fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Açúcar » Alimentação »

Alimentação

Como reduzir o consumo de açúcar e melhorar a sua saúde

O açúcar é um ingrediente que está presente no nosso dia a dia, pois faz parte da composição de muitos alimentos da nossa dieta. Ele é responsável por oferecer mais sabor aos alimentos e bebidas, e também por fornecer energia ao nosso organismo. Todavia, seu consumo excessivo pode ser prejudicial para a saúde. De acordo …
Da redação
05/05/23
O açúcar é um ingrediente que está presente no nosso dia a dia, pois faz parte da composição de muitos alimentos da nossa dieta. Ele é responsável por oferecer mais sabor aos alimentos e bebidas, e também por fornecer energia ao nosso organismo. Todavia, seu consumo excessivo pode ser prejudicial para a saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), consumimos 50% a mais de açúcar do que o limite máximo recomendado, que é de 12 colheres por dia. Diante desse contexto, fica claro perceber que reduzir o consumo desse ingrediente é importante para prevenir diversas doenças e melhorar a saúde física e emocional. Se essa é a sua meta, não deixe de ler este artigo até o final. Nele, você vai aprender a fazer escolhas mais saudáveis em prol da sua qualidade de vida. Acompanhe.

Por que consumimos tanto açúcar?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o açúcar não está presente somente no cafezinho que você toma pela manhã ou pela tarde para revigorar as energias. Na verdade, o açúcar é um tipo de carboidrato natural encontrado em frutas, em vegetais como beterraba e cenoura, no leite e no mel. Isso significa que diariamente você consome muito mais açúcar do que poderia imaginar. E, diga-se de passagem, do que deveria consumir. Vale ainda destacar que o açúcar refinado, aquele industrializado, é um excelente conservante, amplamente utilizado pela indústria alimentícia. Ele é adicionado aos alimentos processados e ultraprocessados para conferir aos produtos mais sabor e prolongar suas vidas úteis. O problema é que o uso indiscriminado desse ingrediente altera o paladar e cria dependência fisiológica e psicológica nos seres humanos. É justamente por isso, que mesmo sem perceber, vamos aumentando gradativamente as colheradas de açúcar no café ou no suco.

Riscos do consumo excessivo de açúcar

O consumo em excesso de açúcar está relacionado a várias doenças crônicas, tais como:
  • Diabetes tipo 2;
  • Obesidade;
  • Prejuízos à saúde cardiovascular;
  • Cárie dentária;
  • Hipertensão;
  • Envelhecimento precoce;
  • Estresse e ansiedade.
Mas qual é a quantidade recomendada para o carboidrato? Segundo a OMS, o limite diário recomendado para um adulto é de 12 colheres por dia. Crianças com menos de 2 anos de idade não devem consumir açúcar refinado, apenas aquele já presente nos alimentos naturais.

Dicas para reduzir o consumo de açúcar e melhorar a saúde

Identifique os alimentos ricos em açúcar

Como pontuamos anteriormente, muitas vezes consumimos açúcar sem perceber. Afinal, ele está escondido em alimentos processados, industrializados e ultraprocessados, tais como:
  • Refrigerantes;
  • Sucos de caixinha;
  • Bolos;
  • Biscoitos;
  • Sorvetes;
  • Chocolates;
  • Balas;
  • Molhos;
  • Cereais matinais;
  • Iogurtes, entre outros.
Para evitar o consumo desses alimentos, é importante ler os rótulos e verificar a quantidade e o tipo de açúcar presente na composição. Alguns nomes que podem indicar a presença de açúcar são: sacarose, glicose, frutose, maltose, dextrose, xarope de milho, melado, mel e néctar.

Substitua o açúcar refinado por ingredientes naturais

Outra forma de reduzir o consumo de açúcar é substituí-lo por ingredientes naturais que também podem adoçar os alimentos e as bebidas. Entre os mais comuns, podemos citar:
  • Mel;
  • Açúcar mascavo;
  • Stevia;
  • Xilitol.
Esses ingredientes têm um poder adoçante tão bom quanto o açúcar refinado e ainda fornecem nutrientes como vitaminas, minerais e antioxidantes ao organismo. No entanto, é importante lembrar que eles contêm calorias, por isso, é importante usá-los com moderação.

Evite os carboidratos simples

Os carboidratos simples são rapidamente digeridos e absorvidos pelo organismo, o que pode causar picos de glicose no sangue e aumentar a vontade de comer doces. Alguns exemplos de carboidratos simples incluem:
  • Farinha de trigo;
  • Pães (francês, de forma);
  • Arroz branco;
  • Macarrão;
  • Batata inglesa.
Para reduzir o consumo desses alimentos, é recomendado optar por carboidratos integrais ou complexos, que têm mais fibras e nutrientes e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Basta substituir a farinha de trigo pela farinha integral ou de aveia, o pão comum pelo integral ou de centeio, o arroz branco pelo integral ou selvagem, o macarrão comum pelo integral, de feijão ou de grão-de-bico e a batata inglesa pela batata-doce ou mandioca.

Evite bebidas açucaradas

Bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos artificiais e energéticos são ricos em açúcar e calorias. Sendo assim, substitua-os por água, água saborizada, sucos naturais, chás de frutas ou de ervas. Se você gosta de bebidas mais doces, tente adicionar um pouco de fruta fresca ou congelada para adoçar naturalmente. O mel, o melado e o agave também são excelentes alternativas para essa finalidade.

Crie hábitos saudáveis

Por fim, uma dica para reduzir o consumo excessivo de açúcar é criar hábitos saudáveis que favoreçam o equilíbrio do organismo e a prevenção de doenças. Alguns hábitos que podem ajudar são: beber bastante água ao longo do dia, dormir bem, fazer exercícios físicos e atividades que promovam o bem-estar emocional.

Mude os seus hábitos alimentares gradualmente com o auxílio da tecnologia

Não adianta tentar cortar o açúcar da sua vida de uma hora para outra, pois isso pode gerar frustração e compulsão. O ideal é ir reduzindo o consumo excessivo de açúcar aos poucos e se acostumar com o sabor natural dos alimentos. Você vai perceber que com o tempo o seu paladar vai mudar e você vai sentir menos vontade de comer alimentos doces. Uma excelente maneira de transformar os seus hábitos alimentares é com o super app Namu. Com apenas alguns cliques na tela do seu celular você tem acesso a várias receitas saudáveis e teleorientação com profissionais de nutrição que vão ajudá-lo a mudar a sua relação com a comida. Além disso, essa super solução de saúde e bem-estar também oferece lembretes para que você possa aumentar o seu consumo de água e permite que você monitore a ingestão de calorias. Cabe ainda ressaltar que o aplicativo Namu também possui outras atividades que contribuem para o equilíbrio do corpo e da mente como meditação e exercícios físicos para você praticar onde e quando quiser. Seguindo essas dicas simples você vai conseguir reduzir o consumo de açúcar e melhorar a sua saúde. Lembre-se que o equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável e que nós, da Namu, ficaremos felizes em auxiliá-lo durante o processo. Em nosso blog, você encontra vários conteúdos que vão te ajudar a conquistar a sua melhor versão. Acesse e confira!

Recomendados
Gerais

7 hábitos que prejudicam a saúde bucal

A saúde bucal é um aspecto fundamental para a q...

Aulas

#FaçaemCasa: mousse vegano de chocolate

Assista Já: