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Como diminuir a retenção de líquidos?

A princípio, a retenção de líquidos é provocada pelo acúmulo de água no corpo. Ela causa inchaço nos membros inferiores e superiores, celulite e é responsável por mais alguns quilinhos na balança. Apesar disso, combater o problema é mais fácil do que se imagina e você pode fazer isso apenas mudando o seu estilo de […]
Equipe Namu
15/02/21
A princípio, a retenção de líquidos é provocada pelo acúmulo de água no corpo. Ela causa inchaço nos membros inferiores e superiores, celulite e é responsável por mais alguns quilinhos na balança. Apesar disso, combater o problema é mais fácil do que se imagina e você pode fazer isso apenas mudando o seu estilo de vida. Isso porque a retenção de líquidos geralmente está associada ao consumo excessivo de produtos industrializados, sedentarismo e até mesmo à falta de ingestão de água. É claro que em alguns casos também pode estar relacionada a problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, renais e alterações hormonais, casos em que é necessário acompanhamento médico.  Mas como diminuir a retenção de líquidos de forma natural e sem complicações? Conforme pontuamos anteriormente, nesse caso o melhor caminho é fazer escolhas mais saudáveis no dia a dia. Confira a seguir 5 atitudes que você pode adotar para desinchar para manter a saúde, a boa forma e a autoestima lá em cima!

1. Substitua os alimentos industrializados pelos naturais

Os alimentos industrializados, principalmente os embutidos (mortadela, salsicha, presunto, peito de peru entre outros) são ricos em sódio, que quando consumido em grandes quantidades causa retenção de líquidos. Mas não é só nos sólidos que essa substância está presente não, viu? Refrigerantes, sucos industrializados de caixinha, em pó e os concentrados em garrafas também possuem sódio. O que fazer então? Para combater o inchaço, o ideal é substituir esses ingredientes por legumes, verduras, frutas e grãos. Quanto aos sucos, opte pelos naturais, feitos com a própria fruta. Agora, caso já esteja sofrendo com a retenção de líquidos uma dica bem bacana é consumir alimentos fontes de potássio, além de chás com propriedades diuréticas. O chá de hibisco, por exemplo, tem se mostrado bem eficaz na redução dos sintomas da retenção de líquidos.

2. Pratique atividades físicas regularmente

Outra atitude que você pode adotar para diminuir a retenção de líquidos é praticar atividades físicas. Até mesmo porque, muito além do emagrecimento saudável, se exercitar faz você transpirar, o que contribui para eliminar o acúmulo de água no corpo. Além disso, praticar atividades físicas também melhora o metabolismo e ativa a circulação sanguínea, o que é ótimo para reduzir o inchaço. E você nem precisa se matar na academia e nos treinos em casa não, viu? Basta escolher ao menos uma atividade do seu interesse e se dedicar a ela cerca de 30 – 40 minutos por dia. O pilates, o yoga e as caminhadas ao ar livre, por exemplo, são excelentes exercícios para desinchar, relaxar e ganhar condicionamento físico. Confira 3 exercícios para evitar a retenção de líquidos

3. Ingestão hídrica X retenção de líquidos

E por mais que pareça estranho, beber bastante água também ajuda a combater a retenção de líquidos. Afinal, a água mantém o bom funcionamento dos rins. Este, por sua vez, elimina as toxinas do organismo através da urina e claro, quanto mais hidratado você estiver, mais xixi fará. De acordo com o Ministério da Saúde, a quantidade diária de água varia de pessoa para pessoa, mas no geral, são necessários de 2 a 4 litros de água por dia para se manter hidratado. Ainda de acordo com o órgão, idosos e gestantes precisam de uma quantidade ainda maior de água por dia.

4. Massagem para retenção de líquidos

Além das formas de desinchar mencionadas anteriormente, você também pode recorrer à drenagem linfática, um tipo de massagem específica que ajuda a drenar os líquidos acumulados no corpo. Através de manobras com as mãos ou de equipamentos, eles são encaminhados para pontos específicos do corpo, para facilitar que sejam eliminados. Há ainda a massagem modeladora, que ativa a circulação sanguínea e torna os líquidos do corpo mais fluídos, o que facilita a circulação linfática. O fato é que ambos os procedimentos são excelentes para reduzir o inchaço e aumentar a elasticidade da pele, já que ela fica mais hidratada. E a boa notícia é que pensando em você, o Namu lançou o curso Massoterapia e Massagem Relaxante, ministrado pela massoterapeuta Liliane Ribeiro. Durante as aulas, online e em vídeo, você vai aprender sobre os principais tipos de massagem e seus benefícios, para aplicá-los em si mesmo ou em outras pessoas. Faça a sua inscrição!

5. Faça da tecnologia a sua grande aliada!

E se você gostou de todas as dicas anteriores, vai adorar saber que também pode diminuir a retenção de líquidos com a ajuda de um aplicativo de celular! Isso mesmo! O super app Namu, por exemplo, reúne em um único lugar várias soluções para o seu corpo, mente e alimentação para que você conquiste qualidade de vida com apenas alguns cliques. Por meio dele, você tem acesso a aulas fitness, práticas meditativas e a mais de 980 receitas de diversas dietas para cuidar da saúde física, mental e da rotina alimentar em conjunto. Além dessas atividades, o super app Namu também te oferece um calendário para gerenciar suas atividades agendadas, contador de calorias, controle de ingestão de água e uma lista de compras de acordo com o seu planejamento de refeições. E como se já não bastasse, com esse app você tem ainda acesso a fóruns de discussão, de acordo com os seus objetivos. Assim, vai poder trocar ideias, experiências e compartilhar os resultados com outros usuários do aplicativo. E vale a pena destacar que todos os conteúdos são feitos em parceria com profissionais especializados, para que você possa diminuir a retenção de líquidos e tratar outras condições com a máxima segurança possível. Gostou? Então conheça o aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado e transforme seus hábitos de maneira efetiva com muita praticidade e economia.

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