fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

Confucionismo é um sistema de pensamento chinês baseado nos ensinamentos de Confúcio (forma latinizada de “Kung Fu Tzu”, ou “Mestre Kung”, séc. VI a.C.). É uma visão de mundo, uma ética social uma ideologia política e uma tradição acadêmica. Alguns historiadores caracterizam o sistema ético e de valores do confucionismo como uma forma de humanismo chinês.
O confucionismo trata de como viver, no âmbito pessoal e social, tendo como temas principais a ética e a política, com a quase ausência de questões metafísicas. Caracteriza-se pela revitalização de virtudes passadas, um modo de vida ritualístico, reverência aos ancestrais e uma religiosidade centrada no ser humano.
O objetivo de Confúcio era restaurar a ordem na sociedade, que considerava mergulhada no caos intelectual, ético e social. Para isso, ele enfatizava a necessidade de se cultivar a moralidade individual e a harmonia na sociedade, dentro de princípios definidos pela tradição.
Preocupava-se como o bem-esta social e procurou padronizar a vida em família, o sistema social e o governo.
Para alinhar as ideias e hábitos dos líderes e das pessoas comuns aos princípios da construção do caráter, das obrigações sociais e do governo correto, Confúcio considerava que a reforma da sociedade deveria vir de cima para baixo, com o imperador e seus nobres servindo de exemplo de como o povo deveria se conduzir. Assim, suas instruções visavam formar bons governantes e bons funcionários.
Seus ensinamentos enfatizavam o desenvolvimento de virtudes como cortesia, magnanimidade, boa-fé, altruísmo, amor e respeito filial, integridade e benevolência. O confucionismo deixou marcas profundas nas formas de governo, sociedade, educação e família de grande parte da Ásia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *