fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Gerais »

Gerais

Estilo de vida com foco na saúde das crianças

Muito é falado sobre o estilo de vida saudável entre os adultos, mas falamos pouco sobre a saúde das crianças. Embora, todos nós podemos concordar que cuidar da saúde desde cedo é mais fácil (e vantajoso!) do que adquirir esses hábitos apenas após uma certa idade. Pensando nisso, a Babysits reuniu mais uma vez uma […]
Equipe Namu
09/08/21
Muito é falado sobre o estilo de vida saudável entre os adultos, mas falamos pouco sobre a saúde das crianças. Embora, todos nós podemos concordar que cuidar da saúde desde cedo é mais fácil (e vantajoso!) do que adquirir esses hábitos apenas após uma certa idade. Pensando nisso, a Babysits reuniu mais uma vez uma série de dicas que irão te ajudar a apresentar uma qualidade de vida melhor às crianças à sua volta, não importa se você é pai/mãe, babá ou apenas conhecido.    As dicas a seguir estão relacionadas com os três pilares de saúde da vida: corpo, mente e espírito com foco na saúde das crianças.  

Mente

  A ausência de uma mente saudável pode ser muito prejudicial à saúde geral não só dos adultos, mas também da saúde das crianças. Afinal, é durante a infância que criamos as nossas primeiras memórias, que nos acompanharão durante toda a vida. Cuidar da saúde infantil fará com que muitos desafios da vida sejam evitados futuramente. Separamos alguns tópicos que serão extremamente benéficos para a saúde mental dos pequenos:  
  • Rotina: criar uma rotina irá trazer estabilidade e segurança para uma criança. Evitar o caos e construir uma estrutura diária fará com que as crianças vivam mais tranquilas e sem surpresas indesejadas! Uma dica para fazer isso é estabelecer rotinas da manhã e da noite com pequenos rituais confortáveis e especiais.
 
  • Leitura: ler diariamente trará benefícios à imaginação e criatividade, além de ser um hábito ideal para a rotina noturna, por acalmá-los durante esse período.
 
  • Tempo livre: é compreensível que os pais queiram que seus filhos adquiram muitas habilidades - línguas, esportes, artes, etc. No entanto, é crucial deixar tempo livre para que a criança possa espairecer e se autoconhecer. 
 
  • Ouvir com atenção: os sentimentos das crianças muitas vezes são subestimados, ouvi-los com atenção fará com que se sintam acolhidos e respeitados. 
 
  • Evite situações inapropriadas: crianças não sabem como digerir informações feitas para adultos! Evite expô-los a situações que não são adequadas para suas idades, como discussões e conversas sérias. 

Corpo

  Não é novidade que cuidar do corpo e adquirir hábitos saudáveis na infância irão influenciar positivamente a vida adulta. Além da prática de esportes e uma alimentação saudável, certifique-se de oferecer às crianças:  
  • Hidratação: ofereça e mantenha água ao alcance das crianças. Caso seja necessário, adicione frutas e sabores como menta para despertar mais interesse!
 
  • Proteção: proteja-os com protetores solares quando expostos ao ar livre. O sol pode ser muito prejudicial à pele sensível das crianças e causar danos irreversíveis no futuro.
 
  • Alongamentos: pequenas sessões de alongamento ajudarão na postura e elasticidade dos pequenos, além de serem divertidas!
 
  • Médicos: faça visitas anuais ou semestrais à pediatras para garantir que a saúde das crianças esteja sob controle!

Espírito

  Ao contrário do que muitos pensam, cuidar do espírito não está relacionado apenas à religião. Existem certas técnicas que ajudarão as crianças a se auto compreenderem e conhecerem a si mesmo! Como por exemplo:  
  • Técnicas de meditação e mindfulness: mesmo que por cinco minutos, a meditação comprovadamente traz inúmeros benefícios ao autoconhecimento dos seres humanos.
  • Respeito: não existe nada maior do que a lei do amor e do respeito. Ensine as crianças a amarem e respeitarem o próximo e os animais, independentemente de sua crença.
 

Seja um exemplo

  Crianças aprendem pelo exemplo. Enquanto tiverem experiências e observarem hábitos saudáveis daqueles que amam e respeitam, eles tendem a repetir esses valores no futuro. Por tanto, dê o exemplo e observe os pequenos fazerem o mesmo. Garantimos que fazendo isso, já estará fazendo uma grande diferença em seu desenvolvimento.   Esperamos que tenham gostado das dicas! Até a próxima!

Recomendados
Gerais

Os 8 principais óleos utilizados na aromaterapia

O uso de óleos na aromaterapia não é novidade. ...

Gerais

Tratando da ansiedade com aromaterapia

Se você está tratando da ansiedade, saiba que n...