Fontes e inspirações

Samuel Hahnemann (1755-1843) Médico alemão que, insatisfeito com a medicina de sua época, abandonou sua carreira e foi trabalhar de tradutor. Ao transpor do inglês para o alemão uma matéria médica de Willian Cullen (1710-1790), sentiu-se inquieto com a explicação do médico escocês sobre o efeito da quinquina contra febre. Segundo Cullen, a quinquina, por ser uma substância amarga, produzia no estômago do doente outra substância capaz de combater a febre. Instigado com essa explicação, Hahnemann decidiu experimentar quinquina e observou seu corpo febril, mas, ao experimentar a mesma substância em pacientes febris, descobriu que a mesma substância abaixava a febre. Após esse experimento, Hahnemann passou a estudar diversas substâncias tóxicas e venenosas observando uma tendência natural do organismo semelhante à reação deste quando recebe uma vacina. Assim, Hahnemann desenvolveu os medicamentos homeopáticos com base na Lei dos Semelhantes, utilizando substâncias tóxicas dinamizadas (técnica de diluição e extração de energia das substâncias venenosas) na composição dos remédios.

A medicina homeopática de Hahnemann foi a grande fonte de inspiração para que Bach passasse a procurar na natureza sua sutileza curadora para a mente e o espírito das pessoas. Através da teoria dos remédios homeopáticos ele desenvolveu primeiramente os nosódios (vacinas produzidas a partir de bactérias da flora intestinal utilizando os métodos de Hahnemann). Posteriormente, Dr. Bach decidiu que deveria focar suas pesquisas não na doença do corpo físico, mas sim na mente e comportamento humanos e partiu para buscas ainda mais sutis, procurando os remédios em uma fonte energética que não fosse material e composta por princípios ativos (como eram os remédios alopáticos). Foi com base nas teorias e técnicas de Hahnemann que Bach buscou a fonte de remédios nas flores.

Vivencie

Guia

Ararêtama

Ararêtama
Guia

Idepes

Idepes
Guia

Instituto Brasileiro de Naturologia

Instituto Brasileiro de Naturologia

Para pensar

Você sabia que os florais aumentam o efeito placebo?

Diversos estudos podem ser encontrados em bases de dados, publicações em revistas científicas nacionais e internacionais envolvendo a terapia floral, onde foram utilizados florais e placebos. Muitas...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema