fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Decoração » Gerais » Harmonização

Gerais

6 plantas para cultivar em casa sem medo

Que cuidar de plantas é uma verdadeira terapia, não há dúvida alguma. Afinal, plantar, regar e mantê-la sempre bonita exige uma série de esforços. Isso, por sua vez, distrai a mente e alivia a tensão do dia a dia. No entanto, para que isso seja possível, é preciso escolher com cuidado as plantas para cultivar […]
Equipe Namu
15/04/21
Que cuidar de plantas é uma verdadeira terapia, não há dúvida alguma. Afinal, plantar, regar e mantê-la sempre bonita exige uma série de esforços. Isso, por sua vez, distrai a mente e alivia a tensão do dia a dia. No entanto, para que isso seja possível, é preciso escolher com cuidado as plantas para cultivar em casa. Sabendo disso, separamos algumas dicas de plantas para cultivar em casa sem medo. Desse modo, você vai poder aproveitar esse hobbie e garantir um tempo de qualidade em seu lar. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo! 

Arruda 

No misticismo, a arruda é usada para combater o mau olhado, mas engana-se quem acredita que esse seja o único poder dela. Na forma de chá, a planta também é ótima para aliviar as cólicas menstruais, para melhorar a circulação sanguínea e para cicatrizar feridas. Ainda, a arruda também possui ação vermífuga e inseticida, sendo um excelente produto natural para combater pulgas e piolhos, por exemplo. Quando o assunto são plantas para cultivar em casa, ela é super indicada. Afinal, se adapta a todo tipo de ambiente e pode ser colocada em vasos e floreiras, sem ocupar muito espaço. Além disso, ela não necessita de muita água, então pode sobreviver a um fim de semana de viagem sem sofrer muitos danos. 

Violeta

A violeta entra para a lista de plantas para cultivar em casa tanto por sua beleza quanto por seu maravilhoso aroma. Essa flor é capaz de trazer beleza para qualquer lugar e inclusive é muito utilizada também nos banheiros, por se adaptar bem em lugares com pouca luminosidade e úmidos.  Para plantar a violeta é recomendado utilizar vasos de tamanho médio e que contenham adubo e terra de qualidade. Seus cuidados devem ser diários, incluindo pequenas quantidades de água e luz solar para que ela permaneça sempre bonita e saudável.  Por se adaptar bem a qualquer tipo de ambiente, a violeta pode ser colocada em várias partes da sua casa. Porém, o mais recomendado são áreas como varandas, sacadas e parapeito das janelas, para que ela não permaneça muito tempo longe da luz do dia.

Suculentas

  Para quem está aprendendo a cuidar de plantas, sem dúvida alguma as suculentas são uma das melhores opções. Elas são bonitas, nascem em qualquer local e se multiplicam rapidamente. Sendo assim, você pode até mesmo distribuir algumas mudinhas para os familiares e amigos depois de algum tempo.  Essas plantas são bem fáceis de encontrar e possuem diversos tipos, cada um deles com um formato diferente. No entanto, um padrão bem comum dessa espécie são as folhas “gordinhas” e cheias de água.  Para cuidar das suculentas, tente manter a terra seca, sem excesso de água. Elas devem ser regadas cerca de uma vez na semana apenas, e sempre com a água diretamente no solo, nunca nas folhas. Além disso, elas precisam de luz natural para se desenvolver, sendo assim, mantenha-as perto das portas e janelas.

Árvore da felicidade

A árvore da felicidade sem dúvida alguma é uma das plantas para cultivar em casa mais procuradas. Isso porque ela cresce rápido e sem muitos cuidados, ocupando um bom espaço e se tornando um ótimo item de decoração.  Para plantá-la é necessário encontrar um vaso grande, pois as suas raízes costumam se desenvolver bastante. No entanto, caso você pegue uma muda bem pequena, pode começar em um vaso e depois mudá-lo para um local com maior estrutura.  Para aqueles que buscam por um maior significado, a árvore da felicidade é indicada para aqueles casais que precisam resgatar sua harmonia interior. Para equilibrar ainda mais a energia do lar, recomenda-se encontrar uma "fêmea" e um “macho” da mesma espécie e plantá-las no mesmo vaso, para que suas raízes se entrelacem.

Orégano 

Quem não gosta de uma comidinha com orégano, não é mesmo? Essa é uma das especiarias mais utilizadas por nós brasileiros, afinal, traz aquele gostinho de pizza que todos nós amamos. Porém, você sabia que pode tê-lo plantado em um vasinho na sua casa? Para plantá-la, utilize vasos de tamanho médio, pois elas começarão pequenas, mas se espalharão bem rápido. Caso deseje aumentar a sua concentração nos estudos ou no trabalho, o recomendado é deixar um vaso perto dos ambientes comuns da casa, como escritório e sala de estar. 

Lavanda 

Os produtos de limpeza de lavanda são um dos mais procurados no mercado. Sendo assim, você já deve imaginar que ela faz parte da lista de plantas para cultivar em casa por seu maravilhoso aroma.  A lavanda pode ser cultivada em vários ambientes da casa, desde o banheiro até a cozinha e a sala de estar. Ela exala um cheiro típico de limpeza que pode ser sentido a longa distância. Mas não é só isso. A lavanda é bem conhecida por seus poderes calmantes e cicatrizantes. Sendo assim, é ótima aliada de quem sofre com acnes, estresse, ansiedade e problemas para dormir.  Gostou de aprender sobre algumas plantas para cultivar em casa sem nenhuma dificuldade? Então vai adorar conhecer o curso de hortas caseiras agroecológicas da Namu! Durante as aulas, você vai aprender sobre ciclos de plantio, compostagem, reaproveitamento de resíduos e vários outros detalhes que vão deixar as suas plantas sempre bonitas e saudáveis.  E para que você possa aplicar os seus conhecimentos em qualquer hora e em qualquer lugar, poderá contar com o super app Namu para acessar as aulas sempre que quiser. Ainda, poderá acrescentar mais saúde e bem-estar ao seu dia a dia por meio de outros conteúdos tão relevantes como esse. Baixe já, disponível na Google Play e na App Store.    


Recomendados
Gerais

Como decorar um quarto pequeno?

Confira dicas e truques simples para otimizar o...

Gerais

Telhado verde, um refúgio para os olhos

Melhoria na qualidade do ar e convivência com a...