fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

Mãos E Pés

O que é

Mãos
Formadas pelos ossos carpais, metacarpais e falanges — todos unidos por ligamentos —, as mãos são as ferramentas importantíssimas para nossa vida diária. Sua pele tem uma espessura diferente da do resto do corpo, principalmente em razão de possuir uma quantidade inferior de fibras colágenas, o que as tornam mais suscetíveis ao envelhecimento.
As mãos e a face são as partes mais expressivas da idade de uma pessoa. Isso ocorre porque essas duas áreas regiões do nosso corpo estão entre as que ficam mais expostas.
Em razão da sua constituição, as mãos exigem cuidados diários. Porém, há outros fatores que tornam a higienização das mãos algo imprescindível. Lavá-las é tão importante que atualmente existe o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Hand Washing Day), o qual foi criado em 2008.
Comemorado todo 15 de outubro, esse esforço global procura alertar para a importância de fazer a higiene diária das nossas mãos. No caso das crianças, lavar as mãos antes de comer e depois de ir ao banheiro e brincar ajuda a combater inúmeras doenças.
Segundo a Global Hand Washing, os principais objetivos dessa campanha são: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios.
As mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro. Higienizá-las, portanto, é crucial.
Pés
O pé humano é composto de 26 ossos. São sete ossos do tarso; cinco do metatarso; e 14 falanges — três para cada um dos dedos, exceto para o hálux (dedão), que tem apenas duas.
Há também 107 ligamentos, além de tendões, músculos extrínsecos e intrínsecos, artérias e a inervação, que se divide em nervos tibial, fibular e safeno.
Os pés, em razão de permanecerem por muito tempo em calçados fechados e suportarem diariamente o peso do nosso corpo, podem desenvolver micoses, ressecamentos e rachaduras. Em razão da sua função de locomoção, qualquer problema como queratose ou unha encravada pode causar enorme desconforto. Sua pele é mais áspera e resistente do que em outras áreas do nosso corpo, em razão disso, ela é propensa a desenvolver calosidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *