fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Medicina » Saúde »

Saúde

Outubro Rosa: tudo o que você precisa saber sobre a campanha

A campanha mundial busca conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Junte-se à Namu e apoie a campanha Outubro Rosa.
Da redação
19/10/22
O mês de outubro se inicia e, com ele, a campanha de conscientização sobre o câncer de mama, diagnóstico precoce da doença e métodos de prevenção, a Outubro Rosa. Celebrada anualmente por diversos países ao redor do mundo, a campanha tem como principal objetivo reduzir as taxas de mortalidade da doença e facilitar o acesso das mulheres aos serviços de diagnóstico e controle do câncer de mama e do colo de útero. Saiba mais sobre esse movimento a seguir.

A história da campanha Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa teve início na década de 90, com a Fundação Susan G. Komen for the Cure. Na ocasião, a fundação promoveu um evento em Nova Iorque chamado de Corrida pela Cura. O objetivo era arrecadar recursos para financiar as pesquisas da instituição voltadas à prevenção do câncer de mama. Esta, aliás, distribuiu aos participantes da corrida um laço cor-de-rosa, símbolo da campanha até os dias de hoje. Na sequência, alguns estados estadunidenses começaram a criar ações isoladas para incentivar a campanha, até que ela ganhou o mundo. No Brasil, a primeira ação de conscientização para a prevenção do câncer de mama aconteceu em São Paulo, no Parque Ibirapuera, no ano de 2002. Naquele ano, o monumento Mausoléu ao Soldado Constitucionalista ganhou iluminação cor-de-rosa em alusão à campanha Outubro Rosa. Nos anos seguintes, as ações para promover a conscientização sobre a doença ficaram mais frequentes no Brasil. Atualmente, elas reúnem cidadãos comuns, empresas públicas e privadas na missão de estimular a procura por serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama pelas mulheres. Para tal, durante todo o mês de outubro grandes marcas, ONGS e fundações promovem palestras, apresentações e debates técnicos aos seus funcionários e à população local. Há também caminhadas pelas ruas das principais cidades do país, ações nas redes sociais e várias outras atividades para aumentar o engajamento da população brasileira com a campanha. Cabe ressaltar que além de promover informações sobre o câncer de mama, a campanha também compartilha informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero.

Dados sobre o câncer de mama e de colo de útero

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres brasileiras em todas as regiões do Brasil. A exceção aqui fica por conta da região Norte, onde as mortes por câncer de colo de útero assumem o primeiro lugar no ranking de morte da população feminina brasileira por câncer. Ainda de acordo com o Instituto,em 2020 a taxa de mortalidade do câncer de mama foi de 1,84 óbitos/100.000 mulheres.

Causas

Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama é a hereditariedade. Em outras palavras, isso significa que pessoas com familiares que já foram acometidos pela doença ou por outros tipos de cânceres têm mais chances de desenvolver a doença. Todavia, esses não são os únicos fatores de risco para o câncer de mama. Além destes, existem outros não menos importantes, mas que podem ser evitados com simples mudanças nos hábitos de vida, tais como:
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Falta de atividade física;
  • Alimentação rica em industrializados;
  • Exposição frequente a radioterapias.
No caso do câncer de colo de útero, a doença geralmente é decorrente de uma infecção severa causada pelo vírus do papiloma humano (HPV). Trata-se de um vírus agressivo, transmitido através da relação sexual. Entre os fatores de risco para desenvolver a doença, destacam-se:
  • Tabagismo;
  • Uso prolongado de anticoncepcionais;
  • Relações sexuais com múltiplos parceiros.
O câncer de colo de útero ocupa o terceiro lugar no ranking dos tipos de cânceres que mais matam mulheres no Brasil. A exceção, como já vimos, fica por conta da região Norte do Brasil, onde ele ocupa o primeiro lugar nas causas de morte. Em princípio, trata-se de uma doença silenciosa, que geralmente só apresenta sintomas em estágios avançados.

Sintomas

Veja como identificar os dois tipos de cânceres:

Câncer de mama

  • Nódulos indolores nos seios;
  • Alterações anatômicas das mamas;
  • Nódulos nas axilas e/ou pescoço;
  • Mama avermelhada;
  • Alterações na pele da mama (pele rugosa, com aspecto de casca de laranja);
  • Saída de líquido pelos mamilos.

Câncer de colo de útero

  • Corrimento vaginal de coloração e odor forte;
  • Dor durante e após as relações sexuais;
  • Sangramento anormal, principalmente após as relações sexuais;
  • Dor frequente ao urinar;
  • Presença de sangue na urina.

Campanha Outubro Rosa e a importância dos exames preventivos

O diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero podem aumentar em até 95% as chances de cura dessas doenças. Nesse sentido, os exames preventivos são os principais métodos de identificação dessas condições de saúde.

Diagnóstico precoce do câncer de mama

No caso do câncer de mama, vários exames podem salvar vidas e todos eles são temas de debate na campanha Outubro Rosa. O primeiro deles, o auto exame das mamas, é realizado pela própria mulher em casa e consiste em apalpar os seios em busca de nódulos ou qualquer outra alteração anatômica. Já quando o assunto é exame de imagem, a mamografia é um dos mais recomendados para detectar a doença, principalmente em sua fase inicial. Ela é indicada para mulheres acima dos 40 anos e deve ser feita anualmente. Além da mamografia, há também a ecografia das mamas, que na verdade, é um exame de ultrassom mamário. Este, por sua vez, é indicado para mulheres com menos de 40 anos, mas com fatores de risco ao desenvolvimento da doença. Em casos em que o médico suspeite de alguma anomalia nas mamas, ele pode ainda solicitar uma biópsia mamária. Neste exame, uma pequena amostra do tecido mamário é coletada para avaliar se existem células cancerígenas, confirmando ou descartando a hipótese da doença.

Diagnóstico precoce do câncer de útero

No caso do câncer de colo de útero, as vacinas contra HPV em crianças e o exame preventivo (Papanicolau) são os mais indicados para detectar precocemente a doença.

Como apoiar a campanha Outubro Rosa?

  • Compartilhe conteúdo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. Você pode, inclusive, compartilhar este artigo em suas redes sociais;
  • Se possível, faça doações para ONGS e instituições com projetos de prevenção e tratamento do câncer de mama;
  • Seja voluntário em instituições que atuam em prol da causa. Lembre-se que o câncer de mama e o de colo de útero são os tipos que mais acometem as mulheres brasileiras. Ou seja, grande é o número de pacientes que precisam da sua ajuda, do seu carinho;
  • Invista em iluminação e decoração para apoiar a causa, seja em casa ou no trabalho;
  • Cuide-se. Se você for mulher, faça o auto exame das mamas mensalmente e procure serviços clínicos e de diagnóstico para realizar mamografia e o Papanicolau;
  • Caso você seja dono ou gestor de empresa, promova palestras, debates, espalhe a informação entre os seus funcionários. O aplicativo Namu pode ser bem útil, pois possui vários conteúdos integrados para a saúde e o bem-estar da sua equipe.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a campanha Outubro Rosa, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre saúde e bem-estar lendo outros conteúdos do Portal Namu? Em nosso blog você encontra dicas de alimentação saudável, cuidados pessoais, práticas de saúde mental, sustentabilidade e vários outros assuntos para ter mais qualidade de vida. Além disso, tem acesso a receitas, entrevistas e muito mais. Assine a nossa newsletter e receba as últimas novidades para levar uma vida mais leve e saudável.

Recomendados
Bebidas

A importância de uma boa hidratação para o corpo

Muito se fala sobre a importância da alimentaçã...

Saúde Mental

10 diferenciais dos cursos de saúde mental da Namu que você precisa conhecer

A saúde mental é essencial para uma boa qualida...