Fontes e inspirações

Os oito grandes expoentes da dieta chinesa

Shandong

Consolidou-se ao longo da dinastia Yuan há mais de 3 mil anos numa região litorânea, por essa razão dispunha de frutos do mar e sal marinho. Em seu território havia também planícies férteis bem como montanhas, o que garantia a abundância de grãos. Os pratos mais típicos incluem barbatana de tubarão refogado com frango desfiado, ostras fritas, cogumelos e brotos de bambu, além de preparados com clara de ovos, pepinos-do-mar e sopas. A cebola é o principal tempero e está presente na maioria dos pratos, bem como muita farinha de trigo, presente em bolinhos e pratos fritos.

Guandong

Localizada ao sul da China, em região litorânea, tem sua alimentação típica também conhecida por culinária cantonesa e caracteriza-se por alimentos fervidos, cozidos no vapor, ou fritos rapidamente em alta temperatura com pouquíssimo óleo.

Para pensar

Há muitas diferenças entre a alimentação tradicional chinesa existente no Brasil com a feita na China?

Sim. As diferenças são enormes. Na China, a medicina tradicional é seguida pelo sistema público de saúde, o qual a utiliza de forma integrada com a medicina alopática. Em função disso, a alimentação...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema