fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Treino Funcional

Fitness

Saia do sofá: 5 exercícios para fazer em casa

Qual é a sua desculpa para deixar de ser sedentário?
Da redação
06/04/20
Seja para emagrecer ou para melhorar o condicionamento físico, os exercícios para fazer em casa são excelentes opções. Com eles, pode-se garantir mais saúde e disposição para o dia a dia sem precisar gastar uma pequena fortuna com academias. No entanto, realizar atividades sem o acompanhamento de um profissional pode não ser seguro, principalmente para quem está começando agora. Por isso, no artigo de hoje você vai conhecer os 5 melhores exercícios para fazer em casa e onde encontrar bons cursos fitness online. Acompanhe!

5 exercícios para fazer em casa e sair da inércia hoje mesmo

Conheça a seguir 5 exercícios físicos de fácil execução, excelentes para serem praticados no conforto do seu lar:

1. Abdominais

Certamente não podemos começar a nossa lista de exercícios para fazer em casa sem falar dos abdominais, que são excelentes para definir a barriga. Práticos e simples de serem executados, eles possuem vários tipos distintos, sendo o mais comum deles o que é praticado com o corpo completamente apoiado no chão.
benefícios-dos-exercícios para fazer em casa
Nessa modalidade de abdominal, as mãos devem ser levantadas na altura da cabeça e o corpo projetado para cima, concentrando a força no abdômen. Faça 3 séries com 10 repetições em cada uma diariamente e surpreenda-se com os resultados! Aprenda a fazer abdominais com Raquel Pitta, Personal Trainer

2. Prancha

Entre os exercícios para fazer em casa, esse é um dos mais populares. Isso porque um minuto dele equivale a 100 abdominais.
prancha
Para praticar a prancha, deite-se de bruços no chão. Depois, apoie os cotovelos e as palmas das mãos no chão, juntamente com a ponta dos pés. Levante o corpo de maneira que ele permaneça em um ângulo reto, com o quadril também levantado e o pescoço reto.
Nos primeiros treinos, pode ser difícil permanecer mais do que vinte segundos nessa posição. Afinal, ela força bastante a região do abdômen e da coluna, bem como as pernas e braços. Procure ficar na postura o máximo de tempo que aguentar, repetindo sempre três séries em sequência. Logo nas primeiras semanas já será possível perceber os resultados. A prancha é ótima para modelar as pernas, cintura e tonificar os músculos do braço. Dessa forma, ganha-se uma postura mais ereta e elegante.

3. Agachamento

Quem nunca buscou por exercícios para fazer em casa e realizou alguns agachamentos por conta própria, que atire a primeira pedra. Muito conhecido pelo seu forte poder modelador de glúteos e coxas, os agachamentos promovem uma verdadeira transformação nas pernas. Dentro dessa atividade, podemos destacar duas formas diferentes para praticá-la:

Agachamento na cadeira

Essa é a melhor opção para quem está começando a praticar a atividade e não deseja ficar todo dolorido no dia seguinte. Seus resultados são equivalentes ao agachamento comum, mas o formato é mais fácil de ser realizado. O primeiro passo é encontrar uma cadeira que fique na altura dos joelhos. Quando estiver com ela em mãos, posicione-se de costas para ela e com os braços esticados a frente. Sente-se bem devagar, de modo que sinta o esforço advindo de suas pernas. Repita o movimento de 10 as 15 vezes, em 3 séries seguidas.

Agachamento isométrico

Nessa modalidade, não é preciso repetir o movimento, e sim permanecer nele por cerca de 30 segundos. Posicione-se com as pernas abertas na largura dos ombros, os pés fixos no chão e as costas encostadas em uma parede. Dobre os joelhos em um ângulo de 90 graus, de modo que fique em uma posição de “sentado no ar”. Tente permanecer nessa postura pelo maior tempo que conseguir, concentrando os esforços nas pernas e não na coluna. O indicado é realizar no mínimo 3 séries seguidas de 30 segundos. No entanto, caso sinta muita dificuldade, pode começar aos poucos, com menos tempo e 2 séries apenas.
Aprenda a fazer agachamento isométrico com a quarta aula do Namu Fit:

4. Extensão dos pés (flexão plantar)

Entre os exercícios para fazer em casa, esse com certeza é um dos mais práticos e simples. Você pode realizá-lo em apenas dois minutos e em qualquer lugar, até mesmo em frente à TV.
extensão
Para isso, coloque um calçado confortável, preferencialmente um tênis com redução de impacto. Depois, fique de pé, com o corpo totalmente reto e os braços firmes ao lado do corpo. Apoiando-se nas pontas dos pés, erga o corpo e abaixe-o cerca de 20 vezes, repetindo em 3 séries. Caso possua pesos em casa, pode segurar um em cada mão, de modo a aumentar a dificuldade do exercício.
Essa simples atividade pode ser a responsável por uma transformação completa em sua panturrilha. Ela fortalece a musculatura e ajuda o corpo a ter mais resistência física para caminhadas e corridas.

5. Corda

Se você está buscando por exercícios para fazer em casa para ajudar na perda de peso, com toda a certeza esse é o mais indicado. Pular corda é uma atividade com a qual éramos habituados quando crianças, mas que perdemos o costume quando adultos. No entanto, ela pode ser uma grande aliada na rápida redução de medidas.
pular corda
No começo, 50 pulos já podem ser bastante para o seu condicionamento físico. Porém, tente começar com esse número e repeti-lo em várias séries. Dessa forma, seu corpo se acostumará mais facilmente com o ritmo. Uma dica importante é nunca pular com os pés descalços ou de chinelo. Isso pode causar uma torção ou outra lesão irreversível aos membros inferiores.

Exercícios para fazer em casa: conheça os cursos online do Namu

Com a correria do dia a dia, os exercícios para fazer em casa têm sido muito procurados por quem deseja ficar em forma, mas não tem tempo de frequentar academias. Mas, como praticá-los com segurança? A resposta é bem simples, através da plataforma Namu. Online e em vídeo, nossos cursos fitness são ministrados por educadores físicos, para que você possa praticar as atividades no conforto do seu lar sem nenhuma dificuldade. Assim, você ganha mais condicionamento físico e qualidade de vida sem sair de casa! Clique aqui e confira!

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...