fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Corpo e Mente » Fitness » Gerais

Fitness

Treino em casa: como diversificar a rotina de exercícios?

Cansado de fazer sempre as mesmas atividades? Então saiba como diversificar a sua rotina de treino em casa com a ajuda de um aplicativo
Da redação
27/11/20
Quem nunca pensou em começar uma rotina de treino em casa, não é mesmo? Afinal, com a correria do dia a dia muitas vezes falta tempo para frequentar um estúdio ou academia. Se você se enxergou nesse contexto, este artigo te traz uma boa notícia: graças aos aplicativos de celular, é possível praticar atividades físicas quando e onde você quiser. E ao contrário do que você imagina, os aplicativos fitness não estão restritos às atividades de musculação ou treino funcional. Absolutamente! Só para se ter uma ideia, existem vários exercícios que podem ser realizados de maneira segura dentro do seu próprio lar. Com a orientação de profissionais especializados, eles mantêm o seu corpo saudável e ainda oferecem vários benefícios para a sua mente. Quer saber como diversificar a rotina de treino em casa? Então acompanhe o artigo a seguir!

Conte com a ajuda da tecnologia

diversificar treino online
Inegavelmente estamos vivendo na era da tecnologia. Vivemos conectados o dia todo, por meio de computadores e dispositivos móveis. Então, que tal usar essas facilidades para diversificar a sua rotina de treino em casa?
Felizmente, hoje em dia vários aplicativos possibilitam a prática de exercícios físicos de maneira simples. Basta estar conectado à internet para manter a boa forma. Alguns, inclusive, são tão completos, que além de boa variedade de aulas online, ainda oferecem práticas de relaxamento mental e receitas de dietas diversas. Assim, você pode cuidar do corpo, da mente e da alimentação em um só lugar. Mas, além da musculação e dos treinos de alta intensidade, quais exercícios praticar em casa por meio de um aplicativo? Se essa também é a sua dúvida, confira a seguir algumas sugestões que o Namu preparou especialmente para você.

Yoga online

De acordo com a UNESCO, mais de 200 milhões de pessoas praticam yoga no mundo todo. E não é para menos: a atividade alivia os sintomas de estresse e ansiedade, ativa a circulação sanguínea e melhora a capacidade respiratória. Mas é claro que não é só isso. Além desses benefícios, o yoga também oferece outras vantagens importantes aos seus adeptos, tais como:
  • Relaxa o corpo e a mente;
  • Ajuda a dormir melhor;
  • Melhora a concentração;
  • Oferece mais flexibilidade;
  • Promove o autoconhecimento e a paz interior.
E caso você esteja achando que fazer as posturas de yoga com o auxílio de um aplicativo é impossível, está na hora de repensar isso. Até mesmo porque as aulas são online, em vídeo e ministradas por professores competentes. Além disso, existem várias modalidades e níveis de yoga, focados inclusive em posturas para iniciantes. Assim, mesmo que você nunca tenha tido uma experiência anterior com a atividade, poderá praticar as posturas sem erro.

Pilates

Semelhantemente ao yoga, o pilates é mais um exercício físico que você pode incluir em sua lista de treino em casa. Muito embora seja associado a exercícios de reabilitação, o pilates é um método composto por mais de 500 atividades diferentes, que sem dúvida podem fazer muito pela sua saúde e bem-estar. Para quem não sabe, o pilates também reúne técnicas usadas em práticas milenares como o yoga e a meditação. Inclusive, a atividade é baseada em cinco princípios básicos, a saber:
  • Concentração;
  • Controle;
  • Precisão;
  • Centralização;
  • Respiração;
  • Fluidez dos movimentos.
Já quanto aos benefícios do pilates, podemos destacar:
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Alinhamento postural;
  • Fortalecimento muscular;
  • Mais flexibilidade e melhoria da coordenação motora;
  • Alívio de dores musculares;
  • Ajuda no emagrecimento e controle do peso;
  • Fortalecimento do assoalho pélvico;
  • Relaxamento físico e mental.
Ademais, cabe ainda ressaltar que para praticar pilates em casa não é preciso ter aparelhos ou equipamentos específicos. Isso porque os aplicativos de celular se baseiam no pilates solo, que se utiliza do peso do corpo do praticante para a realização dos exercícios. Sendo assim, tudo o que você precisa é de um colchonete ou tapete de yoga e de alguns acessórios básicos, como a bola de pilates, por exemplo.

Corrida

Saindo um pouco da zona de conforto (do seu lar, é claro), você também pode diversificar a sua rotina de treino em casa apostando em uma atividade aeróbica, a corrida. Ela também pode ser praticada por meio de aplicativos, já que você pode levar o seu celular contigo para onde for. Nesse caso, os apps se mostram vantajosos porque te ajudam a criar metas de percurso, geralmente em passos ou quilômetros. Dessa forma, você se mantém motivado a superar os seus limites e a manter a saúde e a boa forma em dia.

Ginástica laboral

Agora, se você está buscando aliviar os incômodos musculares decorrentes do dia a dia no trabalho ou até mesmo evitar uma doença ocupacional, aposte na ginástica laboral. Graças à tecnologia, essa modalidade de exercícios físicos ultrapassou os limites do escritório e agora pode fazer parte da sua rotina de treino em casa! Essa atividade é focada em vários exercícios de alongamentos, com o objetivo de evitar/aliviar dores e desconfortos musculares, bem como de realinhar a postura e promover o bem-estar.

Dicas para praticar o treino em casa sem complicações

Conforme você pode perceber, várias são as vantagens de aderir ao treino em casa. Além de poder praticar o exercício físico de sua preferência quando e onde quiser, você também não perder horas no trânsito se deslocando até uma academia ou estúdio. Contudo, para obter bons resultados com o seu treino, é preciso colocar em prática algumas dicas importantes. Certamente elas te ajudarão a ter um treino seguro e eficaz de forma a alcançar os seus objetivos:
  • Sempre usar roupas confortáveis para treinar;
  • Ter um tênis que absorva o impacto das atividades;
  • Criar uma rotina de horários adequados para treinar;
  • Ter um local específico e amplo, que permita a mobilidade;
  • Contar com aplicativos elaborados em parceria com profissionais especializados.
  E agora que você já sabe que é possível diversificar a sua rotina de treino em casa com a ajuda de um aplicativo, que tal baixar o super app Namu em seu celular? Yoga online, pilates, exercícios fitness, acompanhamento para corrida, ginástica laboral: essas e muitas outras soluções você encontra no aplicativo de saúde e bem-estar mais completo do mercado!

Recomendados
Fitness

Home Office: 6 exercícios para alongar durante o expediente

Aplicativo fitness oferece exercícios de alonga...

Meditação

5 exercícios para relaxar no home office

O super aplicativo app Namu possui mais de 240 ...