fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Gerais » Massoterapia »

Massoterapia

Descubra as 7 principais manobras da massagem relaxante

Como o próprio nome sugere, a massagem relaxante é um tipo de terapia que promove o relaxamento. É claro, porém, que não é qualquer pessoa que conhece os métodos e manobras indicados para promover essa sensação de bem-estar.   Cursos de massagem ajudam a entender as técnicas, mas você também precisa se esforçar no estudo. […]
Equipe Namu
27/02/21
Como o próprio nome sugere, a massagem relaxante é um tipo de terapia que promove o relaxamento. É claro, porém, que não é qualquer pessoa que conhece os métodos e manobras indicados para promover essa sensação de bem-estar.   Cursos de massagem ajudam a entender as técnicas, mas você também precisa se esforçar no estudo. além de praticar em si, pode aprender até mesmo uma nova profissão. As massagens relaxantes, atualmente, também são sinônimo de felicidade. Quer saber mais? Confira neste artigo!

O que é a massagem relaxante?

Será que qualquer tipo pode ser considerado como massagem relaxante? Segundo especialistas da área, esse é um conjunto específico de técnicas que visa movimentos mais suaves, a partir disso, você estimula exatamente os hormônios que promovem a sensação de relaxamento.   Portanto, não é qualquer técnica de massagem que terá como objetivo relaxar. Confira alguns dos mais comuns dentro desse propósito:  
  • Bambuterapia: utiliza bambus entre os movimentos;
  • Massagem com velas quentes: aplica cera derretida na pele;
  • Massagem com pedras quentes: usa o calor das pedras para relaxar os músculos;
  • Reflexologia: faz pequenas pressões em pontos estratégicos para acionar os órgãos internos.
  Sendo assim, a massagem relaxante tem suas técnicas e objetivos específicos. É claro que ela tem inúmeras vantagens, mas é importante entender a sua diferença para as demais. Além disso, ela pode ser corporal ou facial, por exemplo.

Vantagens e principais manobras da massagem relaxante

E afinal, quais são os benefícios da massagem relaxante? Primeiramente, deve-se citar que não se trata apenas de bem-estar físico, pois colabora também com a mente.   De forma geral, ao estimular a liberação de hormônios relaxantes, os movimentos também melhoram a estabilidade emocional.   Confira alguns dos principais benefícios que separamos para você entender melhor:  
  • Estimula a circulação sanguínea;
  • Ameniza dores e tensões musculares;
  • Aumenta a autoestima;
  • Estimula o autocuidado;
  • Diminui a sensação de cansaço físico e mental;
  • Auxilia na eliminação de toxinas;
  • Auxilia no tratamento de lesões.
  Graças à combinação de todos esses benefícios, muito se fala sobre indicar a massagem relaxante para pessoas ansiosas ou sofrendo de exaustão. De fato, é uma alternativa terapêutica muito positiva, pois ajuda com o seu efeito calmante.   Outro ponto positivo é que ela pode ser indicada em todas as idades. Por isso, pessoas idosas também se beneficiam muito das técnicas de massagem que estimulam o relaxamento.   Agora que você já conhece as vantagens da massagem relaxante, é hora de conhecer as principais manobras da técnica., contudo, não se engane: são dicas para você começar, mas para ir fundo é preciso se especializar, aulas online como os cursos do Namu ajudam bastante, entretanto, com as dicas de hoje você vai começar a ficar mais íntimo do tema!

1. Deslizamento transversal

É um tipo de manobra indicada para os membros inferiores. Nela, com as duas mãos você vai deslizando de baixo para cima na lateral do membro. Assim, irá estimular toda a região com movimentos calmos e leves.

2. Movimento circular

Use toda a sua mão para essa manobra. A partir disso, faça movimentos circulares na pele, pressionando levemente. Repita algumas vezes o processo.

3. Passo de elefante

Essa é uma manobra de massagem relaxante voltada principalmente para a região dos glúteos. Você deve fechar as mãos e pressionar o glúteo com elas por cima da toalha.

4. Amassamento

Essa técnica pode ser circular ou transversal. Para isso, use as mãos sobrepostas e vá deslizando a mão pressionando levemente a região.

5. Posição cumprimento

Apesar do nome curioso, é uma manobra interessante. Você usa nos membros superiores com uma mão só, deslizando e amassando a região pela parte externa.

6. Posição valsa

Assim como a anterior, ela é feita no membro superior deslizando e amassando a região, contudo, a diferença é que você a realiza na parte interna do braço.

7. Facial

A massagem facial também pode ser relaxante. O Namu tem inclusive um curso apenas sobre esse tipo de técnica. A melhor dica é fazer movimentos de baixo pra cima e circulares com a ponta dos dedos, subindo até as têmporas.

Dicas para uma massagem relaxante eficaz e segura

Além das manobras, você também deve prestar atenção a algumas dicas na hora de fazer a massagem. Confira as melhores que separamos:  
  • Retire todos os seus anéis, jóias e relógio antes de começar;
  • Verifique se está com as unhas cortadas;
  • Opte por fazer a massagem no chão ao invés da cama, caso não tenha a maca adequada;
  • Utilize óleos vegetais ao invés de hidratantes corporais;
  • Coloque uma música relaxante para melhorar ainda mais o ambiente.

Aulas online de massagem relaxante

Você ficou curioso(a) pela massagem relaxante? Há formas de aprender sem sair de casa com aulas online, mas primeiro pense no tipo de massagem que prefere. Com vídeos disponíveis online você pode aprender de qualquer lugar e ao seu ritmo. Uma dica interessante é verificar o conteúdo do curso. No caso do Namu, que oferece o curso "Massoterapia e massagem relaxante", ele é ministrado pela especialista Liliane Ribeiro. Além da parte técnica, você aprende muito sobre a teoria dos movimentos e também recebe um material complementar completo. As aulas também ensinam aqueles que pretendem começar uma nova carreira, com instruções necessárias para atender outras pessoas. Hoje, o ramo de massoterapia, que inclui a massagem relaxante, cresce bastante no Brasil. Com isso, um novo mercado se abre para quem aposta na carreira e se especializa. Gostou das dicas das manobras? Se sim, que tal colocá-las em prática em você, em seus amigos ou familiares? Contudo, lembre-se: para empreender nesse ramo tão promissor que é o de massoterapia, é preciso investir em aprendizado! Conheça o curso online Massoterapia e Massagem Relaxante do Namu e aprenda as principais manobras da massagem relaxante e terapêutica para montar o seu próprio negócio.

Recomendados
Massoterapia

Curiosidades sobre a massagem tântrica que você não sabia

Uma das principais curiosidades da massagem tân...

Massoterapia

Os 4 tipos de massagens ideais para casais

Tendências no setor de beleza, saúde e bem-esta...