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Fitness

Alongamento pré-treino: dicas para fazer corretamente

O alongamento é um exercício que visa aumentar a flexibilidade dos músculos. Ele promove um estiramento das fibras musculares, o que amplia os movimentos
Da redação
08/05/19

Uma vida equilibrada é aquela que alia alimentação saudável e prática de exercícios. Quando realizados constantemente, esses hábitos proporcionam inúmeros benefícios para o corpo e para a mente. As atividades físicas, por exemplo, são ótimas opções para quem deseja relaxar e fortalecer a musculatura. Porém, antes de realizá-las, é preciso ter alguns cuidados para evitar possíveis lesões. É aí que entra o alongamento.

O alongamento é um exercício que visa aumentar a flexibilidade dos músculos. Ele promove um estiramento das fibras musculares, o que acaba por aumentar a amplitude do movimento na região.

Benefícios do alongamento

Realizar alongamento é primordial para qualquer pessoa, seja praticante de atividades físicas ou não. Tarefas básicas do dia a dia, como correr, caminhar, pular, agachar, sentar, pegar, ou seja, qualquer movimento, por mais simples que seja, necessita de um grau de flexibilidade para ser feito.

Pessoas com nível alto de sedentarismo, por exemplo, costumam ter mais dificuldades no dia a dia, até amarrar um tênis pode ser um problema. É por isso que é importante manter o corpo em dia e, para isso, não é preciso ficar 24 horas em uma academia.

Assim como qualquer outro exercício físico, o alongamento proporciona grandes benefícios ao corpo, isso quando feito da maneira correta. Experimente alongar o corpo assim que acordar, na cama mesmo, sentirá grande bem-estar. Pessoas que trabalham por muito tempo na mesma posição, sentadas ou em pé, também encontram nos alongamentos grandes aliados.

Prevenção de lesões

Como já foi dito, alongar o corpo pode prevenir possíveis lesões. É por isso que muitos atletas, ou amantes do esporte, alongam antes de qualquer treino.

Não é que ao realizar automaticamente protegerá o seu corpo dessas lesões, é um caminho ao ser percorrido. Quando realizado constantemente, o alongamento aumenta a flexibilidade que, por sua vez, amplia o movimento.

alongamento

Relaxamento

O relaxamento é outro benefício do alongamento. Quando uma pessoa está muito tensa, pode aliviar o problema com alguns alongamentos. Pare o que estiver fazendo e vá para um local mais calmo. Alongue os braços, as pernas. Estique a coluna, as mãos. Sentirá o seu corpo mais leve e a mente mais calma.

Consciência corporal

Você conhece o seu corpo? Sabe do que ele é capaz? O que ele suporta, qual é o seu limite? Pode parecer besteira, mas saber a resposta para essas perguntas é importante para uma vida com mais qualidade.

É comum pessoas iniciarem um esporte, como a corrida, sem terem o mínimo de informações sobre o que podem ou não fazer. Isso é perigoso, já que a prática de exercícios em excesso aumenta as chances de lesões sérias. Preste atenção no se dia a dia. Como você senta, como levanta da cama, tem dificuldades para amarrar o sapato, consegue tocar os pés com as mãos sem dobrar os joelhos.

O alongamento é ótimo para desenvolver a consciência corporal. Ele te dá um panorama de como o seu corpo está e o limite para determinados movimentos. Experimente!

Dores musculares e na coluna

Quem nunca sentiu aquela dorzinha nas costas? Ou então aquelas dores nos músculos logo após uma atividade? Os alongamentos são bons aliados para quem procura uma prática natural que ajude a amenizar as dores comuns do dia a dia.

Com muito dor de coluna? Fique atento a sua postura durante o trabalho e, sempre que puder, faça um alongamento na região.

alongamento

Alongamento antes ou depois do treino

Muitos se perguntam qual é a melhor opção: alongar o corpo antes ou depois do treino. A resposta é simples.

Se você quer ter mais flexibilidade para ampliar os movimentos e preparar a musculatura para tudo o que vem por aí, alongue. Se quer relaxar os músculos após um tempo de atividades físicas e proporcionar “recuperação muscular”, alongue. Mas vale lembrar que após o treino os alongamentos devem ser mais leves e de curta duração, pois forçar o movimento pode prejudicar a região.

Tudo o que você for praticar deve ser feito com os devidos cuidados. Por isso, caso tenha algum problema de saúde, que realmente possa comprometer o físico, procure a orientação de um especialista.

Dicas para realizar alongamentos corretamente no pré-treino

Antes de começar qualquer atividade física, você pode realizar alguns alongamentos. Nada de forçar, os movimentos devem ser lentos e suaves, para que o seu corpo responda aos estímulos e você não acabe por desenvolver possíveis lesões.

O ideal é que os alongamentos durem de 20 a 45 segundos, nem mais e nem menos. Menos que isso, o exercício não fará efeito. Mais do que 45 segundos, poderá forçar o músculo, e esse não é o objetivo.

A dor deve ser leve, nada de dor aguda. Se sentir muito incômodo, para imediatamente. Lembre-se: nunca force, não faça alongamentos em excesso, pois pode prejudicar, e muito, os seus músculos.

Você pode fazer um programa de alongamento, isso ajudará a ter um controle melhor em tudo o que for realizado. Caso precise de orientação, procure a ajuda de um profissional da área.

Cursos online

Aulas online são boas alternativas para quem deseja mudar os hábitos no dia a dia e adquirir mais qualidade de vida. O curso Treino funcional: o programa definitivo para sair do sedentarismo é um bom exemplo disso. As aulas são ministradas pela professora Jamille Farath e trabalham com exercícios de simples execução, ótimos para qualquer pessoa. Não perca mais tempo!


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