fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Mindfulness: o que é e quais os benefícios?

O mindfulness, uma técnica meditativa independe de religião e oferece vários benefícios aos seus praticantes
Da redação
13/04/20
Você possui dificuldade para se concentrar e deixar distrações de lado durante a sua rotina diária? Anda sempre preocupado com o futuro, pensando no passado e sente que isso atrapalha o seu presente? A boa notícia é que a modalidade de meditação conhecida como Mindfulness pode ajudá-lo com relação a essas e outras aflições tão comuns atualmente. Saiba mais sobre o tema no artigo a seguir!

O que é Mindfulness?

O Mindfulness é uma técnica meditativa utilizada para focar o pensamento no presente. A ideia é que você aprenda a desligar o “piloto automático” e comece a executar tarefas de forma consciente. O objetivo principal da técnica é ajudar seus praticantes a viverem com “atenção plena”. Ao realizar uma ligação direta entre pensamento e ação, ela faz com que o praticante foque a atenção em apenas uma tarefa, o que o torna mais produtivo.
A origem histórica do Mindfulness é incerta, já que ele tem ligação com técnicas milenares de meditação. Contudo, no ano de 1979 ele começou oficialmente a ser aplicado como uma prática terapêutica pelo médico norte-americano Jon Kabat-Zinn.
benefícios do mindfulness
Na ciência, a técnica meditativa atualmente é conhecida como Psicologia da Atenção Plena. Inclusive, ela é trabalhada por muitos profissionais para auxiliar o paciente a controlar a mente e manter o foco no que realmente importa.
Dessa forma, a técnica acaba sendo benéfica para a saúde mental das pessoas. Afinal, ela combate o estresse, a ansiedade e afasta pensamentos negativos, minimizando assim, os sintomas de depressão.

Benefícios

Além de beneficiar momentos pontuais, como situações de estresse e decisões importantes, o Mindfulness apresenta inúmeros benefícios para a saúde:
  • Auxilia o foco e a concentração;
  • Diminui ansiedade e estresse;
  • Trabalha o autoconhecimento;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Combate os pensamentos negativos e diminui o seu efeito;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Potencializa a capacidade de memória e a criatividade;
  • Auxilia no autocontrole mental e emocional;
  • Aumenta a produtividade em atividades rotineiras;
  • Potencializa os relacionamentos pessoais.

Mindfulness no trabalho

O Mindfulness pode ser praticado de diversas maneiras. Algumas delas, inclusive, podem ser levadas para o seu local de trabalho, conforme verá a seguir:

Treine a respiração

Para executar a técnica durante a rotina, ela deve ser iniciada através da atenção para a respiração: ao respirar, observe como o ar entra e sai do seu corpo. A respiração é diretamente afetada pelas situações e sensações vividas. Com o Mindfulness é possível observar como a ela transita entre profunda ou rasa, rápida ou lenta, entre outras características.

Perceba os sons

Após a respiração, a dica é exercitar o sentido da audição. A capacidade de ouvir deve ser trabalhada como uma forma consciente de analisar cada situação e pensar internamente sobre a melhor atitude. Além disso, prestar atenção aos sons ao redor durante a rotina também é uma forma de viver de forma plena o presente. Isso inclui observar os sons de carros, máquinas e pessoas.

Atenção durante as refeições

Você sabia que também dá para praticar o Mindfulness durante as refeições? Em seu horário de almoço, por exemplo, sente-se à mesa, mastigue corretamente e aprecie o sabor dos alimentos. Nesse momento, procure evitar distrações como o celular ou a televisão, direcionando o foco apenas para o momento da refeição. Aproveite para treinar o seu paladar, reconhecer aquilo que está comendo e não se apressar.

Preste atenção aos detalhes

Para complementar, realize os seus hábitos rotineiros de forma mais consciente. No caminho para o trabalho, observe a paisagem e os detalhes que geralmente passam despercebidos.
Já ao conversar com alguém no escritório, deixe de lado o celular e escute atentamente o que a pessoa tem para falar. Ao realizar as suas tarefas, foque totalmente a sua atenção no que está fazendo, desligando o “piloto automático”.

Mindfulness em casa

Agora que você já sabe que é possível praticar Mindfulness no trabalho, chegou a hora de saber como se beneficiar com a técnica no conforto da sua casa. Para iniciar, escolha um local calmo e aconchegante. Em seguida, sentado ou deitado em uma posição confortável, deve-se deixar o corpo estável e respirar algumas vezes de forma profunda. Durante esse processo, foque a atenção no corpo e no presente. Para isso, deve-se ter atenção à respiração e os movimentos corporais. Quando as distrações ameaçarem surgir, o foco deve ser retornado para a respiração. Ao fim da prática, a atenção deve retornar gradualmente para o corpo e os arredores. O tempo total do exercício geralmente varia entre três e cinco minutos. Nas primeiras sessões, manter a concentração pode ser uma tarefa difícil, mas certamente você irá melhorar com o tempo.

Atinja a atenção plena com o curso Mindfulness - Meditação em movimento do Namu

Por fim, você também pode atingir o estado de atenção plena com o curso “Mindfulness: Meditação em movimento”, da plataforma Namu. Desenvolvido como um treinamento de caráter científico, o curso é online e ministrado pela Drª Tamara Russell, neurocientista e psicóloga clínica. Com foco no desenvolvimento da atenção plena no dia a dia, as aulas proporcionam bem-estar, aumentam o foco e diminuem estresse e ansiedade. Através de uma abordagem didática e intuitiva, o curso foi desenvolvido para iniciantes e não exige equipamentos. Gostou das nossas dicas para praticar Mindfulness? Então acompanhe o Portal Namu para ler outros artigos sobre meditação, saúde, alimentação, estética e sustentabilidade!

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...