Histórico

Joseph H. Pilates nasceu em 1883, na cidade de Mönchengladbach, Düsseldorf, Alemanha. Filho de um pai ginasta e uma mãe conhecedora dos remédios naturais, Joseph Pilates foi ainda assim uma criança doente, tendo sofrido de asma, raquitismo e febre reumática. Em razão da sua condição física e da falta de saúde, Joseph praticou como autodidata, desde sua infância, atividades como yoga, meditação zen, artes marciais, boxe, mergulho e musculação. Estudava anatomia, observava os animais e a natureza, pesquisava e experimentava tudo o que lhe permitisse se tornar um homem mais forte. 

Em 1912, Joseph Pilates viajou para o Reino Unido onde se instalou. Lá, praticou boxe profissional, atuou como artista de circo e trabalhou como instrutor de defesa pessoal para a Scotland Yard. Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Joseph Pilates, por ser alemão, foi preso numa antiga fábrica em Lancaster (Inglaterra). Foi nesse período que ele começou a desenvolver os princípios da contrologia, que posteriormente viria a se chamar método pilates. Mais tarde, foi transferido para um campo de concentração em Isle of Man —ilha que fica entre o Reino Unido e a Irlanda —, onde aprofundou ainda mais seu conhecimento ajudando prisioneiros e soldados feridos de guerra a se recuperarem através de uma prática física diária. Mesmo aqueles que estavam acamados, praticavam os princípios da contrologia na cama através do uso de molas, roldanas e tiras improvisadas.

Em seu retorno à Alemanha (1918), Pilates passou a treinar a polícia alemã, ensinando defesa pessoal. Foi nessa época que ele entrou em contato com importantes nomes da dança, entre eles, Rudolf Laban (1879-1958), dançarino, coreógrafo e analista do movimento; e Mary Wigman (1886-1973), coreógrafa alemã que incorporou em seu trabalho os exercícios de Joseph. No entanto, desapontado com a política social da Alemanha, Pilates se mudou para os EUA, em 1926.

Vivencie

Palestras e Entrevistas

Entenda a história e o que é pilates

Entenda a história e o que é pilates
Aula e Curso

#FaçaemCasa: fortalecimento do abdômen

#FaçaemCasa: fortalecimento do abdômen
Aula e Curso

#FaçaemCasa: trabalho com as pernas

#FaçaemCasa: trabalho com as pernas

Possibilidades

Esportes

veja mais sobre o tema