fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Meditação » Mindfulness

Meditação

Como o mindfulness pode mudar a sua vida?

O mindfulness é uma prática que une técnicas da meditação com outras filosofias que exploram o momento presente. Saiba mais sobre a prática
Da redação
01/12/20
Manter atenção plena no momento que está vivendo é um desafio para você? De fato, isso pode ser difícil meio à vida moderna e agitada que vivemos. Porém, a prática de mindfulness pode te ajudar a desligar o piloto automático e viver conscientemente o presente.   O mindfulness surge como uma técnica transformadora para o autoconhecimento, relaxamento e clareza de pensamento. Através dessa prática, é possível aprender a “viver o momento” e criar uma conexão profunda consigo mesmo, afastando, inclusive, sentimentos negativos. Entenda tudo isso no artigo a seguir.

O que é o mindfulness?

Primeiro, vamos entender o que realmente esse termo significa. De forma geral, a tradução para o português é feita como “atenção plena”, um estado da mente de foco absoluto no momento presente.   Isso é possível porque durante a prática do mindfulness você tem uma percepção completa das suas emoções, pensamentos e sensações corporais. Para isso é necessário deixar de lado todos os tipos de distrações para ter o pensamento mais claro e se conectar com o seu “eu interior”.   As origens da técnica não são bem definidas, mas estão relacionadas às tradições milenares da cultura oriental, especialmente a meditação. No entanto, foi apenas nos anos 1970 que o médico e professor norte-americano Jon Kabat-Zinn trouxe o mindfulness para o ocidente.   Após a prática se popularizar, ela ficou mais conhecida por ajudar no combate ao estresse e ansiedade. Atualmente, já se sabe que o mindfulness tem uma série de benefícios, incluindo o tratamento de dor crônica, insônia e compulsão alimentar.

Como praticar?

Uma boa notícia é que iniciar a prática do mindfulness é simples e acessível a qualquer pessoa. Não há limite de idade, principalmente porque é também uma prática terapêutica e se concentra no equilíbrio entre a mente e o corpo.   Nas sessões iniciais pode parecer difícil praticar a concentração exigida, mas esse é um processo que ocorre com o tempo. Com disciplina e persistência, a atenção plena pode ser alcançada por todos através do treinamento da mente.   Para iniciar é fundamental adotar uma posição confortável, sentado ou deitado, em um ambiente tranquilo. Através de respirações lentas e profundas, observe as suas sensações corporais e o contato com a superfície e a temperatura da pele.   Em seguida, comece a direcionar a sua atenção para os movimentos corporais durante a respiração, assim como o fluxo natural de entrada e saída do ar. Caso você se distraia, é importante tentar retornar o foco ao fluxo da respiração.   Já quanto ao tempo, o ideal é que a atividade seja algo comum na sua rotina. Há pessoas que gostam de começar o dia com a prática, enquanto outras fazem isso à noite.

Benefícios do mindfulness

  Já falamos um pouco sobre o diferencial do mindfulness para a sua saúde e bem-estar, mas a verdade é que essa lista é longa. Nesse caso, não estamos falando apenas de saúde física, mas também de saúde mental.   Com relação ao lado mental, a prática combate o estresse, promove o relaxamento e reduz a ansiedade. Além disso, o método também melhora a qualidade do sono e a capacidade de concentração, incentivando ainda os pensamentos positivos.   No contexto físico, o mindfulness é indicado para pacientes com dores crônicas. A ideia é trabalhar a percepção da dor e diminuir o aspecto psicológico associado a ela. Assim, isso não significa que a dor some, mas pode diminuir e atrapalhar menos a qualidade de vida.   Além disso, a técnica da atenção plena também é muito benéfica para a vida profissional. Inclusive, a prática já é utilizada em grandes empresas para melhorar a produtividade. Líderes de todos os setores também focam na prática para potencializarem a tomada de decisão.   Separamos ainda outros benefícios para você conhecer:  
  • Melhora a relação com o próprio corpo;
  • Aumenta o foco;
  • Melhora a função cognitiva;
  • Desenvolve a inteligência emocional;
  • Ajuda a melhorar as relações interpessoais;
  • Ativa a imunidade.

Onde praticar o mindfulness?

Uma dúvida que você pode ter é onde praticar esse tipo de meditação. Em casa, ao livre ou em studio: qual a melhor opção?   Na verdade, não existe uma resposta certa, pois o importante é você realmente se concentrar. Se consegue fazer isso melhor ao ar livre em um parque, por exemplo, então esse é o melhor no seu caso.   É claro que toda orientação ajuda. É por isso que aulas online de mindfulness são muito indicadas, pois você pode entender toda base dos exercícios e evoluir. Atualmente, com várias opções de aulas qualificadas, é mais fácil aderir a esse modelo.   Além disso, aprender online também é um método que oferece mais vantagens, como por exemplo:  
  • Custo reduzido;
  • Menor distração na hora de realizar a atividade;
  • Possibilidade de evoluir na atividade conforme seu próprio ritmo;
  • Poder praticar onde e quando quiser;
  • Poder assistir às aulas por meio de um computador, tablet ou celular com conexão à internet;
  • Contar com a orientação de profissionais altamente qualificados.
 

Tenha mais qualidade de vida!

Você já percebeu a quantidade de pensamentos que ocupam a sua cabeça durante um único dia? São milhares de preocupações, compromissos, planos, lembranças e sentimentos que muitas vezes levam a mente à exaustão. É justamente para evitar esse esgotamento mental que a técnica da atenção plena é tão importante!   Aliás, o mindfulness pode ser um grande aliado na sua qualidade de vida e bem-estar. Afinal, ele transforma a sua forma de ver a vida e te impulsiona a fazer escolhas mais conscientes para si mesmo. Ou seja, independentemente da sua idade ou até mesmo limitações, o mindfulness é uma forma de mudança.   Gostou? Então conheça o curso online de mindfulness do Namu e dê um passo rumo a uma vida mais equilibrada e feliz.

Recomendados
Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...

Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...