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Gerais

Saulo Fong: benefícios da meditação

Uma explicação clara dos benefícios da meditação e como ela é capaz de melhorar o nosso dia a dia
Da redação
31/10/19

Muito se fala sobre os benefícios da meditação e da prática no dia a dia, mas será que realmente sabemos o que é meditação?

Nesse sentido, o terapeuta Saulo Fong explica quais os benefícios da meditação para o corpo e a mente.

Confira na entrevista abaixo:

De acordo com o profissional, a meditação é um estado de presença que te conecta com o corpo, a mente e as emoções.

“Existe o conceito de meditação, mas o que é passado para a maioria das pessoas nos cursos são técnicas de meditação. São técnicas que ajudam a pessoa a perceber esse estado de conexão”, declara.

Saulo também explica que além de produzir a sensação de bem-estar da mente, a meditação ajuda a aumentar a imunidade do organismo, melhora nossa atenção, amplia nossa conexão com a realidade e permite ter um dia a dia mais equilibrado e tranquilo.

Benefícios da meditação

Neste vídeo, você vai saber mais sobre:

  • meditação como estado de presença;
  • autoconhecimento;
  • administrar a vida;
  • relacionamento intrapessoal;
  • relacionamento interpessoal;
  • controle dos pensamentos e sentimentos;
  • técnicas de meditação e o que elas têm em comum;
  • meditação como processo de cura.
descubra os benefícios da meditação

Tipos de meditação

Saulo explica em seu vídeo que existem muitos tipos e técnicas de meditação que variam conforme o estímulo. Há aquelas com estímulo físico, visual e até mesmo auditivo. Os benefícios da meditação se preservam em todas as práticas.

Entre as técnicas de meditação mais difundidas já citadas pelo Namu estão:

Saulo comenta em seu vídeo que, em suas aulas, prefere apresentar aos alunos os diversos tipos de estímulos possíveis para que cada pessoa escolha o estilo que mais se adequa à sua vida.

O terapeuta prefere para si mesmo, por exemplo, as meditações que envolvem o corpo.

Fundamentos da meditação

Seja qual for o tipo de meditação escolhida, elas têm algumas características em comum que permitem saber se você está meditando corretamente e experimentar seus benefícios. Confira.

Atenção e concentração – A meditação ativa regiões cerebrais ligadas à concentração. Quanto mais a prática for feita, mais benefícios atencionais poderão ocorrer.

Persistência – O controle de pensamentos muitas vezes é difícil, sobretudo no início. O praticante tem de perservar para que obtenha resultados.

Equanimidade e não julgamento – Significa ver as coisas como elas realmente são, de forma imparcial, sem julgamento, na mesma medida em que observa os pensamentos bons ou ruins.

As emoções afetam o ritmo ou o padrão da respiração – Através de estruturas do sistema nervoso, as emoções estão ligadas à respiração. Sendo assim, um pode interferir no outro, criando também um elo entre corpo e mente.

Focar a atenção para o momento presente – Evitar pensar no passado e no futuro e focar na técnica que leve ao momento presente estão na base de quase todas as práticas.

Reduzir o torvelinho de pensamentos – A mente tentará trabalhar através de um foco bem definido — como um som, imagem ou sensação corporal — evitando que seja invadida pelo excesso de pensamentos desnecessários.

Curso online de meditação

Quer aprender mais sobre os benefícios da meditação? Conheça o curso online da professora Tamara Russell Mindfulness: meditação em movimento. Você pode realizar as aulas quando e onde quiser.


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