fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

5 exercícios para perder barriga

Conhecer os melhores exercícios para perder barriga é muito importante para quem deseja melhorar a autoestima e cuidar do próprio corpo
Da redação
30/11/20
Sem dúvida alguma os exercícios para perder barriga são um dos mais procurados por quem deseja manter a boa forma e a saúde em dia. Afinal de contas, reduzir a circunferência abdominal não significa apenas zelar pela boa aparência, mas também combater uma série de doenças, principalmente as cardiovasculares. Nesse sentido, vários exercícios podem te ajudar a se livrar das gordurinhas abdominais indesejáveis e a aumentar a sua qualidade de vida. E graças aos aplicativos de celular, você pode realizá-los quando quiser e onde estiver. Quer conhecer alguns exercícios para perder barriga? Então leia o artigo a seguir até o final!

1. Abdominais

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Sophia Mind, cerca de 54% das mulheres brasileiras estão insatisfeitas com o próprio corpo. Dentro desse número, para 58% das entrevistadas a barriga é a região que mais as incomoda. Nesse sentido fica evidente que descobrir os melhores exercícios para perder barriga não é apenas um desejo, mas uma necessidade. Afinal, seus resultados contribuem para aumentar a autoestima e deixar o dia a dia mais leve.   Nesses quesitos, os exercícios abdominais se constituem como grandes aliados para eliminar a gordura do abdômen. Mas não somente isso. Eles também facilitam a realização das tarefas diárias, pois promovem o condicionamento físico, o fortalecimento muscular e a boa postura. Para realizá-los basta deitar-se em uma superfície plana, preferencialmente no chão com um colchonete. Depois, dobre as pernas deixando os pés de forma paralela, assim como os joelhos. Para o movimento, coloque as mãos atrás da cabeça e incline-se para frente, tentando fazer com que a cabeça toque nos joelhos.

2. Prancha

exercicios-para-perder-barriga-prancha
Semelhantemente aos abdominais, a prancha também é um dos exercícios para perder barriga. A princípio, essa atividade consiste basicamente em sustentar o corpo em linha reta com os cotovelos e os pés apoiados no chão. Embora seja um exercício de curta repetição, de 15 a 30 segundos, ele oferece benefícios incríveis, a saber:
  • Emagrecimento e definição abdominal;
  • Alinhamento postural;
  • Fortalecimento muscular;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Redução de dores na coluna.
E por falar em dor de coluna, de acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40% das pessoas sofre com algum tipo de dor nas costas, atrapalhando atividades profissionais e pessoais. Se esse é o seu caso, reservar pelo menos 15 minutos de 2 a 3 vezes na semana para praticar prancha abdominal pode ser uma excelente ideia. Para praticar o exercício, deite-se com a barriga para baixo, colocando os cotovelos e os antebraços no chão, na altura dos ombros. Logo depois, levante o corpo também com os pés apoiados ao chão, formando uma espécie de ponte. Permaneça na postura entre 15 e 30 segundos e repita o processo entre 4 e cinco vezes.

3. Bicicleta no ar

Outro entre os exercícios para perder barriga que não pode passar despercebido é a bicicleta no ar. Fácil de fazer, essa atividade é uma perfeita combinação de exercícios abdominais e aeróbicos com flexões de tronco e quadril que oferece resultados interessantes. Seu foco está na resistência física, já que para praticá-lo você precisa manter o tronco um pouco afastado do chão enquanto pedala uma bicicleta imaginária. Além disso, esse exercício também trabalha vários músculos do corpo, incluindo os laterais e o transverso abdominal, músculo responsável por estabilizar a coluna. Ademais, a bicicleta no ar também estimula a queima calórica, favorecendo o emagrecimento saudável. Ainda, aumenta a frequência cardíaca e o condicionamento físico. Para realizá-la é preciso deitar-se no chão com as costas retas e simular o movimento de pedal com as pernas para cima, como se estivesse literalmente pedalando no ar.

4. Burpee

Queridinho dos personal trainers, o burpee é mais um dos exercícios para perder barriga que concilia o fortalecimento muscular com as atividades aeróbicas. Ele é uma excelente atividade para quem deseja perder peso, ganhar massa muscular, ganhar condicionamento físico e coordenação motora. E de forma semelhante aos demais, você também pode praticá-lo em casa sem nenhuma dificuldade e sem o uso de equipamentos específicos. Para praticar o burpee, tudo o que você precisa é ficar de pé, mantendo os pés abertos e alinhados com a região dos ombros. Logo depois, desça o corpo até o chão, fazendo a posição de prancha. Para se levantar, erga o corpo rapidamente e dê um pequeno pulo, abaixando-o novamente e repetindo a sequência de exercícios.

5. Escalador

Já o escalador concilia a prancha com movimentos mais intensos, também podendo ser considerado um exercício aeróbico. Também conhecido como flexão alpinista, a atividade fortalece os músculos do abdômen, principalmente os da parte inferior da barriga. Para realizar o escalador o primeiro passo é fazer a posição de prancha, mas com os cotovelos erguidos e tentando deixar a região do quadril erguida. Depois, deve-se tirar os pés do chão um de cada vez, erguendo os joelhos em direção a barriga. Os movimentos devem ser intercalados no formato de séries de 1 ou 2 minutos cada uma.

Exercícios para perder barriga: dicas para potencializar os resultados

Agora que você já conhece os 5 melhores exercícios para perder barriga, vale também descobrir algumas dicas para acelerar os resultados. Assim, você não somente vai se sentir bem com o seu corpo, mas como também vai se sentir muito mais motivado para continuar os seus treinos.
  • Sempre utilize tênis para fazer os exercícios. Caso contrário, poderá sofrer lesões nos pés, joelhos e coluna;
  • Use roupas confortáveis e que não limitem a realização dos exercícios;
  • Concilie os exercícios com uma dieta equilibrada e nutritiva;
  • Não se esqueça de cuidar da saúde mental, praticando atividades como yoga e meditação;
  • Utilize um aplicativo para descobrir novos exercícios e variar a sua rotina de treinos, de modo a potencializar os seus resultados.
Agora que você já conhece os cinco exercícios para perder barriga preferidos dos educadores físicos, que tal conhecer outras opções? Baixe o super app Namu e tenha acesso a esses exercícios e a mais de 240 aulas de atividades físicas para manter a saúde e boa forma em dia com apenas alguns cliques.

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...