Outras visões

A osteopatia vem conquistando terreno no campo das práticas integrativas e complementares à saúde em vários países do mundo, inclusive no Brasil. Entretanto, apesar da publicação do documento da OMS (2010) intitulado Benchmarks for training in Osteopathy com referências para capacitação do profissional Osteopata, a falta de regulamentação e fiscalização dos treinamentos e requisitos para a prática profissional pode afetar a qualidade da prática osteopática.

Organismos internacionais, como a Osteopathic International Alliance-OIA e European Federation of Osteopaths – EFO e Forum for Osteopathic Regulation in Europe (FORE) têm feito um esforço considerável no sentido de fortalecer e melhorar a compreensão da profissão mostrando suas perspectivas e práticas diferenciadas no tocante a contribuir para a qualidade dos cuidados integrativos de saúde ao redor do mundo.

Para pensar

Por que muitos pacientes confundem osteopatia com outras profissões que utilizam abordagens manuais?

A osteopatia é praticada em muitos países do mundo. Em alguns países, os terapeutas manuais utilizam técnicas semelhantes ás utilizadas no TMO e e afirmam realizar o tratamento osteopático, embora n...

VEJA MAIS

Possibilidades

veja mais sobre o tema