fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Pele » Gerais » Hidratação

Gerais

O poder da lavanda no relaxamento

Muito conhecida pelo seu aroma característico de limpeza e frescor, a lavanda é um pequeno arbusto da família Lamiaceae. Sua floração é anual e da extração de suas flores obtêm-se vários produtos de higiene e beleza, como perfumes, sabonetes, desodorantes, cremes hidratantes, dentre muitos outros. Mas você sabia que o poder da lavanda vai muito […]
Equipe Namu
07/04/21
Muito conhecida pelo seu aroma característico de limpeza e frescor, a lavanda é um pequeno arbusto da família Lamiaceae. Sua floração é anual e da extração de suas flores obtêm-se vários produtos de higiene e beleza, como perfumes, sabonetes, desodorantes, cremes hidratantes, dentre muitos outros. Mas você sabia que o poder da lavanda vai muito além de aromatizar os ambientes? Pois é.   Para quem não sabe, a planta também é usada como tempero culinário e possui propriedades terapêuticas que ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade. Quer conhecer mais sobre os benefícios dessa plantinha poderosa? Então acompanhe o artigo a seguir.  

O poder da lavanda no combate ao estresse e ansiedade

  Sem dúvida a ação calmante da planta é um dos seus benefícios mais conhecidos. Isso graças ao Linalol, substância encontrada em abundância na planta. Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Kagoshima, no Japão, apontou que o Linalol é um componente com efeito ansiolítico.  

Ajuda a dormir melhor

  Ainda graças aos efeitos ansiolíticos do Linalol, a lavanda ajuda a relaxar e a dormir melhor. Inclusive, o mesmo estudo feito pelos cientistas da Universidade de Kagoshima afirma que o poder da lavanda no relaxamento é tão eficaz quanto o uso de fármacos calmantes.   Por isso, a lavanda pode ser uma grande aliada para todos aqueles que sofrem com insônia. E como não tem contraindicações, pode ser usada até mesmo por bebês.    Para obter esse benefício, você pode colocar a flor in natura na fronha do travesseiro para respirar o seu aroma durante a noite. Na falta da flor, pingue de 3 a 5 gotinhas do óleo essencial de lavanda na fronha ou em um óleo vegetal de sua preferência em um aromatizador de ambientes. No caso dos bebês, use de 3 a 5 gotas do óleo essencial na água do banho à noite.  

Planta também combate dores de cabeça e enxaqueca

  O poder da lavanda no relaxamento também se mostra eficaz para tratar os efeitos causados pela tensão e pelo nervosismo. As dores de cabeça e enxaquecas provenientes do desequilíbrio emocional são apenas alguns deles.   Com a ajuda de um aromatizador de ambientes ou de um pulverizador, pingue cerca de 10 gotas do óleo essencial de lavanda em um veículo carregador e espalhe pela casa. Em pouco tempo você vai sentir uma sensação de leveza e alívio dos incômodos causados pela rotina agitada, pressão no trabalho, excesso de estudos, problemas de família.  

Acalma a pele e ajuda a cicatrizar feridas

  Além das propriedades ansiolíticas da lavanda, a planta também possui funções bactericidas, antissépticas e cicatrizantes. Só para se ter uma ideia, pingar 1 ou 2 gotas diretamente sobre a pele em casos de queimaduras ou ferimentos pode acelerar o tempo de cicatrização dela em até 3 vezes.   Mas o poder da lavanda não para por aí. Ainda por causa de sua ação bactericida e antisséptica, a planta também é muito usada para tratar picadas de mosquitos, acne, dermatites e vários outros problemas de pele.  

Massagens relaxantes

  O poder da lavanda no relaxamento também é muito utilizado na aromaterapia, principalmente em massagens relaxantes. Nesse caso, seu óleo essencial ajuda a aliviar dores e tensões musculares, melhorando a qualidade de vida do paciente, além do seu humor.  

Banhos terapêuticos

  Mas, se não puder usufruir dos benefícios relaxantes da lavanda através de massagens, não fique triste. Garanta um sabonete de lavanda (líquido ou em barra) e tome um bom banho com ele ao fim do dia.    Se tiver uma banheira, melhor ainda: pingue de 5 a 10 gotas do óleo essencial de lavanda na água do banho. Em ambos os casos, você vai garantir uma limpeza profunda e um perfume e frescor inigualável, bem como toda a tranquilidade que você precisa para descansar.  

O poder da lavanda em cosméticos

  Assim como no caso dos sabonetes, a lavanda também pode ser usada em cremes hidratantes, esfoliantes, manteigas corporais entre vários outros cosméticos.   Enquanto suas propriedades bactericidas e antissépticas limpam a pele e desobstruem os poros, seus ativos hidratantes repõem a umidade da pele. Em outras palavras, investir em cosméticos à base de lavanda significa cuidar da pele de forma intensiva, nutrindo-a de verdade. E o que é melhor: oferecendo a ela o delicioso aroma da lavanda!  

O poder da lavanda: outros benefícios da planta para a saúde física e mental

  Embora a lavanda seja popularmente conhecida pelos seus efeitos calmantes, a planta também é usada para tratar várias outras condições de saúde, como por exemplo:  
  • Alopecia aerata (doença que causa queda de cabelos);
  • Transtornos mentais como depressão, ansiedade grave e estresse;
  • Acne, irritações na pele;
  • Distúrbios do sono como insônia, bruxismo, síndrome das pernas inquietas;
  • Dor de dente;
  • Dores de cabeça tensionais;
  • Queda de cabelos provocada pelo estresse;
  • Câncer.
 

Onde aprender a aplicar o poder da lavanda corretamente?

  É claro que para usufruir de todos os benefícios relaxantes, antissépticos e bactericidas da lavanda você precisa aprender como usar a planta a seu favor. Como deve ter percebido neste artigo, isso pode ser feito através de cosméticos, banhos relaxantes, aromaterapia entre várias outras formas de uso.   Se quiser aprofundar seus conhecimentos no tema para começar a cuidar de si de maneira natural, você pode investir em um curso online de cosméticos naturais e veganos. Durante as aulas, você vai aprender a fazer cremes hidratantes, esfoliantes, sabonetes artesanais e vários outros produtos de higiene e beleza a partir de ingredientes de origem vegetal.   Contudo, poderá ainda iniciar na técnica de massagem terapêutica e relaxante, que usa os princípios ativos dos óleos essenciais em manobras que beneficiam a saúde física e mental. Ou ainda, poderá aprender sobre a aromaterapia e o uso dos aromas e propriedades do óleos essenciais para ter mais equilíbrio, prevenir e tratar doenças e desconfortos do dia a dia.   Todos esses cursos online estão disponíveis na plataforma Namu e podem ser acessados por meio de computador, tablet ou TV conectados à internet. E para usufruir do poder da lavanda onde estiver, você ainda poderá acessar as aulas por meio do super app Namu, o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado. Experimente! Disponível no Google Play e na App Store.    


Recomendados
Gerais

Ginástica facial: benefícios e porque fazê-la

Que tal suavizar linhas de expressão e rugas se...

Gerais

Produtos naturais para cuidar da barba

Provavelmente você já deve ter escutado por aí ...