fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU

O que é

Para que a água chegue nas nossas casas ela passa por vários processos: captação, purificação e distribuição.
O sistema de abastecimento é o conjunto de obras, equipamentos, manutenção e trabalho que permite à água chegar até nossas residências e locais de trabalho.
A água bruta é retirada do meio ambiente através da adução, que a transporta para as Estações de Tratamento de Água (ETA). Nas ETAs, ocorre a purificação da água, procedimento feito com processos físicos e produtos químicos.
O método de tratamento envolve a coagulação, na qual a água recebe uma quantidade de sulfato de alumínio para aglutinar as partículas sólidas em suspensão, como a argila; floculação, em que a água é agitada lentamente para que os resíduos nela presentes formem flocos; filtração, em que a água passa por tanques que contêm pedras, areia e carvão de variados tamanhos, para que assim todos os detritos fiquem no filtro; desinfecção e adição de cloro, para que a água saia das ETAs com nenhuma bactéria; fluoretação, quando a água, que está para ser distribuída, recebe uma quantidade de flúor para ajuda na prevenção contra as cáries; até a correção de pH, onde é aplicada, depois de todos os processos de filtragens, uma quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio para a correção do pH da água.
Após a transformar a água bruta em potável, o abastecimento passa por mais dois processos: reservação e distribuição.
A entrega da água à população pode ser feita de várias maneiras. Em alguns casos ela é feita através de caminhões pipas, que atendem os lugares mais remotos ou por meio de encanamento, o qual entrega o produto diretamente nas casas da população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *