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5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realidade de milhares e milhares de brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em julho de 2020 cerca de 8,8 milhões de cidadãos trabalhavam de casa. Os números atuais são um pouco menores, porém, ainda representam uma grande parcela da população economicamente ativa.  Nesse sentido, adaptar […]
Equipe Namu
10/04/21
Não há dúvida que o home office hoje é a realidade de milhares e milhares de brasileiros. Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, em julho de 2020 cerca de 8,8 milhões de cidadãos trabalhavam de casa. Os números atuais são um pouco menores, porém, ainda representam uma grande parcela da população economicamente ativa.  Nesse sentido, adaptar a rotina para trabalhar e cuidar da saúde ao mesmo tempo é muito importante. Caso contrário, ambas as áreas podem ser prejudicadas, aumentando até mesmo a incidência de problemas mentais, como o estresse e a ansiedade.  Sendo assim, os alongamentos são grandes aliados de quem precisa manter o corpo ativo, porém sem sair de casa. Eles podem ser realizados em locais pequenos e ajudam a eliminar diversas dores musculares que atrapalham muito o dia a dia.  Sabendo disso, trouxemos aqui 5 dicas de alongamentos para quem trabalha em casa, junto com algumas dicas que você precisa saber sobre esse tipo de exercício. Quer saber mais? Continue acompanhando e descubra tudo!

O que são alongamentos?

De maneira geral, alongamentos são exercícios utilizados para aumentar a flexibilidade dos nossos músculos, fortalecendo e promovendo uma maior sensação de bem-estar durante o dia a dia.  Além disso, muitas vezes eles são praticados como uma forma de aquecimento antes da prática de atividades mais intensas, como musculação e aeróbicos como corrida e dança. Os alongamentos são uma garantia de que nossos músculos estarão devidamente preparados para iniciar os exercícios com segurança, sem sofrer nenhuma lesão. 

Benefícios dos alongamentos para quem trabalha em casa

  Quem já passou um período em home office sabe bem que essa tende a ser uma rotina bastante sedentária. Afinal, passar o dia em frente ao computador muitas vezes nos torna mais preguiçosos, o que resulta em um sedentarismo crônico, assim como dores intensas em diversas regiões do corpo.  Nesse sentido, os alongamentos podem ser grandes aliados. Em poucos minutos eles são capazes de “esticar” o nosso corpo, trazendo de volta a flexibilidade que perdemos ao ficar muito tempo na mesma posição.  Além disso, os alongamentos também nos ajudam a frear alguns problemas físicos que podem vir a causar grandes transtornos. Um exemplo são os problemas lombares, que surgem quando passamos sentados muito tempo na mesma posição, principalmente em uma cadeira não muito confortável. Com os alongamentos corretos é possível impedir que eles avancem e até mesmo reduzir o quadro, trazendo uma melhora real nas dores e evitando a necessidade de uso de medicamentos contínuos.

Alongamento com as pernas na parede

Como comentamos anteriormente, os alongamentos são exercícios focados em combater e/ou aliviar as dores musculares. O alongamento com as pernas na parede, por exemplo, ajuda no alívio dos sintomas na região lombar e nas pernas como um todo, promovendo bem-estar e relaxamento em pouquíssimo tempo. Para realizá-lo, deite na cama com as costas retas e apoie suas pernas de forma bem esticada na parede. Deixe os braços paralelos ao tronco e o pescoço reto, de forma a manter o corpo bastante alongado. Fique na posição cerca de 5 minutos até 3 vezes ao dia. 

Alongamento sentado 

No alongamento sentado, você deve sentar diretamente no chão, preferencialmente com um colchonete embaixo. Apoie as suas costas na parede e cruze uma perna por cima da outra. Depois, gire a sua musculatura do tronco e da cabeça para o lado, de modo a esticar o corpo. Fique nessa posição por dois minutos. Após, troque o lado, para esticar tanto o lado esquerdo quanto o lado direito. 

Alongamento em pé 

Esse é um dos alongamentos mais recomendados para quem se sente pouco flexível durante o dia a dia. Para realizá-lo, fique em pé com as pernas afastadas, na mesma largura dos seus ombros. Depois, estique os braços para o alto e faça movimentos laterais para os dois lados, tentando não se inclinar para frente.  Quando terminar de fazer os movimentos para os lados, estique o corpo pra frente, de modo a tentar encostar os dedos das mãos nos pés. Em um primeiro momento, não tente se forçar a alcançar os pés. Essa flexibilidade virá com o tempo e conforme a repetição dos exercícios ao longo das semanas.

Esticando os músculos dos braços 

Esse é um movimentos de alongamento mais clássicos, mas que é super eficiente para quem precisa se livrar das dores causadas pelo home office. Em primeiro, estique o braço direito de forma horizontal, segurando-o com o braço esquerdo por baixo, na região do cotovelo. Fique nessa posição por cerca de 30 segundos.  Depois, inverta o movimento e realize com os outros braços. Mais uma forma de variar é esticando o braço por cima da cabeça, também segurando o cotovelo com a outra mão. Dessa forma você vai alongar não apenas os braços, mas também a coluna, aumentando bastante a flexibilidade do corpo de maneira geral.

Esticando os músculos das pernas

Para muitas pessoas, ficar em um pé só é um verdadeiro desafio, tanto por falta de equilíbrio quanto por dores nas costas. Nesse sentido, o alongamento das pernas é um grande aliado, pois promove o bem-estar e ainda previne problemas na coluna.  Para realizá-lo, fique em um pé só e segure o outro para trás, segurando-o com a mão pela região dos dedos. Tente ficar cerca de 15 segundos na mesma posição, depois, inverta as penas.  Quando terminar, fique em um pé só novamente, mas dessa vez  erguendo o joelho para frente, segurando-o com ambos os braços. Depois, realize o movimento novamente, mas dessa vez com a outra perna.  E aí, gostou das nossas dicas de alongamentos para realizar durante o home office? Quer conferir esses e muitos outros exercícios que vão te deixar mais flexível e disposto para enfrentar os desafios do dia a dia? Então conheça as aulas online da Namu! Nessa super plataforma de saúde e bem-estar você vai encontrar várias aulas para equilibrar corpo e mente no conforto do seu lar, que vão tornar o seu home office muito mais produtivo. Escolha entre aulas fitness, de yoga ou de pilates e garanta mais qualidade de vida para a sua rotina com os ensinamentos dos melhores professores do mercado. Confira!  

 

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