fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Meditação para dormir funciona?

Prática milenar, a meditação, alivia estresse e ansiedade e ajuda a garantir uma boa noite de sono de forma natural
Da redação
09/04/20
Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), a insônia atinge cerca de 73 milhões de brasileiros. Caracterizada como um tipo de distúrbio, ela geralmente é tratada com o auxílio de antidepressivos ou ansiolíticos. A boa notícia é que praticar meditação para dormir é um método capaz de garantir uma boa noite de sono sem precisar recorrer a tais medicamentos. Quer saber mais sobre como a meditação pode contribuir positivamente para a qualidade do seu sono? Então acompanhe o artigo a seguir até o final!

Por que praticar meditação para dormir?

De acordo com o Ministério da Saúde, dormir bem é importante para o bom funcionamento do organismo. Além de atuar na liberação de toxinas e renovação celular, uma boa noite de sono também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente para a prevenção de uma série de doenças.
Porém, dormir bem não faz parte da rotina de aproximadamente 40% da população brasileira. Acometidas pela insônia, essas pessoas são obrigadas a conviver com sintomas como cansaço, transtornos de humor, dores de cabeça e queda de produtividade. Em busca de uma solução, essa parcela da população lota clínicas médicas, psiquiátricas e neurológicas por todo o país.
o que é meditação
Como tratamento, geralmente são prescritos fármacos que induzem o sono, como Diazepam, Remalteona, entre outros. O grande problema é que além de caros, eles causam dependência química e em alguns casos, efeitos colaterais.
Por esse motivo, atualmente muito tem se recomendado terapias alternativas como forma de tratar a insônia e diminuir o uso de medicamentos “tarja preta”. Entre essas terapias, podemos destacar a meditação para dormir, que oferece resultados incríveis. Isso é possível porque meditar ajuda a esvaziar a mente das preocupações diárias, o que favorece o relaxamento do corpo. Afinal, ao aquietar a mente, há uma queda considerável na produção de adrenalina e cortisol pelo organismo (hormônios do estresse). Como resultado, temos uma noite de sono bem dormida e revigorante.

Tipos de meditação para dormir

Agora que você já sabe que a meditação é um tratamento eficaz no combate à insônia, vale a pena conhecer também as melhores práticas meditativas para relaxar e dormir bem. Veja a seguir:

Meditação guiada

Entre os tipos de meditação para dormir, a guiada é a mais fácil de ser realizada. Isso porque nesse método, o praticante é levado ao relaxamento mental e físico por um acompanhante experiente, que pode ser um instrutor ou um áudio-guia. A meditação guiada é excelente para quem está dando os primeiros passos na prática e é eficaz no controle da ansiedade e do estresse. Para realizá-la, são necessários apenas fones de ouvidos e roupas confortáveis. Já quanto ao tempo de duração, este pode demorar de cinco minutos a uma hora.

Meditação Mindfulness

Outra técnica de meditação para dormir extremamente eficaz é a Mindfulness. Isso porque essa prática meditativa é focada no presente, ou seja, nela, toda a atenção do praticante deve estar voltada para o próprio corpo durante a meditação. Ao estimular que o praticante esteja atento à própria respiração, ao contato do corpo com a cama entre outras percepções, automaticamente a mente é esvaziada de pensamentos futuros ou passados. Como resultado, há o alívio do estresse e da ansiedade, a obtenção da consciência corporal e do sono. Em 2015, um estudo publicado no JAMA Internal Medicine constatou que praticar Mindfulness para dormir pode ser especialmente benéfico para adultos mais velhos, com idade igual ou maior a 55 anos. Afinal, segundo a pesquisa, os distúrbios do sono costumam ser mais prevalentes em idosos e geralmente não são tratados através dos métodos tradicionais.

Meditação de concentração

Já esse tipo de meditação é aquele que leva o praticante à concentração ao focar em um elemento específico, que tanto pode ser um objeto quanto uma projeção mental. Nessa prática meditativa, toda o pensamento é desviado para o ponto de foco. E isso contribui especialmente para esvaziar a mente e relaxar o corpo.

Como praticar

Para que a prática da meditação para dormir seja eficaz, é necessário saber como meditar corretamente. Veja a seguir:

Deite-se confortavelmente

Antes de começar a meditar, o ideal é que você já esteja deitado em sua cama. Procure manter o corpo alinhado, em uma posição confortável. Deixe a coluna reta e as pernas paralelas uma a outra. O colchão e o travesseiro, por sua vez, não devem ser tão macios, para que você consiga perceber o contato das superfícies com o seu corpo.

Utilize roupas adequadas

Na hora da meditação, qualquer incômodo pode desconcentrar. Sendo assim, coloque sua roupa mais confortável, de preferência sem elásticos e botões.

Livre-se de qualquer ruído

A meditação para dormir deve ser praticada em um ambiente silencioso, isento de ruídos que possam causar distrações como barulhos de TV, rádios e notificações de celulares. Já quanto às músicas para meditar, essas devem ser as mais calmas e relaxantes possíveis.

Mantenha uma rotina de horários

Ter um horário fixo para dormir também é essencial para obter resultados positivos com a meditação. Portanto, escolha uma hora de sua preferência (não muito tarde) e comece a meditar cerca de meia hora antes. Desse modo, você garante um sono tranquilo e em quantidade suficiente para manter o corpo sempre descansado.

Benefícios de praticar meditação para dormir

Praticar meditação para dormir proporciona benefícios que vão muito além de garantir uma boa noite de sono:
  • Reduz os níveis de estresse e ansiedade;
  • Pode ser usada como tratamento natural complementar da insônia, o que contribui para a redução do uso de medicamentos químicos;
  • Ajuda o praticante a ter foco;
  • Por esvaziar a mente de pensamentos ruins, a meditação para dormir evita pesadelos;
  • Contribui para o autoconhecimento;
  • Ajuda a transformar os acontecimentos negativos em aprendizado.

Durma melhor com o curso online de Mindfulness do Namu

Procurando um bom guia para praticar meditação para dormir? Então, que tal conhecer o curso Mindfulness - Meditação em movimento do Namu? Ministrado pela Drª Tamara Russell, neurocientista, psicóloga clínica e instrutora de Mindfulness, o curso tem como objetivo principal tornar o praticante mais consciente sobre os seus sentimentos e pensamentos através da técnica de atenção plena. Além de melhorar a qualidade do sono, o curso também diminui o estresse e promove o autoconhecimento e o aumento da consciência corporal. A grande vantagem é que o curso é online e em vídeo, ou seja, as aulas podem ser praticadas onde você estiver e no horário que bem desejar! Clique aqui para maiores informações.

Recomendados
Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...

Mindfulness

A anatomia da meditação para o sucesso

Movimentos, concentração, respiração: há uma ve...