fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Gerais »

Saúde

7 dicas para cuidar do corpo com uma rotina agitada

Como manter a boa forma com a falta de tempo? Confira 7 dicas para cuidar do corpo com apenas alguns minutos por dia
Da redação
18/06/20
Seja para manter a boa forma ou a saúde em dia, cuidar do corpo com uma rotina agitada de fato não é tão fácil assim. Entretanto, existem formas simples de fazer isso e sem precisar sair de casa. É o que mostraremos no artigo a seguir. Acompanhe.

7 dicas para cuidar do corpo com uma rotina agitada

Você divide as 24h do seu dia entre o trabalho, estudos, cuidar da casa e da família. Como cuidar do corpo com a falta de tempo então? Saiba que os cuidados com o corpo e mente devem ser prioridades na sua rotina. Afinal de contas, isso é fundamental para que você possa exercer todas as suas atividades do dia a dia.
cuidar do corpo água
Confira a seguir 7 atitudes simples para cuidar da saúde física e mental mesmo tendo uma rotina tão agitada:

1. Mantenha seu peso sob controle

Se você não tem tempo para frequentar uma academia, siga a nossa primeira dica: mantenha seu peso sob controle. O primeiro passo para isso é livrar-se dos maus hábitos alimentares, como ingerir fast foods, alimentos processados, refrigerantes entre outros. Nesse sentido, preparar as próprias refeições pode ser uma alternativa bem interessante. Assim você passa a ingerir alimentos mais naturais, sem a adição de temperos industrializados e que só fazem mal à saúde. Caso não tenha tempo de cozinhar todos os dias, poderá adotar um dia da semana para essa atividade e preparar quentinhas congeladas. Além de fornecerem a porção ideal para uma refeição, elas também são super práticas e podem ser levadas para qualquer lugar.

2. Cuide da sua mente

Já diz o velho ditado: “mente sã, corpo são”. Em outras palavras isso significa que para cuidar do corpo também é preciso cuidar da mente, da saúde emocional. Portanto, desconecte-se e busque manter sua mente focada. Afinal, uma mente relaxada funciona melhor, tem mais concentração e memória. Mas como fazer isso? Na realidade, várias práticas te ajudam a manter esse equilíbrio entre corpo e mente. O yoga e a meditação, por exemplo, são algumas delas. E inclusive, você não precisa se deslocar até nenhum estúdio, pois são atividades que podem ser praticadas em casa, apenas com alguns minutos por dia.

3. Pratique pilates

Outra maneira bem interessante de manter a boa forma com alguns minutos por dia é através do pilates. Criado em 1920, o método de exercícios físicos oferece condicionamento físico, flexibilidade, alinhamento postural, aumento da capacidade respiratória e alívio das dores provocadas pelo dia a dia.
No entanto, não se engane achando que só é possível praticar pilates em um estúdio ou academia. Por ser considerada de baixo impacto e risco, a atividade também pode ser realizada em casa, na modalidade pilates solo, ou seja, sem o uso de aparelhos.

4. Faça atividades físicas

Inegavelmente praticar atividades físicas é uma das atitudes adotadas por quem deseja cuidar do corpo. Afinal, os exercícios físicos auxiliam na perda de peso, proporcionam massa muscular entre outros benefícios. Porém, não é só isso. A prática de atividades físicas também ativa neurotransmissores importantes para o nosso organismo, como a serotonina e a endorfina, por exemplo. Também conhecidos como hormônios da felicidade ou do bem-estar, essas substâncias reduzem o estresse e melhoram o humor. Caso não se sinta estimulado por nenhum exercício, adote aquele comum a todas as pessoas: a caminhada. Com apenas 30 minutos por dia você já alcança resultados incríveis!

5. Durma bem

Certamente você já ouviu a expressão “sono de beleza”, não é mesmo? E isso não é nenhum exagero: dormir te deixa mais bonito, mas disposto, mais feliz e, claro, mantém a sua saúde em dia. Segundo o Ministério da Saúde, é durante o sono que o sistema imunológico do corpo é fortalecido, que hormônios importantes são liberados e que ele repõe as energias para o dia seguinte. Além de controlar a ansiedade e aliviar o estresse, dormir bem também possui os seguintes benefícios:
  • Combate a obesidade;
  • Previne o diabetes;
  • Controla a pressão arterial;
  • Reduz pensamentos negativos;
  • Oferece maior disposição física e mental;
  • Melhora o humor.

6. Cuide de sua pele

Ademais, para cuidar do corpo é preciso cuidar bem da pele. Além de ser o maior órgão do corpo humano, ela também é porta de entrada para várias bactérias e agentes infecciosos. Portanto, mantê-la sempre limpa e hidratada é fundamental para evitar vários problemas de saúde. Isso porque ao mantê-la hidratada, você reforça as barreiras naturais da pele. E isso impede que bactérias entrem em seu corpo e se espalhem rapidamente, prejudicando o bom funcionamento dele. Nesse caso, o ideal é cuidar da sua pele com produtos naturais, isentos de produtos químicos como conservantes, fragrâncias artificiais e corantes. Outra dica super legal é aprender a preparar seus próprios cosméticos em casa. Dessa forma, você oferece a sua pele ingredientes de qualidade evita acnes, dermatites e alergias.

7. Beba água

A água exerce um grande poder na saúde de seu corpo e deve ser consumida em abundância. De uma forma geral, especialistas recomendam a ingestão de pelo menos 2L de água por dia. Mas é claro que essa quantidade pode variar em função de vários fatores, como clima, peso, prática de atividades físicas ou idade. O fato é que as funções vitais do organismo dependem da água. Inclusive, ela melhora o funcionamento cardíaco e renal. Além disso, ela também ajuda a levar nutrientes para todo o organismo, através da corrente sanguínea. Ainda, libera toxinas do corpo, através da urina. E para quem acha que cuidar do corpo é uma atitude que envolve redução de medidas, eis uma boa notícia: a água também ajuda a emagrecer. Isso é possível graças à sensação de saciedade que ela proporciona. Se for ingerida antes das refeições, por exemplo, certamente fará com que você coma menos. Vários indicadores podem contribuir para que você saiba que está bebendo água o suficiente. Em primeiro lugar, a cor da urina, que deve apresentar coloração amarelo-claro. Em segundo lugar, a pele, que se mantém hidratada. E em terceiro, a inexistência da sede (salvo em alguns casos). Gostou das nossas dicas para cuidar do corpo? Então que tal colocá-las em prática hoje mesmo? Acesse o nosso portal e confira vários outros temas que vão ajudá-lo a manter a boa forma e a saúde em dia!

Recomendados
Saúde

Conheça 7 alimentos que ajudam na TPM

Ela tem data certa para aparecer e todo mês ela...

Saúde

Os 4 principais motivos que levam ao estresse no home office

Que o home office já é uma realidade para muita...