fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Pilates » Gerais »

Pilates

4 dicas e truques para quem pratica pilates

O pilates é um método de exercícios físicos que tem como objetivo principal favorecer a saúde física e mental dos seus praticantes. O método foi criado por Joseph Pilates na década de 1920 e é composto por mais de 500 atividades diferentes. Estas, por sua vez, devem ser executadas com precisão, o que exige concentração, […]
Equipe Namu
22/03/21
O pilates é um método de exercícios físicos que tem como objetivo principal favorecer a saúde física e mental dos seus praticantes. O método foi criado por Joseph Pilates na década de 1920 e é composto por mais de 500 atividades diferentes. Estas, por sua vez, devem ser executadas com precisão, o que exige concentração, força e muita consciência corporal. Mas é claro que para isso, existem dicas e truques para pilates para que você possa de fato alcançar os resultados esperados.   Considerada uma atividade com baixo risco de lesões, o pilates pode ser praticado por qualquer pessoa, incluindo gestantes e idosos. Pessoas em reabilitação de condições osteomusculares também podem se beneficiar com o método, já que ele é um grande aliado no tratamento de artrite, artrose, tendinites, lombalgias e dores crônicas.    Além disso, também é uma ótima atividade para fortalecer os joelhos, beneficiando, inclusive, pessoas que tiveram lesão no menisco ou no ligamento cruzado anterior. E como se já não bastasse todas essas vantagens, o pilates ainda fortalece o assoalho pélvico, evitando em homens e mulheres a incontinência urinária e fecal.   Com todos esses benefícios, o pilates não pode ser considerado apenas uma atividade física, mas também terapêutica. E caso queira ter mais qualidade de vida com o método, confira a seguir 4 dicas e truques para pilates que a Namu preparou especialmente para você!  

Conheça o Pilates Solo

  Ao contrário do que se imagina, para praticar pilates você não precisa de nenhum daqueles aparelhos encontrados em academias e studios. Graças à modalidade solo, você pode realizar os exercícios do método usando apenas o peso e a força do seu próprio corpo.   Também conhecido como Mat Pilates, trata-se de uma modalidade desafiadora, já que exige mais esforço físico, mais concentração e equilíbrio. Pode ser praticada inclusive por iniciantes e seus resultados costumam aparecer mais rapidamente. Para isso, no entanto, alguns acessórios se tornam indispensáveis, tais como:  
  • Bola de pilates;
  • Faixas elásticas;
  • Rolo de espuma;
  • Magic circle;
  • Bosu;
  • Colchonete.
 

Use a tecnologia a seu favor

  Outra grande vantagem do pilates solo é que para obter os seus muitos benefícios você sequer precisa abandonar o conforto do seu lar. Hoje em dia, vários aplicativos de celular oferecem aulas elaboradas por profissionais especializados para que você possa praticar a atividade onde e quando quiser.   Aliás, baixar um aplicativo completo de saúde e bem-estar é uma das dicas e truques para pilates mais úteis que podemos oferecer. Afinal, com apenas alguns cliques na tela do seu celular você terá benefícios incríveis, como por exemplo:  
  • Alinhamento postural;
  • Mais flexibilidade;
  • Melhora do foco e da concentração;
  • Ampliação da capacidade respiratória;
  • Tonificação muscular;
  • Emagrecimento saudável;
  • Coordenação motora e equilíbrio;
  • Desenvolvimento da consciência corporal;
  • Alívio de dores crônicas;
  • Redução dos sintomas do estresse e da ansiedade;
  • Prevenção da osteoporose;
  • Eliminação de toxinas;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico;
  • Melhora das funções metabólicas do organismo;
  • Mais disposição para enfrentar os desafios do dia a dia.
  É claro que para ser contemplado com todas essas vantagens, o cuidado na escolha do aplicativo é essencial. Ele deve ser elaborado em parceria com professores especializados, para que você possa realizar os movimentos com total segurança.    Além disso, também deve possuir atividades para iniciantes. Assim, mesmo que você nunca tenha tido contato com o pilates antes, poderá compreender as principais técnicas básicas desde o início para evoluir gradativamente no método.  

Escolha uma modalidade de pilates que atenda aos seus objetivos

  E quem disse que pilates é tudo igual? Conforme mencionamos anteriormente, o pilates é um método de exercícios físicos composto por mais de 500 atividades diferentes. Nesse sentido, fica fácil perceber que cada movimento cumpre uma determinada finalidade. Enquanto uns são voltados ao alinhamento postural, outros possuem como principal objetivo o relaxamento.   Justamente por isso o pilates é dividido em modalidades, que reúnem exercícios físicos com propósitos parecidos. Só para você ter uma ideia, o pilates terapêutico é composto por movimentos de alongamento, fortalecimento muscular e postura. Quando combinados, eles visam aliviar as dores e desconfortos do dia a dia, incluindo a redução do estresse e da ansiedade.   Contudo, se você quiser ter equilíbrio e consciência corporal, as aulas de pilates em casa podem ser uma ótima alternativa. Durante as aulas, você vai aprender a transformar alguns itens que tem em casa em acessórios para realizar os movimentos com mais economia. Como resultado, você vai ter mais energia, força, postura mais alinhada, melhora da qualidade do sono e menos dores musculares.   Além das duas opções de pilates apresentadas, há também modalidades focadas no emagrecimento, bem como na evolução da prática. Conforme você pode perceber, as dicas e truques para pilates também envolvem escolher o tipo de pilates solo ideal para as suas necessidades. Felizmente, graças à versatilidade do método, certamente haverá um ideal para você.  

Combine o pilates com outras práticas de relaxamento mental

  Querendo mais dicas e truques para pilates? Então que tal combinar a atividade com outras práticas de relaxamento para potencializar ainda mais os seus resultados?   Tanto o yoga como a meditação são práticas orientais que buscam o equilíbrio do corpo e da mente por meio de posturas, técnicas de relaxamento e de respiração. Aliás, o próprio pilates é baseado nas tradições orientais. Seu criador, Joseph Pilates, acreditava que somente com a integração do corpo e da mente era possível ter uma saúde melhor.   Por isso, combinar o pilates com o yoga e a meditação pode aumentar consideravelmente a sua qualidade de vida. E mais uma vez, você pode recorrer à tecnologia para ter acesso a vários conteúdos e aulas em um só lugar. O super app Namu, por exemplo, oferece mais de 150 meditações guiadas e mais de 240 atividades físicas, incluindo yoga, pilates e ginástica laboral.   Além disso, esse super aplicativo de saúde e bem-estar oferece ainda mais de 900 refeições de diversas dietas. Assim, seja você vegetariano, vegano, intolerante a glúten ou à lactose, poderá experimentar uma transformação completa em sua vida. Confira!  


Recomendados
Gerais

5 alongamentos para quem trabalha de casa

Não há dúvida que o home office hoje é a realid...

Gerais

Pilates solo: quais acessórios você precisa para praticar com um aplicativo

Para quem não conhece, o pilates solo é uma mod...