fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação »

Meditação

8 formas de melhorar a concentração e a memória

Com simples atitude você exercita o cérebro, diminui os riscos de doenças neurodegenerativas e vive muito melhor!
Da redação
23/09/22
Melhorar a concentração e memória é fundamental nos dias corridos de hoje. Afinal de contas, são tantos compromissos, afazeres e distrações que nos fazem perder o foco com facilidade. Nesse sentido, exercitar o cérebro é a melhor forma de cumprir com todas as obrigações do dia a dia e ainda assim, desfrutar de mais qualidade de vida ao longo dos anos. A boa notícia é que com algumas atitudes simples você pode melhorar a concentração e a memória e se manter ativo independentemente da idade. Então, veja a seguir como fazer isso de 8 formas diferentes.

Pratique meditação e Yoga

Existem inúmeras técnicas de meditação para melhorar a concentração e a memória. Elas podem ser feitas em casa mesmo e ajudam o corpo a “se desligar” da correria diária. A meditação é uma prática milenar que atua nas funções cognitivas, na medida em que estimula a concentração e o foco para chegar ao estágio da consciência plena. De igual forma, o yoga exige do praticante foco e concentração para executar as posturas e os exercícios respiratórios corretamente. Ambas as atividades ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade e ainda contribuem para o desenvolvimento da flexibilidade e da consciência corporal.

Pratique exercícios para concentração e memória

Ao contrário do que muita gente pensa, exercícios de concentração e a memória não servem apenas para crianças. Os adultos se beneficiam muito com eles. Nosso cérebro, assim como os músculos do corpo, precisa de treino. Assim, reserve poucos minutos por dia para essa prática e você garante resultados incríveis. Veja algumas dicas de exercícios simples de memória:
  • Fazer jogos como palavras-cruzadas, caça-palavras, criptógamas e outros exercícios de lógica; Tentar decorar trechos do seu livro ou filme favorito;
  • Durante o banho, por exemplo, tentar pegar objetos sem olhar;
  • Na volta do trabalho ou da aula, alternar caminhos diferentes;
  • Por fim, faça uma espécie de diário e, no final do dia, anote tudo o que aconteceu de importante nas últimas 24 horas.

Cuide da saúde mental

Problemas de concentração e memória podem estar relacionados a problemas de saúde mental. Esses problemas são, muitas vezes, mascarados e escondidos, por conta do tabu que ainda os envolve. Dessa forma, cuidar da saúde mental também é uma forma eficaz de ter uma mente mais ativa e saudável. Mas como fazer isso? Há uma série de práticas, incluindo:
  • Tentar se desligar das coisas do trabalho, principalmente durante a noite;
  • Estipular um horário limite para responder mensagens profissionais, por exemplo;
  • Parar de usar dispositivos eletrônicos no mínimo meia hora antes de ir dormir;
  • Dedicar um tempo para seus hobbies favoritos, como ler um livro ou assistir uma série;
  • Resolver um problema por vez e não tentar resolver coisas que não estão a seu alcance;
  • Por fim, não tenha receio de procurar ajuda psicológica, se necessário. Conte com o teleatendimento do aplicativo Namu, saiba mais.

Mantenha uma dieta saudável

Uma dieta saudável é fundamental para melhorar a concentração e a memória. Nesse caso, o segredo é não abusar e cortar o que é prejudicial para o seu corpo. No caso da alimentação, adote um cardápio rico em verduras, legumes, frutas, fibras, proteínas e cereais. A regra é simples: desembale menos e descasque mais. Alimentos fritos e industrializados prejudicam as funções cerebrais, causando danos irreversíveis. Frituras, gorduras saturadas e trans, por exemplo, aumentam o risco do desenvolvimento do Alzheimer, entre outras doenças neurológicas.

Aprenda coisas novas para concentração e memória

Uma ótima maneira de exercitar a mente é estar sempre aprendendo coisas novas. Assim, dedique um tempo semanal para aprender algo de seu interesse. Aqui vai alguns exemplos:
  • Fazer teatro;
  • Aprender a tocar algum instrumento;
  • Fazer artesanato;
  • Praticar algum esporte;
  • Realizar atividades artísticas, como pintura de quadros;
  • Ou seja, se manter sempre em atividade e fazendo o que gosta.

Faça planejamentos, mesmo a curto prazo

Tenha um caderno ou uma agenda para anotar seus planos para a semana. Faça um planejamento, escreva as coisas que pretende fazer e seus objetivos. Deixe tudo anotado e, se precisar, consulte o planejamento quando quiser. A agenda pode ser virtual. Mas é mais interessante escrever em um papel pois esta é uma atividade importante para o intelecto. Seu planejamento pode ser feito a curto ou longo prazo. Neste sentido, uma dica é você manter duas agendas: uma para seus planos semanais e outra para os projetos maiores, a longo prazo.

Adicione comidas diferentes na sua dieta

Instigar e “provocar” o paladar é um ótimo exercício. Dessa forma, além de manter uma dieta saudável, adicione comidas diferentes e não tenha medo de experimentar coisas novas no dia a dia. Você pode ainda tentar identificar os ingredientes ou se aventurar na cozinha para fazer pratos novos. Aliás, cozinhar é uma atividade incrível para o cérebro e, no final, você ainda aproveita!

Mantenha uma vida social ativa

Manter uma relação saudável com familiares e amigos é importante para a concentração e memória. Na folga ou nos finais de semana, sair com os amigos, por exemplo, ajuda nessa questão. Além disso, ser socialmente ativo também ajuda o cérebro a se desligar das responsabilidades do trabalho. E já vimos que isso é super necessário hoje em dia para manter um equilíbrio e a saúde mental. Se encontrar com amigos e familiares também é uma ótima oportunidade para praticar algumas atividades, como cozinhar. Vocês também podem dedicar um tempo para jogos de tabuleiro que incentivam a memória e raciocínio.

Dicas bônus para melhorar a concentração e memória

Para finalizar, algumas ações muito simples ajudam na questão da memória. Isso inclui:
  • Tentar realizar atividades com a mão esquerda (ou com a direita se você for canhoto), por exemplo;
  • Ler um livro;
  • Trocar o mouse de lado no computador;
  • Fazer caminhadas;
  • Entre outras.
Assim, para te ajudar a melhorar a concentração e memória, o Super App Namu será um grande aliado para você. Com ele, você tem acesso a diversos exercícios e atividades que vão contribuir para a sua concentração e memória. O aplicativo Namu está disponível no Google Play e na App Store. Nele, você tem mais de 240 aulas de atividades físicas, mais de 150 meditações guiadas e dietas para todas as necessidades. Então, que tal começar uma transformação de hábitos efetiva hoje mesmo? Baixe agora, e experimente!

Recomendados
Mindfulness

Cantar mantras: benefícios para o cérebro e o bem-estar

Você já ouviu falar em mantras? A prática milen...

Meditação

Como praticar a gratidão e ser mais feliz

  Viver no mundo atual exige muitos desafi...