadas e aprovadas por especialistas

De fato, essa é uma das principais vantagens de aprender a produzir os seus próprios cosméticos com um curso online. Até mesmo porque, nem todas as receitas encontradas na internet são confiáveis. Pelo contrário! Elas podem oferecer vários riscos à saúde. É o caso, por exemplo, das receitas que ensinam a fazer bronzeador solar de cenoura e beterraba. Afinal, esses ingredientes podem até acelerar o processo de bronzeamento, mas possuem baixo fator de proteção solar. De igual forma, podemos citar as receitas à base de limão, que se passadas sobre a pele e expostas ao sol podem causar queimaduras severas. Já em um curso online de cosméticos naturais as receitas são criadas, testadas e aprovadas por profissionais especializados, como engenheiros químicos. Assim, você tem toda a segurança de criar produtos seguros, que não coloquem a sua pele e nem o seu organismo em risco. cosméticos naturais sabonete artesanal

Acesso a uma lista de fornecedores confiáveis

Conforme pontuamos anteriormente, começar a produzir cosméticos naturais com um curso online é importante para conhecer os princípios ativos dos ingredientes. Mas, além disso, é fundamental também para saber onde adquirir matéria-prima de qualidade, cultivadas e colhidas dentro das melhores práticas ambientais. Entre tais práticas destacam-se o não uso de produtos químicos, como pesticidas ou fertilizantes artificiais. Ou seja, investir em conhecimento é a melhor forma de criar produtos seguros e ainda contribuir para a preservação ambiental.

Conhecer os utensílios utilizados no processo de criação, bem como forma de utilização

Além disso, por meio das aulas online você também passa a conhecer quais são os materiais necessários para produzir seus próprios cosméticos naturais. Embora possam ser adquiridos com facilidade, é preciso saber como utilizá-los corretamente. Eis alguns deles:
  • Balança de precisão;
  • Fouet e colheres;
  • Batedeira;
  • Bastão de vidro;
  • Beckers de vidro ou tigelas resistentes ao calor;
  • Potes de vidro para armazenar os cosméticos naturais;
  • Recipiente para banho maria;
  • Termômetro digital;
  • Peneira ou saquinho de voal;
  • Fitas de pH.
cosméticos naturais e veganos

O curso online de cosméticos naturais me torna apto para comercializar os produtos?

Inegavelmente essa é uma das dúvidas mais comuns entre todos aqueles que buscam por um curso online para aprender a produzir cosméticos naturais. Por isso, cabe à equipe do Namu orientá-lo sobre essa questão com responsabilidade. Na verdade, a finalidade do curso é ensinar o aluno a produzir cosméticos naturais para uso próprio. Nesse sentido, por meio de vídeos e materiais complementares, você aprende a fazer de forma segura e responsável sabonetes, manteigas corporais, óleos de massagem, pomada para dores musculares, sérum facial, máscaras faciais entre muitos outros. Já para comercializar os produtos, é preciso seguir as regulamentações da Anvisa quanto às boas práticas de fabricação para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes, além do Decreto 8077/2013, que estabelece os requisitos necessários para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário. Quer compreender na prática a importância de um curso para quem quer produzir seus próprios produtos de higiene e beleza? Então faça uma aula totalmente de graça do curso online de Cosméticos naturais e veganos do Namu. Temos certeza de que esse será apenas o seu primeiro passo rumo a uma vida muito mais equilibrada e saudável!

Recomendados
Estética

Harmonização facial: saiba tudo sobre esse procedimento

Se você tem alguma coisa que não gosta em seu p...

Saúde Mental

Quais os desafios das empresas ao falar de saúde mental com os colaboradores?

Uma empresa é um local onde as pessoas passam b...