fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Sustentabilidade » Energias » Gerais

Gerais

Carregador de celular X atividades físicas: o que eles têm em comum?

Brasileiros criam sistema que permite distribuir a energia criada no movimento dos pedais de bicicletas para carregador de celular com lanterna e porta USB.
Da redação
28/09/19

Para quem utiliza o celular e passa o dia todo fora do escritório ou de casa, um dos maiores problemas é onde conectar o carregador de celular, para dar carga na bateria. Uma nova opção para quem anda de bike é carregar a bateria enquanto pedala.

O dispositivo Es.charger, por exemplo, promete utilizar a energia produzida durante uma pedalada para carregar celular, GPS ou outros eletrônicos. A inovação foi desenvolvida por três jovens empreendedores brasileiros que comandam a start-up Energy Spin.

“Começamos a pensar quais são as situações do dia a dia que nós já fazemos e podem gerar energia?”, relembra o administrador Lucas Lamas. Ele é um dos sócios da pequena empresa, formada ainda pelo engenheiro Luiz Kornrumpf e pela contadora Tatiane Santos. “Quem pedala está gerando muita energia e é possível aproveitá-la”, diz Lamas.

Funciona mesmo como carregador de celular?

Esse tipo de equipamento nada mais é do que um kit com 5 componentes: dínamo, bolsa de selim, carregador USB, farol e lanterna – ambos de LED. De uma maneira geral, o conjunto otimiza a energia utilizada para pedalar e consegue armazená-la para carregar a bateria do celular.

“A novidade é foi criado um circuito que trata a energia do dínamo e consegue distribuí-la para as lanternas e para a porta USB”, explica Lamas.

carregador de celular

Dica para carregar a betaria enquanto pedala

A jornalista e cicloativista Renata Falzoni testou o equipamento. Na opinião dela, “tudo o que relaciona energia, economia de energia e bicicleta é genial”. 

Com relação à eficiência do carregador de celular que funciona pelas pedaladas, ela acredita que depende do timing do ciclista: “o conceito é perfeito, o que o timing vai melhorar? O arrastro na bicicleta. O ciclista está pagando a energia, porque ele está gastando uma outra energia extra, virando um dínamo”, completa.

De acordo com ela, uma maneira de utilizar esse tipo de carregador de celular de forma estratégica seria com um “dispositivo que facilite desconectar [o aparelho] do pneu, assim, seria possível subir uma ladeira não carregando o dispositivo, já na descida é só alegria”, conclui.

Mais praticidade e tecnologia

Outras praticidades foram pensadas pelos criadores desse carregador de celular “fitness” e diferenciam o produto de invenções similares anteriores. Por exemplo, a conexão entre o carregador de celular e as lanternas é feita por cabos P2, facilitando o encaixe. 

A energia também pode ser armazenada, sendo possível desconectar da bicicleta e levar o carregador de celular para ser usado no escritório, por exemplo.

Esse tipo de carregador de celular é mais indicado para quem anda de bike na cidade ou faz viagens de lazer. Já para trilhas, por conta do alto impacto, os componentes do kit podem sofrer danos facilmente.

Além de ser uma “mão na roda” para quem se locomove de bicicleta e não tem tempo para carregar smartphones ou outros aparelhos, o carregador de celular via pedaladas é um dispositivo que produz energia limpa de modo sustentável.

Pratique exercícios e promova o bem-estar

Uma vida equilibrada depende de uma alimentação saudável e de atividades focadas na melhora da qualidade de vida, bom funcionamento do corpo e promoção da autoestima.

Com os cursos online de Fitness do Namu Cursos, você pode praticar exercícios quando e onde quiser, com os mesmos benefícios de aulas presenciais.

Que tal começar a dar mais movimento para os seus dias com as nossas aulas? Depois nos conte o que achou!


Recomendados
Energias Renováveis

Os bons ventos de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, no Ceará, é umas das principais...

Energias Renováveis

Energia solar feita em casa

Com poucos investimentos públicos, a produção e...

Energias Renováveis

Nem tudo é verde nos biocombustíveis

Apontados como caminho sustentável para a crise...

Energias Renováveis

Quanto custa uma usina hidrelétrica

Belo Monte e Baixo Iguaçu intensificam debate s...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *