fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Orgânica » Gerais

Gerais

Como aplicar a agroecologia na sua vida e ter mais saúde

A agroecologia surge como solução às práticas de produção que só fazem mal ao planeta, além de ser uma boa oportunidade de melhorar a qualidade de vida
Da redação
26/02/19

A agroecologia é vista como a agricultura do futuro, e tem sido de grande relevância no setor dos comestíveis. Isso se explica pela possibilidade de criar uma alimentação mais saudável e nutritiva, sem os agrotóxicos que fazem mal à saúde.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura do post e aprenda como aplicar a agroecologia para ter mais disposição e qualidade de vida.

O que é e qual a importância da agroecologia?

O significado de agroecologia está diretamente ligado às áreas de conhecimento científico. Entre elas, destacam-se a sociologia, a agronomia e a ecologia. Todas têm o objetivo de criar soluções para o manejo racional do sistema agrícola.

Essa área de estudo apresenta uma série de medidas para tornar as plantações mais naturais possíveis. Todos os envolvidos no processo são pensados: desde o cultivo até chegar ao consumidor. Dessa forma, há preservação da biodiversidade, dos recursos naturais e da saúde de todas as espécies de seres vivos.

Como aplicar a agroecologia na sua vida?

Veja abaixo algumas dicas de como colocar em prática esse novo conceito de agricultura.

Evite o uso de agrotóxicos

Para iniciar sua horta, a dica é evitar o uso de agrotóxicos. Os malefícios desse tipo de produto são percebidos desde sua aplicação, na própria pessoa que o manipula.

O uso inapropriado pode desencadear problemas no indivíduo, tais como alterações no comportamento, paralisia muscular e lesões cerebrais. Sem contar a questão da poluição da natureza. Os rios, a água e os alimentos são contaminados por substâncias tóxicas.

agroecologia

O uso inapropriado pode desencadear problemas no indivíduo, tais como alterações no comportamento, paralisia muscular e lesões cerebrais. Sem contar a questão da poluição da natureza. Os rios, a água e os alimentos são contaminados por substâncias tóxicas.

Use adubos naturais

Existem maneiras de adubar a terra para melhor produção de seus alimentos. Uma das alternativas são os adubos verdes, que usam as plantas para o enriquecimento e a estruturação do solo.

Outra possibilidade é o adubo mineral, que consiste em acrescentar restos de mineração, como pó de rochas. Ainda há o fertilizante orgânico, baseado na utilização de esterco, minhocas e demais substâncias de organismos vivos.

Prefira produtos naturais e orgânicos

Junto aos adubos verdes, você também pode usar outros produtos naturais para melhorar sua produção na horta caseira. Para isso, é importante prestar atenção no rótulo para saber os componentes e a procedência das substâncias. É necessário que sejam de origem orgânica e sem conservantes.

Também recomendamos que você pesquise bem e compre em um local confiável, para ter garantia de segurança para o seu cultivo.

Utilize defensivos naturais

Na plantação agroecológica, é totalmente viável utilizar substâncias que protegem as plantações contra ações dos predadores. A diferença está em aplicar produtos que não sejam tóxicos.

Veja alguns exemplos de extratos de elementos naturais:

  • pimenta-do-reino, que serve para combater lagartas, grilos e pulgões;
  • alho, utilizado para controlar o aparecimento de fungos e bactérias;
  • citronela, repelente natural contra os insetos e inofensivo ao meio ambiente.

Como você pôde ver, a agroecologia surge como solução às práticas de produção que só fazem mal ao planeta. Vale ressaltar, ainda, a necessidade de começarmos o quanto antes com esse modo de cultivo para termos um futuro saudável e um ecossistema preservado.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre agroecologia? Então conheça o novo curso Hortas caseiras agroecológicas, a especialista Ale Nahra te dará todas as respostas.


Recomendados
Gerais

Alimentos naturais saudáveis na comida brasileira

Legumes, verduras e frutas são alimentos natura...

Gerais

Coloque mais cultura no seu prato

Devorado pela selva de pedra, o cambuci ressurg...

Gerais

A gastronomia que abraça os orgânicos

A alimentação viva e produtos orgânicos entram ...

Gerais

O prato servido nas escolas indígenas

Garantir alimentação saudável para as crianças ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *