O que é

Tratamento que afirma ser possível entrar em contato com memórias passadas e assim descobrir onde reside o ponto central de um determinado trauma. Para os psicoterapeutas que utilizam esse método, a terapia de regressão ajuda o paciente a reviver situações e acessar emoções que estão guardadas no inconsciente. Esse retorno ao universo emocional arquivado em nossa memória pode, segundo os praticantes desse tipo de terapia, libertar os indivíduos de amarras psicológicas.

A regressão é considerada uma técnica psiquiátrica valiosa por muitos profissionais da área. Já terapia de regressão que afirma acessar vidas passadas é vista com certo cuidado. Nesse tipo de tratamento, os psicoterapeutas acreditam que o paciente vai, através da hipnose, ter acesso a memórias de vidas passadas. Embora a pessoa, após uma sessão de terapia de regressão, diga que tenha recordado eventos ocorridos em vidas passadas, não é possível provar cientificamente que tal conhecimento seja verdadeiro.

É muito provável que as memórias acessadas durante a hipnose sejam, na verdade, experiências da vida atual do paciente. Elas apenas aparecem transformadas pela imaginação ou até mesmo por sugestões intencionais ou não do hipnotizador.

Possibilidades

veja mais sobre o tema