Fundamentos

Concentração: Elemento chave para equilibrar mente e corpo. Concentrar-se no movimento no exato momento em que este está sendo executado auxilia na obtenção máxima do benefício que ele pode proporcionar ao corpo. Focalizar uma região do corpo enquanto se está trabalhando ajuda a trabalhar ainda melhor esta mesma região, ampliando assim os benefícios do exercício físico.

Controle: O princípio do controle é o motivo pelo qual o método pilates consegue reduzir o risco de lesões durante a atividade física. No pilates, nenhum movimento é executado descuidadamente ou sem precisão. Controle é a palavra chave para a qualidade do movimento que está sendo realizado.

Centro: A “casa de força”, como Joseph Pilates denominou o centro de força do corpo, é constituída pelos músculos abdominais e da coluna lombar, assoalho pélvico e diafragma. A energia necessária para a realização de todo e qualquer movimento, incluindo as atividades diárias, é produzida na “casa de força” e caminha externamente até as extremidades. Manter o centro de força ativado ajuda a promover uma boa coordenação na hora de realizar os movimentos. Assim como um bom equilíbrio entre as linhas de força do corpo, não sobrecarregando nenhuma parte em detrimento de outra.

Fluidez: Um dos princípios que faz com que a técnica de Joseph Pilates tenha se tornado tão difundida, uma vez que nela, a graça predomina sobre a velocidade e a energia dinâmica substitui os movimentos abruptos de outras técnicas. Assim, os movimentos são fluidos, como num longo passo ou numa valsa. Podemos ainda pensar nos movimentos dos felinos, por exemplo, quando se espreguiçam lenta e fluentemente.

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