fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Alimentação » Bebidas » Gerais

Bebidas

Como tomar café com consciência

Isabela Raposeiras fala sobre os benefícios de tomar café, os diferentes tipos e a responsabilidade no consumo
Da redação
16/01/20

Tomar café é uma das grandes paixões do brasileiro. O cafezinho é tão requisitado entre a população, que é possível encontrar uma cafeteria com facilidade.

E quem não tem o hábito de sair para tomar café expresso, com certeza toma um cafezinho em casa, o caseiro mesmo. Mas será que você realmente sabe de onde vem o café que toma?

“O consumo consciente precisava ser mais falado, porque se você consumir um café de baixa qualidade, vai alimentar uma cadeia desastrosa, econômica e socialmente”, declara a barista e empresária Isabela Raposeiras.

Neste vídeo, a barista fala sobre os benefícios de tomar café, os diferentes tipos disponíveis no mercado e a responsabilidade no consumo, além de dicas para preparar seu cafezinho em casa. Confira:

O que é tomar café com consciência?

Para responder a essa pergunta, primeiro é importante trazer um dado que Isabela diz em sua entrevista: o Brasil é o maior produtor de café do mundo e um dos melhores em qualidade.

Tanto é que existem produtores brasileiros que estão famosos por estarem entre as melhores torras do mundo, e esse produtor hoje dá palestras internacionais.

Entretanto, de acordo com a especialista, muitos produtores não sabem o quanto o café deles é bom. As cooperativas que compram as sacas, se aproveitando dessa falta de informação, pagam o menor preço possível pela saca de café que poderia custar cinco vezes mais.

Com isso, o produtor de café sai prejudicado e desanimado, sem meios de investir em sua própria produção.

tomar café com consciência

É preciso tomar café de alta qualidade e comprá-lo pelo preço que merece, fazendo com que toda a cadeia produtiva ganhe e se sustente a longo prazo.

O que é tomar café com qualidade?

Pouca gente sabe, mas café de qualidade não é amargo. Isabela nos ensina que esse amargor é um defeito dos cafés de baixa qualidade, que precisam de muito açúcar para serem tomados.

No fundo, tomar café não é algo que fazemos para agredir a boca e o paladar. Um bom café abre espaço para outros sabores mais cítricos, como um gostinho de laranja e morango, em sua composição.

Além disso, para garantir que o café é mesmo de alta qualidade, ao comprá-lo procure uma identificação da fazenda, produtor e origem no pacote.

Café Terrara

Existem fazendas que possuem processos de fabricação de café muito especiais. Um deles é o Café Terrara.

O Café Terrara é um produto orgânico e biodinâmico, ou seja, seu cultivo é baseado nas fases da lua e do sol.

É produzido na região de Londrina, Paraná, local de terra roxa e clima de montanha, localizada dentro das latitudes da região do trópico de Capricórnio.

Dicas para fazer e tomar café

Para tomar café caseiro de qualidade, a primeira dica é escolher o grão. O café tem que ser 100% arábica e ter uma identificação da fazenda, produtor e origem no pacote, como dissemos.

O bom café precisa ser moído na hora. Conforme Isabela, isso é inegociável. Um café moído na hora tem aromas e sabores que só podem ser apreciados naquele momento, pois muito deles se dissipam no ar depois da torra.

A torra do café é um modo de disfarçar os problemas do café de baixa qualidade, mas acaba deixando resíduos e sabores desagradáveis, como cheiro de queimado e até de borracha.

Outra dica para tomar café é usar água fresca, sem cloro e fervê-la bastante. Quando ela entrar em ebulição, desligue e espere alguns minutos para passar. Pronto: você sabe tudo o que precisa para fazer um bom cafezinho em casa.

Curso de alimentação saudável

Agora que você sabe tudo sobre tomar café com consciência, que tal unir a bebida preferida dos brasileiros com um ótimo lanchinho da tarde feito com ingredientes saudáveis e nutritivos?

Confira nosso curso online de lanches e snacks saudáveis para vender e para o dia a dia. São aulas práticas para assistir onde e quando quiser. 


Recomendados
Bebidas

Os benefícios de tomar uma taça de vinho por dia

Redução do colesterol, prevenção de doenças car...

Bebidas

Refrigerante: você sabe os riscos que a bebida oferece?

O exagero na dose é o principal problema do con...