Criação

NUTRIÇÃO: A nutrição é um tema intrínseco à Ayurveda. Os alimentos são considerados sagrados e a dieta adequada é um dos principais pilares da saúde. Na prática, nutrição e medicina são indissociáveis. Todo médico ayurvédico tem amplo conhecimento sobre nutrição. Atribui-se uma origem divina à esse conhecimento que foi transmitido oralmente para sábios, culminando na publicação da trilogia do Ayurveda - ou dos principais tratados clínicos dos mestres Charak Samhita, Sushrut Samhita e Ashtanga Hridaya.

ENERGIA VITAL: Os alimentos são considerados fontes generosas de energia vital (prãnã). Quando adequados ao organismo e à potência digestiva (agni), contribuem decisivamente com o equilíbrio e a vitalidade. O bem-estar geral, compleição, clareza, voz, longevidade, felicidade, satisfação, nutrição, força e intelecto são sustentados pela digestão. Segundo Samhita, a dieta ideal deve considerar aspectos como a quantidade, a variedade, a combinação entre os alimentos, o método de preparação, o tempo — idade,  momento das refeições, fases da vida e sazonalidade —, o local — respeitando características regionais e culturais—, a potência digestiva e a genética.

Oito fatores da alimentação equilibrada: A alimentação equilibrada leva em conta oito fatores importantes. São regras sobre aspectos específicos da dieta que incluem a capacidade digestiva individual e a sazonalidade, entre outros:

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Alimentação ayurvédica

Alimentação ayurvédica

Para pensar

Podemos considerar a dieta um dos principais fatores da ayurveda?

Sim, porém lembramos que a dieta ayurvédica muda de pessoa para pessoa em razão de fatores como idade, sexo, doshas, entre outros. Ter isso em mente é importante. Só sabendo exatamente qual deve ser...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema