Fontes e inspirações

Filosofia chinesa: Basicamente voltada para os indivíduos e a vida em sociedade, a filosofia chinesa é profundamente marcada pelo seu viés humanista e pelas discussões éticas, políticas e comportamentais. Em razão disso, há nela um forte vínculo com práticas voltadas para o bem viver. Nesse sentido, a macrobiótica, baseada nas noções de yin e yang é um produto desse estilo de pensamento.

Taoísmo: Doutrina filosófica e religiosa que se iniciou com o pensamento dos filósofos chineses Lao Tse, no séc. VI a.C., e Tchuang Tseu, no séc. IV a.C.. Seu eixo fundamental reside no princípio de ordem universal, oTao (Caminho), o qual é a síntese do Yin e do Yang. Para os seguidores do taoísmo, essa harmonização dos dois princípios opostos pode ser alcançada pela meditação, pela boa alimentação e pela prática de exercícios físicos e respiratórios.

Kaibara Ekiken: filósofo, escritor e botanista, foi o grande responsável pela difusão das ideias de Confúcio e da filosofia chinesa no Japão. Suas obras influenciaram George Ohsawa, que transformou a macrobiótica em uma área de conhecimento formal.

Explore

O que é alimentação macrobiótica?

O que é alimentação macrobiótica?

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Acupuntura e macrobiótica

Acupuntura e macrobiótica
Guia

Arroz de Ouro

Arroz de Ouro

Para pensar

A alimentação altera o comportamento?

Esse tipo de julgamento é uma incompreensão tanto do que é ética quanto da alimentação macrobiótica em si. Se as coisas fossem realmente assim bastaria escolher uma determinada dieta para se tornar ...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema