fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Economize produzindo seus próprios produtos veganos: como começar?

Quer aprender a criar seus próprios produtos veganos, mas não sabe por onde começar? Saiba como um curso online pode ser essencial
Da redação
15/07/20
Uma tendência sem volta no Brasil é a dos produtos veganos. Afinal, estima-se que hoje 14% da população brasileira seja pelo menos vegetariana. O dado é de uma pesquisa do IBOPE Inteligência em abril de 2018 e deve subir ainda mais na próxima década. Mas você sabia que um dos problemas mais citados pelos veganos é o alto custo dos produtos? E isso inclui desde os alimentos até os cosméticos, por exemplo. Contudo, hoje em dia há formas criativas e práticas de produzir os seus próprios itens de alimentação, higiene e beleza. Confira mais sobre o assunto no artigo a seguir.

O que são produtos veganos?

Podem ser classificados como produtos veganos aqueles que não possuem nenhuma derivação animal em sua fórmula. Porém, o veganismo vai além da composição de um produto: ele também não pode ter sido testado em animais. Até mesmo a própria embalagem do produto precisa ser vegana em todo o seu processo de fabricação. Como os veganos não comem nenhum derivado animal, seja leite, queijo ou ovos, também devem levar isso para a sua filosofia de vida. Uma roupa, cosmético ou refeição precisa ter 100% origem vegetal e sem danos animais para ser um produto vegano. Entretanto, isso acaba tornando o processo mais caro para muitas empresas, que aumentam o valor dos produtos em comparação com aqueles não veganos.

Dicas para produzir produtos veganos

A boa notícia é que você pode aprender a produzir o que você consome. Felizmente, hoje em dia há uma série de cursos online que auxiliam nesse aprendizado. No início pode ser difícil, mas quanto mais você praticar, mais aprenderá. Então, confira as dicas nos tópicos a seguir.

Aprenda a substituir os doces

Muitas pessoas temem experimentar produtos veganos quando se trata de doces por receio de não ter gosto. Porém, não se engane: o gosto não tem relação com os produtos animais, mas com a forma de preparo e os temperos utilizados. Aproveite para procurar cursos que ensinam a preparar sobremesas e dicas veganas para aumentar o seu conhecimento. Você perceberá que vários doces tradicionais podem ser veganos também, como o pudim, petit gâteau, entre outros. Uma das bases para esses alimentos é a biomassa de banana verde. Além de nutritiva, ela ajuda a dar um sabor especial à comida. E o melhor de tudo: os doces veganos também podem ser mais saudáveis e equilibrados para a saúde. Você pode se perguntar: mas e o leite, como ele é substituído? Nesse caso há dicas de leites vegetais, por exemplo, mas há muito além disso para conhecer no mundo dos doces para veganos.

Experimente a alimentação plant based

Você já percebeu como alguns alimentos veganos no supermercado podem ser o dobro do valor da versão animal? Isso é comum com os hambúrgueres, entre vários outros exemplos. Uma das formas de economizar é conhecer mais sobre a alimentação plant based. Há cursos na internet que ajudam você a descomplicar o assunto e descobrir os benefícios desse tipo de alimentação:
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Equilibra a pressão arterial;
  • Receitas ricas em nutrientes;
  • Aumenta a longevidade.
Então, além de serem produtos veganos, as receitas desse tipo de alimentação também fazem bem à saúde em geral. Ainda, trata-se de uma alimentação relativamente barata e que agrega muitos nutrientes à refeição. Como o Brasil é rico em flora, você vai perceber que esse tipo de alimentação não tem mistério no país. Assim, economiza e aprende a comer muito melhor sem danos à vida animal.

Entregue-se ao conceito de culinária viva

Estamos falando de culinária viva, mas não no sentido de animal, mas orgânica, saudável e sem a necessidade de utilizar o fogão. Então quer dizer que você economiza até energia? É isso mesmo! Uma dica interessante é explorar suas habilidades de finger food para entradas, o que é ótimo para uma festa de aniversário ou receber os amigos em casa. Você perceberá que as receitas rendem muito mais e todas usam produtos veganos. Alguns exemplos são a tortinha de lentilha, canapés crus, sopas e cremes e até mesmo queijos vegetais. Além de sabor, todos eles são receitas mais simples do que você imagina.

Produza os seus próprios produtos veganos de beleza

Sabonetes, hidratantes e até mesmo desodorantes podem ser produtos veganos, sim! O problema, mais uma vez, é que o custo deles costuma ser elevado. Você pode mudar isso aprendendo a produzir os seus próprios cosméticos com ingredientes super em conta. O ideal é optar por um curso online de cosméticos naturais e veganos. Por que isso? Ao contrário das comidas, que talvez você tenha mais intimidade, os cosméticos possuem alguns ativos bem específicos. Então, para não ter erro, essa fundamentação inicial é importante. Depois de aprender os principais ingredientes dos cosméticos veganos basta usar a criatividade. Assim, economizará e poderá cuidar de si todos os dias!

Tenha a sua própria horta

Imagine que incrível ter a sua própria horta e não precisar comprar alguns alimentos? Além de ser tudo fresco, você sabe exatamente como foram produzidos e economizará um bom dinheiro. Aprender mais sobre hortas caseiras agroecológicas é o primeiro passo para começar. Se for buscar um curso online de hortas, procure um conteúdo que explique sobre o plantio e também a compostagem. Isso é importante pois não se trata somente de consumir produtos veganos, mas de toda a preocupação com o meio-ambiente e a economia. Conforme você conferiu acima, é possível consumir produtos veganos e economizar, sem deixar de lado a sua saúde e bem-estar. É claro que para isso é importante buscar por conteúdos de qualidade e aulas online que, de forma bem didática, fornecem todas as orientações necessárias para que você possa começar a produzir seus próprios produtos e lucrar muito com essa mudança de estilo de vida.

Recomendados
Gerais

7 dicas para acabar com o sedentarismo no home office

Sem dúvida alguma o home office possui muitas v...

Gerais

Home office: como organizar a rotina de treinos?

Trabalhar em home office tem sido um grande des...