fbpx
Procurar no site Namu
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Funcionais » Gerais

Funcionais

Benefícios do morango para as futuras mamães

Rica em antioxidantes, a fruta tem ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico e combate náuseas e enjoos. Conheça outros benefícios do morango
Da redação
08/01/20

De casca vermelha e pintas verdes, o morango (Fragaria × ananassa) é conhecido mundialmente pelo seu aspecto e sabor inigualável, mas não só isso. A fruta é uma das mais utilizadas no mercado gastronômico e sua essência está presente em vários produtos da indústria de cosméticos. Os benefícios do morango, inclusive, vão das folhas até a polpa. 

O morango se tornou tão pop que é possível encontrar objetos como roupas, brinquedos, artigos de papelaria e até desenhos animados inspirados na fruta.

Cultivo do morango

O cultivo do morango no Brasil é forte e ocorre em várias regiões do país. No Estado de São Paulo, por exemplo, a fruta é plantada em Atibaia, Campinas e Jundiaí.

Entre as variedades do morango para o setor industrial e in natura destacam-se:

  • a seascape,
  • santa clara,
  • burlkey,
  • dover,
  • tangi,
  • campinas,
  • osogrande,
  • selva,
  • e tudla.

Nutrientes e benefícios do morango

Engana-se quem acredita que só a laranja possui vitamina C. O morango também é rico nesse poderoso nutriente.

Por ser uma fruta crítica, o morango tem benefícios como a ação anti-inflamatória e é ótimo na prevenção de gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico.

A cor vermelha da fruta deriva das antocianinas, substâncias antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres, causadores de problemas cardiovasculares e doenças degenerativas como o câncer. A ação antioxidante também previne o envelhecimento celular.

descubra os benefícios do morango

Benefícios do morango para gestantes

Segundo o Conselho Regional de Nutricionistas- 3º Região SP-MS, o morango é composto de vitamina B5, magnésio, fósforo, potássio, folato (ácido fólico), iodo e ferro. Os benefícios do morango tem a ver com cada um desses nutrientes. Confira!

O potássio no organismo é necessário, pois ajuda no funcionamento cardíaco e controla a pressão arterial, o que reduz a chance de contrair problemas como a hipertensão.

O ferro também tem o seu papel. O mineral transporta oxigênio para todo o corpo e é essencial na produção de hemoglobinas (células vermelhas). A falta do ferro pode causar quadros de anemia.

O ácido fólico, presente no folato, é capaz de produzir muitos benefícios às mulheres grávidas, pois:

  • diminui os sintomas de enjôos e náuseas durante o primeiro trimestre de gravidez,
  • diminui a incidência de partos prematuros,
  • ajuda a melhorar o leite materno.

E os benefícios do morango ao ingerir tal ácido são também para adultos: a presença da vitamina B9 é essencial em processos metabólicos, síntese de ácidos nucléicos, formação do sangue e componentes celulares como DNA, metionina, aminoácidos.

Já a vitamina B5, também presente no morango, é usada na manutenção ideal da gordura no corpo humano. Com essa vitamina, os benefícios do morango são o auxílio na diminuição de males como o estresse.

Além disso, a boa quantidade de fibras no morango regula o intestino. Se consumida a longo prazo, a fruta pode prevenir a perda de memória, por conta de suas propriedades.

É importante lembrar que os benefícios do morango não são adquiridos apenas consumindo a fruta. Para isso, é necessário ter uma alimentação balanceada com todos os nutrientes necessários para manter a saúde em dia.

Como consumir morango

Além de in natura, o morango pode ser consumido em saladas de frutas, doces, sobremesas, bolos e bebidas. O indicado é ingerir a fruta assim que cortada, para não perder as vitaminas. Outra dica é evitar cortar o morango, melhor consumi-lo inteiro.

Morango: benefícios x agrotóxicos

Um dos grandes problemas dessa fruta no Brasil é a grande presença de agrotóxicos, o que atrapalha o aproveitamento dos benefícios do morango.

É comum descobrir que o morango lidera a lista de produtos com mais agrotóxicos. Isso ocorre em razão da forma como ele é produzido.

Por ter a casca fina e rugosa, a fruta acaba sendo perfeita para a retenção de resíduos. Outro fator importante é o curto ciclo de floração e frutificação dos morangos.

Como ele ocorre em um pequeno espaço de dias, não sobra tempo para que os agrotóxicos se dissipem. Em função disso, é muito importante lavar bem a fruta antes de consumi-la e procurar sempre comprar morangos orgânicos.

Benefícios do morango x alergia

Para aproveitar bem os benefícios do morango, também devemos ficar atentos na hora de ingerir a fruta. Afinal, muitas pessoas, principalmente crianças, têm alergia ao alimento em razão de certas proteínas encontradas em sua polpa.

Os sintomas podem ser leves como dores de cabeça, inchaço e vermelhidão na região do nariz. Porém, em casos mais graves, o indivíduo pode ser hospitalizado. Então, o mais aconselhável, para os que possuem essa alergia, é evitar qualquer produto feito com e a partir do morango.

Com esses cuidados tomados, os benefícios do morango são inegáveis por ser uma fruta ótima para a saúde.

Benefícios do chá de morango 

O Conselho Regional de Nutricionistas recomenda a fruta para pessoas de todas as idades, pois é uma ótima opção. O chá do morango também é muito utilizado para melhorar o sistema digestivo.

Como a bebida é antioxidante, auxilia na purificação do sangue e é diurética. Refluxo e azia também podem ser tratadas com o chá, que pode ser tomado várias vezes na semana, além de ser ótimo para se aquecer nos dias mais frios.

Receita de musse de morango

Além de comer a fruta in natura ou fazer um chá, você pode aproveitar os benefícios do morango com uma sobremesa depois daquele almoço de domingo, ainda mais quando o docinho é saboroso e funcional.

Um musse de morango vivo é um ótimo pedido para unir paladar e saúde. Preparado sem ingredientes de origem animal, conta com as propriedades do morango, da linhaça dourada, da castanha de caju e das uvas passas. Confira a receita completa aqui.

Curso de alimentação saudável

Os benefícios do morango são muitos, mas como você percebeu, a fruta não age sozinha. Uma alimentação equilibrada é aquela que traz saúde para o seu corpo. Por isso, não pense duas vezes antes de fazer uma reeducação alimentar.

As aulas online de gastronomia do Namu Cursos são uma ótima alternativa para quem deseja aprender receitas práticas, deliciosas e nutritivas. Confira!   


Recomendados
Funcionais

Alimentos para combater o mau humor

Confira a dieta que pode melhorar o mau humor a...

Funcionais

Alimentação infantil: cardápio saudável desde bebê

Em seu curso de alimentação infantil, a nutrici...

Funcionais

Mau cheiro nas axilas: como diminuir

Hábitos alimentares são capazes de reduzir a li...

Funcionais

Barra de cereal: consuma com saúde

O alto nível de açúcar e sódio encontrado em al...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *