fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Taoísta

Meditação

Ying yang e seu significado no taoísmo

Entenda o significado de ying yang como manifestações do tao e saiba como estes símbolos podem influenciar a sua vida.
Da redação
10/08/19

Você já percebeu o quanto o conceito de ying yang possui significado que atravessa o tempo? 

Pois é: o símbolo do taoísmo, um dos ramos mais antigos da filosofia chinesa, é capaz de influenciar nosso comportamento e modo de pensar até os dias atuais.

Nesta matéria, você vai compreender um pouco mais sobre os símbolos do tao como o ying e yang. Verá como aplicar a sabedoria chinesa em seu cotidiano. Confira!

Qual o significado de ying yang?

Uma das mais importantes bases do pensamento chinês é o símbolo do taoísmo chamado yin-yang, literalmente “lado escuro” e “lado claro” da montanha.

O yin-yang é o símbolo que se refere às fases complementares que se alternam no espaço e no tempo e evocam a interação harmoniosa entre os opostos no universo. 

O tratado taoísta Huainanzi (livro do mestre Huainan) explica que o “sopro primordial” uno se divide em yin-yang, cuja interação dá origem “às dez mil coisas”, ou seja, à toda a realidade sensível. 

O símbolo ying-yang é mencionado por volta do século 4 a.C. em um apêndice do I-Ching (O livro das mutações): “A sucessão do yin-yang é chamada tao”.

Ying yang: significado na prática

Tao significa caminho, e o significado de yin yang é a manifestação do tao. “O tao é mais abstrato, mais elevado do que essa harmonização do yin yang. É o absoluto que está por trás dessa integração”, declara a professora Lucia Lee. 

De acordo com a especialista, existe uma visão que integra três corpos: 

  • corpo físico; 
  • corpo de sopro, energia - rede de meridianos; 
  • e presença do espírito.

É necessário trabalhar esses três ao mesmo tempo. Fazer com que esses três corpos possam se relacionar. Esse pensamento está subjacente a ciência chinesa, que nada mais é do que a busca, nesse plano material, dessa harmonia e equilíbrio entre o yin e yang”, reforça Lee.

Assista a entrevista completa logo abaixo: 

Ying e yang: seu oposto em você

Para o taoísmo, ninguém é completamente masculino ou feminino, emotivo ou racional. Todos nós temos ying-yang e seus significados.

A dualidade dos seres humanos permeia diferentes campos do conhecimento, que vão desde tradições religiosas antigas a pensamentos psicanalíticos. É o caso do taoísmo, por exemplo. 

Para a filosofia chinesa, tudo carrega em si seu oposto. Ninguém é exclusivamente masculino ou feminino, liberal ou conservador, crente ou descrente, emotivo ou racional, introvertido ou extrovertido

Os taoístas acreditam em duas forças fundamentais opostas e complementares presentes em todas as coisas: yin e yang. 

A força yin corresponde à parte feminina, à terra, à passividade, à escuridão. 

Já a yang ajusta-se à essência masculina, ao céu, à luz e à atividade. 

saiba tudo sobre ying yang

Todos carregamos o significado de ying yang em nós mesmos e em nossa vida.

o que significa ying yang?

Ao longo do tao, ou seja, do caminho da espontaneidade natural, nada existe em um estado absoluto, mas sim em transformação contínua.

Para o psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung, “ambas atitudes existem dentro de nós, mas só uma delas foi desenvolvida como função de adaptação; logo podemos supor que a extroversão cochila no fundo do introvertido, como uma larva, e vice–versa.”

Outros símbolos do taoísmo

Qi

Qi é o símbolo do taoísmo que designa o ar, a respiração e a energia cósmica. Refere-se comumente ao yin-yang como as “duas respirações”. 

Todas as pessoas recebem uma porção dessa força primordial no momento do nascimento. O ideal é permitir que essa força não se dissipe pelos órgãos dos sentidos, mas que seja fortalecida e controlada para que o indivíduo viva de forma plena.

Cinco elementos ou Cinco fases

A água, o fogo, a madeira, o metal e a terra são símbolos do taoísmo considerados como os cinco elementos, fases ou respirações que compõem o microcosmo e o macrocosmo. 

Essa configuração possibilita aos filósofos elaborarem um sistema coerente de correspondências entre os fenômenos do corpo e da natureza. 

Além disso, a prática relaciona as estações do ano, as cores, os sons, os animais e outros aspectos do meio ambiente ao corpo humano e seus órgãos. 

As práticas físicas taoístas que visam a longevidade têm como base essa concepção.

Ying yang e o significado hoje

O primeiro princípio do taoísmo é ser simples e livre de desejos. Seguir esse tipo de preceito, atualmente, pode ajudar a encontrar a paz interior em meio ao caos das grandes metrópoles e da vida moderna.

Dessa forma, o taoísmo e seus símbolos podem ser, para muitas pessoas, um caminho para uma existência mais tranquila e equilibrada

O significado do taoísmo, de certa forma, vai na direção contrária do mundo atual. Ele busca conviver com a natureza de forma saudável, obedecendo a seus ritmos e não simplesmente alterando-os.

Cursos online para a mente

Agora que você compreende o ying e yang e seus significados, ficou com vontade de equilibrar o corpo e a mente deixando seus pares de opostos em harmonia? 

Aqui está sua oportunidade: conheça nossos cursos online de yoga e ganhe mais qualidade de vida.  



Recomendados
Iogue

A essência da filosofia hinduísta

O iogue Davi Murbach, também conhecido como Sat...

Meditação

Meditação vipassana: conheça os benefícios

A prática da meditação vipassana ajuda a desenv...

Meditação

Budismo zen e meditação

Quando a meditação é desenvolvida no budismo ze...

Meditação

Mindfulness: meditação contra a obesidade

As técnicas de mindfulness têm sido empregadas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *