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5 indícios de que a academia não é a melhor opção para você

Conheça 5 motivos que impedem as pessoas de frequentarem uma academia e confira algumas atividades físicas para praticar em casa
Da redação
23/06/20
Você já tentou criar uma rotina de ir à academia? Normalmente você paga o mês inteiro ou até um plano semestral para se estimular a não faltar, mas logo desanima. Isso significa que você não pode se exercitar? Muito pelo contrário! De fato, há pessoas que não se adaptam a esse tipo de ambiente, e isso não é nenhum problema. O importante é saber como identificar se esse é o seu caso para não perder tempo e dinheiro. Além disso, você pode seguir cuidando da saúde. Quer saber mais? Confira o artigo a seguir!

5 indícios de que a academia não é a melhor opção para você

1. Falta de treino personalizado

Já aconteceu com você de se inscrever na academia e descobrir que precisaria pagar ainda mais caso optasse por algum treino personalizado? Ou ainda que sequer havia essa possibilidade? Normalmente, isso é o que acontece na maioria dos espaços, pois do contrário você precisa contratar um personal trainer diretamente. E, convenhamos, a conta sai muito mais caro! Hoje em dia já existem várias opções que ajudam você a criar um treino personalizado sem precisar de equipamentos. Isso colabora também a focar no seu objetivo: tonificar, emagrecer, criar resistência e outros.

2. Mensalidades caras

Infelizmente, serviços de academias estão cada vez mais caros. Existe também o medo de pagar e não ir ou a impossibilidade de cancelar no meio do mês sem ter que pagar o mês todo. Há muitos estabelecimentos que oferecem valores mais baratos para quem frequente o espaço em certos horários fora de pico. Contudo, isso tira de você a flexibilidade de malhar quando puder, não é mesmo?

3. Tempo de deslocamento

Se não houver nenhuma academia perto da sua casa, você ainda precisa contar um bom tempo de deslocamento até ela. E quando está chovendo, por exemplo, como fazer? Mesmo que você vá de carro, isso acaba desanimando a vontade de se exercitar. Já quem vai de transporte público precisa contar mais esse gasto na conta. É claro que não precisar ir até a academia significa também economia de tempo.

4. Ambiente fechado

Algumas pessoas não se sentem confortáveis em lugares fechados e rendem muito mais no contato com a natureza. Se for o seu caso, então realmente uma academia pode ser não o ideal. Há alternativas para isso, mas o primeiro passo é entender e aceitar que esse ambiente não é tão indicado para si.

5. Competição

Muitas pessoas não gostam de ir à academia pois se sentem em um ambiente competitivo, e isso é compreensível. Há frequentadores de todos os tipos nesses espaços, inclusive aqueles que desejam ter mais performance. É claro que, infelizmente, isso acaba inibindo algumas pessoas. Até mesmo a autoestima pode ser negativamente afetada dessa forma. Por isso, se você se sente constrangido e se compara com os demais, repense as idas à academia.

3 atividades físicas alternativas à academia

Não ir à academia não é um problema quando você encontra alternativas. O primeiro passo é se perguntar o que você realmente gosta de fazer. Depois disso, comece e se sinta bem! Aproveite para conferir algumas dicas nos tópicos a seguir.

Caminhada ou corrida

Essa dica é especialmente para quem prefere se exercitar ao ar livre e não é muito fã de exercícios de força. Além de ser uma atividade econômica, pois você faz isso na rua, é possível ir ao seu ritmo e com flexibilidade também nos horários. O ideal é não começar direto correndo, se você nunca fez isso. Opte pela caminhada no início, que também é muito saudável para quem já teve lesões ou pessoas de mais idade. Entre 20 e 40 minutos durante três dias por semana a prática se torna muito benéfica.
Porém, aqueles que podem se dedicar um pouco mais devem focar em até 1 hora de caminhada ou corrida. Caso o objetivo seja perder peso, aumente a intensidade do passo e o tempo.
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Contudo, não se esqueça de alongar bem antes de começar. Outro detalhe é que pessoas que correm regularmente precisam ficar atentas ao reforço muscular.

Pilates solo

Se você não vai à academia, que tal pilates solo em casa? Essa é uma ótima alternativa que ajuda a emagrecer, tonificar os músculos, melhorar o equilíbrio e sair do sedentarismo. Uma das formas de iniciar é através de aulas online de pilates. Graças a elas, é possível acompanhar como executar cada movimento sem erro e potencializar a prática. Além disso, dá mais autonomia e flexibilidade nos horários. E vale citar que aulas online de pilates são bem mais econômicas do que em studios, por exemplo. Dessa forma você alia comodidade à economia e não deixa de ter mais bem-estar e qualidade de vida.

Yoga

Você sabia que pode praticar yoga em casa? Assim como no caso do pilates, é possível fazer aulas online de yoga, por exemplo. Esse exercício é ideal para quem busca harmonizar o corpo e a mente, pois trabalha justamente o equilíbrio da saúde. Além disso, o yoga é para todas as idades, pois você adapta as posições conforme a sua possibilidade de execução. No caso de quem busca aliviar desconfortos do dia a dia, a dica é optar pelo Iyengar Yoga, enquanto que o Hatha Vinyasa Yoga é para aliar meditação e movimentos. Mas não se engane: yoga é atividade física, e melhora o desempenho em outros esportes!
Uma dica interessante é fazer aulas gratuitas para iniciantes. A partir delas você experimenta a prática sem gastar e decide se vale o investimento. Inclusive, essa é uma ótima forma de cuidar de si sem precisar ir para a academia!
Agora você já deve ter entendido que não precisa de academia para cuidar de si mesmo, não é verdade? Portanto, leia mais sobre saúde e bem-estar e encontre o exercício ideal para si. Desta forma saberá como viver bem e fazendo aquilo que você mais gosta!

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