fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Decoração » Gerais

Gerais

5 dicas para ter uma casa sustentável

Atitudes simples, eficientes e baratas estimulam a reutilização e ajudam a diminuir o impacto ambiental
Portal Namu
27/09/19

Quando falamos em sustentabilidade, imediatamente nos vêm a cabeça conceitos sobre políticas públicas e preservação do meio ambiente e isso não está errado. Contudo, ações individuais são tão importantes quanto às de caráter mais amplo.

Mudar atitudes e adquirir novos hábitos em nossos lares também é uma forma sustentável de preservar os recursos naturais e diminuir nosso impacto no planeta. A lista a seguir mostra cinco dicas simples para tornar sua casa mais sustentável:

1- Organizar ambientes com opções simples, bonitas e baratas é muito fácil. Que tal criar, a custo quase zero, uma estante de nichos com caixotes de feira e pufes feitos de garrafas PET ou pneu usado? Usando a criatividade e caprichando no acabamento é possível decorá-los de várias maneiras.

2- Opte por produtos de limpeza biodegradáveis, pois eles possuem um impacto bem menor no meio ambiente. Já existem no mercado desinfetantes e detergentes que não possuem agentes químicos derivados do petróleo em sua composição. Uma boa opção é produzir em casa seu produto de limpeza. Uma receita simples é misturar um quarto de bicarbonato de sódio e meia xícara de vinagre em dois litros d’água e utilizar na limpeza doméstica em geral.

3- Recicle a seu lixo. As sobras de alimentos crus, cascas de legumes, de ovos, verduras e borra de café podem e devem ser tratados em casa. Na cidade de São Paulo, metade das 15.000 toneladas de resíduos produzidos por dia é composta de material orgânico. Para minimizar o impacto no meio ambiente e produzir adubo da melhor qualidade para suas plantas, construa uma composteira com três baldes sobrepostos e algumas minhocas. Em 45 dias você terá húmus e biofertilizante líquido próprio para usar como adubo natural.

4- Cultive plantas em casa. Aproveite algum lugar que tenha no mínimo quatro horas de incidência solar e crie ali uma horta vertical. Assim, você ocupa um espaço mínimo e geralmente improdutivo de sua casa para ter ervas aromáticas saudáveis a qualquer hora do dia.

5- Reutilize o máximo possível. Diminuir o consumo é uma das atitudes mais sustentáveis que podemos ter para salvar o planeta e preservar os recursos naturais que ainda nos restam. Potes de sorvete, caixas de sapato e até recipientes vazios de xampus e condicionadores podem virar artigos de grande utilidade no seu dia a dia. Latas de leite pintas e penduradas na varanda podem ajudar a construir uma horta vertical.


Recomendados
Gerais

Como decorar um quarto pequeno?

Confira dicas e truques simples para otimizar o...

Mobiliário Sustentável

Da caçamba à sala: design sustentável

Paulo Gomes recicla pedaços de madeira rejeitad...

Harmonização

Dicas de feng shui para decorar a casa

Martine Monios explica como a técnica chinesa r...

Organização

Casa arrumada contra o caos

Saber respeitar a dinâmica da própria residênci...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *