fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais » Yoga

Gerais

Yoga em casa: 4 dicas para praticar por um app

Incluído no rol de práticas integrativas e complementares do SUS desde 2018, o Yoga a cada dia ganha mais adeptos. Só no Brasil, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas pratiquem a atividade. E graças às aulas online e aos aplicativos de celular você pode fazer yoga em casa sem nenhuma dificuldade. A princípio, […]
Equipe Namu
18/02/21
Incluído no rol de práticas integrativas e complementares do SUS desde 2018, o Yoga a cada dia ganha mais adeptos. Só no Brasil, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas pratiquem a atividade. E graças às aulas online e aos aplicativos de celular você pode fazer yoga em casa sem nenhuma dificuldade. A princípio, o Yoga é uma prática milenar muito indicada para tratar sintomas de estresse e de ansiedade. Mas não apenas isso. As posturas, as técnicas de respiração e de relaxamento da atividade também oferecem outros benefícios, a saber:
  • Alinhamento postural;
  • Alívio de dores crônicas;
  • Fortalecimento muscular;
  • Aumento da flexibilidade e da coordenação motora;
  • Aquisição da consciência corporal;
  • Autoconhecimento;
  • Paz interior.
Mas como praticar yoga em casa? Nesse caso, o melhor caminho é aproveitar todos os benefícios da atividade por meio de aplicativos de celular. Práticos e acessíveis, eles reúnem em um único lugar várias modalidades de yoga para você escolher aquela que mais atende aos seus objetivos. Contudo, para que a sua experiência com o yoga online seja positiva e segura, você precisa seguir alguns conselhos importantes. Por isso, confira a seguir 4 dicas para praticar em yoga em casa por um app de celular.

Escolha um aplicativo elaborado em parceria com professores qualificados

Sem dúvida esse é o primeiro conselho que você deve seguir à risca para praticar yoga no conforto do seu lar. Mesmo que a atividade seja considerada de baixo impacto, você precisa de orientações confiáveis para realizar as posturas da atividade. Negligenciar esse cuidado significa colocar a sua saúde em risco. Por isso, antes de baixar um aplicativo de saúde e bem-estar em seu celular, verifique se ele foi elaborado em parceria com professores formados e experientes na prática. Existe, inclusive, um Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados e que tem como finalidade regulamentar a atividade dos profissionais de yoga, tornando a prática mais segura. Se aprovado, o PL 4282/2016, vai tornar obrigatória a qualificação profissional desses professores, mediante certificado obtido em curso oficialmente autorizado ou reconhecido. Mas, você pode dar um passo à frente e optar por um aplicativo que já te ofereça aulas seguras, ministradas por professores referência no Brasil.

Priorize um app que tenha várias modalidades de yoga em casa para você praticar

Outra dica na hora de escolher um aplicativo para praticar yoga é verificar se ele oferece várias modalidades da prática para que você possa escolher a que mais se adapta ao seu perfil de usuário. Embora sejam parecidos, eles possuem técnicas e objetivos diferentes. O Kundalini Yoga, por exemplo, promove o bem-estar físico e mental por meio de entoação de mantras, posturas e técnicas respiratórias específicas. Já o Hatha vinyasa yoga é considerado uma verdadeira meditação em movimento, pois reúne o conhecimento teórico e prático de técnicas milenares do hatha yoga, ashtanga vinyasa yoga e de práticas meditativas. Dessa forma, promove a estabilização da coluna, a melhora do sistema respiratório e o equilíbrio físico e emocional. Agora, se você gosta de aulas mais dinâmicas e que além dos benefícios anteriores também ajudam a perder peso, pode contar com o Superioga. Essa modalidade combina as técnicas tradicionais do yoga com exercícios fitness, promovendo o fortalecimento muscular, o alinhamento postural, o emagrecimento saudável e a redução do estresse e da ansiedade.

Combine o yoga com outras práticas meditativas em um mesmo aplicativo

Além das dicas citadas anteriormente, saiba que um bom aplicativo vai te ajudar a potencializar o resultado da prática de yoga em casa. Mas, como isso é feito? Através da oferta de outras práticas de relaxamento, que quando combinadas com o yoga produzem efeitos incríveis. O mindfulness é um bom exemplo do que estamos falando. Mais conhecido como a técnica da atenção plena, essa atividade une técnicas meditativas com conhecimentos científicos para te ajudar a explorar o presente. Essa prática é excelente para tratar estresse e ansiedade, para melhorar a função cognitiva, o foco e a relação com o próprio corpo. Já o Yoga Nidra, ou sono do yoga, é uma prática que promove um relaxamento profundo, ajudando a tratar insônia, estresse, ansiedade, depressão, traumas entre outras condições psicológicas. Enquanto isso, a meditação Zazen prega o desapego dos pensamentos através do exercício da mente para buscar a abstração. Diferentemente das técnicas tradicionais, a Zazen busca superar a dualidade entre sujeito e objeto, não sendo necessário focar a mente em algo para se concentrar.  Nessa modalidade, a mente vai sendo esvaziada na medida em que nos tornamos expectadores dos nossos próprios pensamentos e emoções. O resultado não poderia ser diferente: equilíbrio entre corpo e mente, paz interior e controle das emoções.

Não se esqueça de cuidar da alimentação

Por último, observe também se o aplicativo também oferece receitas saudáveis para que você possa cuidar da sua rotina alimentar. Afinal de contas, isso é muito importante, pois nutrindo o corpo da forma certa, você também combate estresse, ansiedade e melhora a qualidade do seu sono. Além disso, ainda previne obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre tantas outras decorrentes de maus hábitos alimentares. Felizmente, alguns aplicativos possuem integração com vários conteúdos, para que você possa cuidar de si mesmo de forma completa. Assim, além de praticar yoga em casa você também poderá cuidar da sua alimentação com apenas alguns cliques na tela do seu celular.  O super app Namu, por exemplo, oferece mais de 980 refeições de diversas dietas para que você possa reeducar a sua alimentação com facilidade. Assim, seja você vegetariano, vegano, intolerante a glúten ou à lactose, terá acesso a receitas saudáveis, saborosas e nutritivas para fazer em casa, sempre orientado por chefs ou nutricionistas. Gostou? Então conheça o super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado. Ele reúne em um único lugar várias soluções para o seu corpo, mente e alimentação para você praticar onde e quando quiser. Assim, você poderá fazer yoga em casa, pilates, meditação, ginástica laboral entre várias atividades com muito mais economia e praticidade. Clique aqui e transforme o jeito de cuidar de si mesmo.

Recomendados
Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável ...

Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...