fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness »

Fitness

5 exercícios para melhorar a memória e a concentração

Conheça 5 exercícios para melhorar as atividades cerebrais, estimular a criatividade, agilizar o raciocínio e manter a mente sempre jovem
Da redação
26/10/22
Você sabia que existem centenas de exercícios para melhorar a memória e a concentração? Apelidados de “ginástica cerebral”, eles consistem em um conjunto de atividades de diferentes níveis de desafio com o objetivo principal de fortalecer e restabelecer as funções cognitivas. Conforme o praticante vai superando os desafios, vai ficando com a mente treinada, o que melhora não somente a capacidade de memorização, mas também a velocidade do raciocínio, a criatividade, a autoestima e a coordenação motora. Quer conhecer alguns exercícios para manter o cérebro calibrado? Então confira 5 sugestões a seguir.

Jogos como grandes aliados para o cérebro é um grande exercício

Jogos como xadrez, damas e quebra-cabeças são excelentes para melhorar a memória e concentração. Eles exigem foco, desenvolvem a capacidade lógico-matemática, trabalham a coordenação motora e estimulam o trabalho em equipe. As palavras-cruzadas também são alternativas práticas e eficazes para exercitar o cérebro. A vantagem das palavras-cruzadas é que você pode exercitar seu cérebro onde estiver, mesmo dentro de transportes públicos a caminho do trabalho. Ou ainda, minutos antes de dormir. Meia hora por dia desse tipo de atividade já basta para melhorar sua concentração. E existem ainda dezenas de outros jogos que são parecidos com palavras-cruzadas, mas que possuem dinâmicas diferentes:
  • Criptogramas;
  • Sudoku;
  • Caça-palavras;
  • Anagramas;
  • Entre outros. 

Meditação: Um exercício para melhorar a memória e a concentração

Existe um movimento que possui a seguinte filosofia: meditação em vez de medicação. Ele procura estimular práticas saudáveis para melhorar a memória e concentração. Assim, ao invés de optar pelos remédios, uma meditação plena pode ter um efeito ainda melhor. E não possui efeitos adversos!  Pesquisas indicam que o fato de meditar ao menos 10 minutos por dia é capaz de mudar padrões predeterminados do cérebro humano. Além disso, com a meditação, a região cerebral que faz a mente se distrair fica menos ativa. Ou seja, menos distração e mais concentração. Para comprovar esse fato, um estudo de 2013 da Universidade da Califórnia concluiu que cursos de meditação aumentaram as notas dos alunos! Mas não apenas isso. A meditação também acalma a mente, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, promove o autoconhecimento e reduz sintomas de estresse e depressão. Ou seja, é uma prática cujos benefícios vão muito além de deixar a mente mais ativa e jovem. Na verdade, a meditação oferece mais qualidade de vida às pessoas.

Caminhada: um simples exercício que vai mudar a sua mente

A caminhada é outro exercício benéfico para a saúde física e mental.  Além de ajudar no controle do peso, a atividade estimula a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e endorfina, substâncias mais conhecidas como hormônios do bem-estar. Sendo assim, fica fácil perceber que a caminhada interfere positivamente nas funções cognitivas. E não estamos falando aqui de longos e cansativos percursos. Os curtos, que levam cerca de 20 minutos em média, já são suficientes para alcançar os seguintes benefícios:
  • Redução da ansiedade e do mau humor;
  • Melhora da autoestima;
  • Controle de peso, garantindo a queima de calorias;
  • Aumento da criatividade e socialização;
  • E, claro, estímulo da atenção, concentração e memória. 

O Pilates e o equilíbrio entre saúde física e mental

O Pilates é um método de exercícios que surgiu lá na década de 1920 e hoje é adotado por milhões de pessoas em todo o mundo. A sua filosofia é trabalhar a conexão entre mente e corpo, através de movimentos centrados, fluídos e técnicas de respiração.  Assim, o Pilates ajuda na saúde física e mental. Com relação à saúde física, essa técnica contribui para o desenvolvimento da musculatura e da força. Isso beneficia o corpo de forma geral, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.  No âmbito mental, a técnica consegue “lapidar” a mente da pessoa. Ou seja, aumenta a capacidade de concentração, de atenção e o foco. Além do mais, alivia sintomas de ansiedade, estresse e depressão. 

Yoga: prática milenar que contribui para a saúde cerebral

O yoga é uma prática milenar de origem indiana que abrange uma série de exercícios que trabalham o corpo e a mente de forma integrada. Eles ajudam no controle do estresse e da ansiedade, aumentam a autoestima o favorecem o equilíbrio emocional. Muito mais do que uma série de exercícios, o yoga é uma filosofia de vida. O yoga promove autoconhecimento, o que auxilia no gerenciamento das emoções. E assim como a meditação, a prática traz a consciência para o momento presente, combatendo pensamentos ansiosos (futuro) e depressivos (passado). Pesquisas comprovam que ela melhora a memória, o foco e a concentração de homens, mulheres e crianças. 

Outras dicas para melhorar a memória e concentração

O cérebro é um órgão dotado de neuroplasticidade, ou seja, da capacidade de aprender, de mudar e de moldar-se conforme os estímulos que recebe. Por isso, precisamos sempre exercitar o cérebro, assim como movimentamos as outras partes do corpo.  A dica é tirar o cérebro da zona de conforto e apresentar a ele novos desafios e tarefas para manter as funções cognitivas sempre renovadas. Neste sentido, além dos exercícios para melhorar a memória e a concentração que listamos anteriormente, ações simples no dia a dia também farão toda a diferença. Veja alguns exemplos:
  • Fazer cálculos de cabeça;
  • Relembrar momentos do seu dia antes de dormir;
  • Memorizar suas citações favoritas; 
  • Memorizar cenas de filmes e séries que você assistiu recentemente;
  • Se possível, mudar de forma seguida o percurso que você faz ao voltar para a casa no fim do dia; 
  • Por fim, tentar lembrar de números de telefones de amigos e familiares. 
Essas pequenas atividades vão manter seu cérebro em plena forma! Mas há um outro segredinho no meio disso tudo: a alimentação. Adotar um cardápio saudável também é essencial para garantir o bom funcionamento cerebral.  Então, que tal dar uma conferida nos cursos online de alimentação saudável, atividades físicas e práticas de cuidados pessoais da Namu? São dezenas de opções para você ter uma vida mais equilibrada e bem-estar no dia a dia. E todos em vídeo e online, para você praticar quando e onde quiser. Confira!

Recomendados
Esportes

Os perigos do sedentarismo e da falta de atividade física

O sedentarismo é um dos maiores problemas de sa...

Gerais

Como corrigir a postura? 5 dicas para colocar em prática

A dor na coluna é um problema que afeta cerca d...