fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Yoga » Kundalini

Kundalini

Ativando os chacras com os mantras

Para auxiliar esse processo, você pode usar os bija mantras, vibrações sonoras e também chamados de mantras seminais
Da redação
03/03/17
Manter uma vida equilibrada tem se tornado uma das principais metas a ser alcançada. Não é nada fácil conciliar os problemas do dia a dia e ainda ter um psicológico firme. O corpo físico também dá sinais desse desgaste quando adoece com frequência, por exemplo. É certo que o organismo não aguenta tanta pressão e necessita, com urgência, de um meio para se livrar do estresse e de toda a tensão que carrega. Uma boa maneira de manter a harmonia do corpo é quando os principais chacras estão em perfeito equilíbrio, e para isso você pode contar com a ajuda dos mantras.

O que são chacras?

Os chacras são pontos de energia. De acordo com a filosofia da yoga, são os responsáveis pelo fluxo energético do corpo. Inclusive, comandam o lado mental e intuitivo de cada ser humano. Os iogues acreditam que, se equilibrados, são capazes de proporcionar inúmeros benefícios, tanto físicos quanto mentais. Apesar de existirem inúmeros chacras, só sete são considerados como os principais. São estes: muladhara (básico), swadhisthana (sacro), manipura (plexo solar), anahata (cardíaco), vishuddha (laríngeo), ajna (frontal) e sahasrara (coronário). Eles estão distribuídos entre o topo da cabeça e a coluna, e cada um possui uma função e é caracterizado por uma cor. Na ordem: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Não é difícil ativar os chacras, mas é preciso concentrar-se e tentar ao máximo deixar os pensamentos puros, para assim alcançar a paz que tanto almeja.

Os bija mantras

Depois de realizar uma sequência de asanas, é possível iniciar a meditação e a ativação dos chacras. Para auxiliar esse processo, você pode usar os bija mantras, vibrações sonoras e também chamados de mantras seminais. Ao pronunciar um bija mantra, que normalmente é associado a um chacra, você estará ativando cada ponto de energia. Quando estimulados, eles serão de grande ajuda para a purificação e evolução do corpo e da mente. Entre os bija mantras destacam-se lam (básico), vam (sacro), ram (plexo solar), yam (cardíaco), ham (laríngeo) e om (frontal e coronário). Você pode repeti-los durante a meditação.

Faça em casa

Imagine chegar em casa carregado dos problemas diários, é óbvio que seria ótimo se livrar de todo esse estresse. E como já se sabe, tanto a yoga quanto a meditação são ótimas formas para manter a qualidade de vida. Mas você sabia que é possível fazer em casa? Pois é, e nem é necessário gastar muito para isso. Os cursos online de yoga, por exemplo, possuem os mesmos benefícios do que uma aula presencial. O ponto chave é que o aluno é o responsável pelo próprio horário, ou seja, cuidado para não relaxar. Você só precisa escolher um local aconchegante no seu lar, vestir uma roupa confortável e iniciar a prática. Além da realização dos asanas, você pode meditar e, com o auxílio dos biji mantras, iniciar o processo de ativação de cada chacra. Lembrando que os benefícios das práticas podem ser sentidos gradualmente, por isso respeite o limite do seu corpo e nunca se esqueça de desligar ao máximo de tudo o que possa te distrair. Gostou do conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Foto: lillie kate / Flickr/ CC BY 2.0

Recomendados
Vinyasa

Hatha vinyasa yoga: como começar

A professora de yoga Camila Reitz mostra o pass...

Kundalini

kundalini yoga: como ele ajuda o seu dia a dia?

Subagh Kaur Khalsa fala sobre as origens do kun...

Gerais

Budismo tibetano: a história de Daniel Calmanowitz e o cultivo do bem

O monge tibetano, que foi aprendiz de Lama Gang...

Gerais

Princípios do kriya yoga para a felicidade

Para Osnir Cugenotta, um dos objetivos do kriya...

Participe da discussão

1 comentário

  1. A prática de yoga também beneficia as mamães após o parto. Além de agilizar a recuperação e recobrar o assoalho pélvico e região do umbigo, alongamentos ajudam a resgatar a postura realinhando a coluna e fortalecem os músculos que sofrem com flacidez. Além disso, uma prática cada vez mais comum é aquela incluindo os bebês nos exercícios pós-parto. Além de aumentar, ainda mais, o vínculo entre mães e filhos, tais exercícios buscam a compreensão mútua e o autoconhecimento nessa fase nova e emocionante da vida. Viu como a yoga pode ajudar a tornar a gestação uma experiência ainda mais saudável e feliz? Com alguns exercícios, o corpo pode se preparar melhor para acomodar o bebê e fazer com que a chegada do novo membro da família seja a mais confortável e natural possível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *