fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » »

Novembro Azul: como conscientizar os colaboradores sobre os cuidados com a saúde do homem

As empresas têm um papel muito importante na disseminação de informações sobre o câncer de próstata, outras doenças e a saúde masculina
Da redação
21/11/22
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo o instituto, anualmente são registrados mais de 65 mil casos da doença e mais de 15.800 óbitos no país. O fato é que muitos desses óbitos poderiam ser evitados caso a doença tivesse sido diagnosticada precocemente. Justamente para estimular os cuidados com a saúde do homem é que a Campanha Novembro Azul foi criada. Durante todo o mês de novembro, empresas públicas, privadas, ONGs e várias outras entidades se reúnem para reforçar a importância da realização de exames preventivos que visam diagnosticar o câncer de próstata e sobre os métodos de tratamento da doença. Por meio de palestras, discussões sobre o tema e atividades diversas, as pessoas podem tirar dúvidas e receber orientações de profissionais especializados. No caso dos homens, eles podem se motivar para cuidar da saúde durante todo o ano.

O que é câncer de próstata na saúde do homem?

O câncer de próstata é um tumor que afeta o órgão do sistema reprodutor masculino que  fica localizado abaixo da bexiga e à frente do reto do homem. A próstata tem o tamanho de uma noz e sua principal função é produzir o líquido seminal, que ajuda a nutrir e proteger os espermatozoides, bem como facilitar a movimentação desses gametas pela uretra durante a relação sexual. O câncer de próstata geralmente é uma doença silenciosa, que cresce de forma lenta e dificilmente provoca sintomas nos estágios iniciais. Por isso, é tão importante a realização de exames anuais preventivos. Por meio deles, ainda que o homem não esteja apresentando nenhum sintoma indicativo da doença, poderá ter um diagnóstico preciso e antecipado, que possibilite um tratamento adequado e com chances de bons resultados.

Causas

As causas do câncer de próstata não são bem definidas, mas existem alguns fatores de risco que aumentam as chances do surgimento da doença. Entre os principais, podemos destacar:
  • Envelhecimento natural: o risco de desenvolver câncer de próstata aumenta conforme o aumento da idade. No Brasil, 90% dos homens diagnosticados com a doença têm mais de 50 anos;
  • Histórico familiar: homens com pessoas na família que já tiveram câncer de próstata possuem maior risco de ter a doença;
  • Raça: homens negros têm 60% mais probabilidade de desenvolver a doença e caso desenvolvam, o câncer é aproximadamente 10% mais agressivo.
Esses são os principais fatores apontados como causas do câncer de próstata e que infelizmente não podem ser prevenidos. Contudo, existem ainda outros fatores ambientais e relacionados a hábitos de vida apontados por especialistas como de risco para desenvolver a doença, tais como:
  • Má alimentação: dieta rica em alimentos industrializados, carne vermelha e gorduras saturadas pode causar alterações celulares e contribuir para o desenvolvimento do câncer;
  • Sobrepeso e obesidade: estudos revelam que o risco de ter câncer de próstata é maior em homens que estão acima do peso;
  • Bebidas alcoólicas e tabagismo: o cigarro é apontado como fator de risco para dezenas de tipos de cânceres, incluindo o de próstata.

Sintomas

Conforme pontuamos anteriormente, o câncer de próstata é uma doença praticamente assintomática no início. Em estágios mais avançados, no entanto, pode causar os seguintes sintomas:
  • Dificuldade para urinar;
  • Sensação de bexiga cheia, mesmo após ter acabado de urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Urgência ao urinar, principalmente de noite;
  • Fluxo da urina fraco ou intermitente.

Como incentivar os cuidados com a saúde do homem nas empresas?

Por que conscientizar os colaboradores sobre os cuidados com a saúde do homem é tão importante? Se você é gestor de uma empresa, deve entender que zelar pela saúde, bem-estar e qualidade de vida dos seus colaboradores é uma excelente estratégia para construir um ambiente de trabalho saudável e produtivo.  Quando você coloca o seu colaborador no centro do cuidado, ele se sente mais valorizado, mais satisfeito com a organização, trabalha melhor em equipe e desenvolve suas atividades com mais assertividade. E no caso dos homens, especificamente, devemos lembrar que eles são mais resistentes aos cuidados com a própria saúde. Nesse sentido, as empresas têm um papel fundamental: elas levam o conhecimento até os colaboradores, ajudam a quebrar tabus e preconceitos e estimulam mudanças de hábitos efetivas. Mas como promover a Campanha Novembro Azul na sua empresa? Confira algumas dicas a seguir.

Promova palestras de conscientização sobre saúde do homem

Para falar sobre temas que permeiam os cuidados com a saúde do homem, você pode convidar profissionais de saúde para promover uma conversa com os seus colaboradores, explicando a eles sobre a importância da consulta médica regular, de saber identificar os sintomas do câncer de próstata, dos exames preventivos e das formas de tratamento da doença.  Durante a palestra, é importante abordar outras doenças masculinas relacionadas à próstata e oferecer aos colaboradores oportunidades para que eles possam tirar dúvidas.

Incentive a mudança de hábitos

Conforme pontuamos anteriormente, alguns hábitos de vida também são apontados como possíveis causas do câncer de próstata, como o tabagismo, o alcoolismo, o sedentarismo e a má alimentação. Nesse sentido, você pode tornar a sua empresa uma ferramenta de mudança na vida dos seus colaboradores, incentivando a adoção de hábitos saudáveis como a prática regular de atividades físicas, práticas de relaxamento mental e alimentação equilibrada. Se você é gestor de RH, saiba que pode ser o protagonista dessas mudanças. Basta criar uma cultura organizacional de saúde e bem-estar na empresa por meio da implementação de atividades práticas e efetivas como a ginástica laboral, yoga e meditação na organização. Essas atividades previnem doenças ocupacionais, relaxam as tensões emocionais e estimulam os cuidados com a saúde.

Ofereça um programa completo de qualidade de vida aos seus colaboradores

A boa notícia é que estimular a mudança de hábitos e os cuidados com a saúde do homem é mais fácil do que se imagina.  O super app Namu, por exemplo, reúne em um único aplicativo tudo o que os seus colaboradores precisam para cuidar da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. São centenas de aulas online de atividades físicas, mais de 150 meditações guiadas, mais de 900 receitas saudáveis de diversas dietas para que eles possam cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar em conjunto. Além disso, o super app Namu também possui a funcionalidade de teleorientação. Por meio dela, seus colaboradores podem se consultar com nutricionistas, psicólogos, personal trainers e educadores financeiros para receber orientações personalizadas ao vivo para as suas necessidades. Quer colocar os seus colaboradores no centro do cuidado? Entre em contato com os nossos especialistas e solicite uma demonstração.

Recomendados

Webinar: Saúde Mental no dia a dia!

Assista Já:

Gerais

Como manter o equilíbrio: Saúde e Finanças

Você já pensou em como saúde e finanças estão d...

Rosto

Vantagens e desvantagens dos procedimentos estéticos

Pensando em fazer um procedimento estético? Cas...