fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Saúde » Saúde Mental »

Saúde Mental

7 dicas práticas para manter a saúde mental em dia

Quer manter a sua saúde mental em dia, mas não sabe por onde começar? Confira 7 dicas práticas para ter bem-estar físico e emocional no dia a dia!
Da redação
20/10/22
Mais de 50 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de transtorno mental no Brasil, de acordo com dados da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) divulgados na CNN Brasil. De acordo com especialistas, entre os problemas de saúde mental mais comuns destacam-se a ansiedade, o estresse crônico, transtornos de humor, Burnout e a depressão.  Também de acordo com especialistas, a maioria dos transtornos são desencadeados por estresse e pressão no trabalho, enquanto outros, por causa de questões familiares e pessoais. Ou seja, a hereditariedade tem pouca participação nesses números tão expressivos e preocupantes. Ou seja, em muitos casos, é possível mudar o quadro com a mudança de hábitos de vida e com a adoção de algumas práticas simples. Quer saber como manter a sua saúde mental em dia? Então confira as dicas que a Namu preparou especialmente para você!

Tenha uma alimentação equilibrada

Ao contrário do que se imagina, ter uma alimentação saudável não serve apenas para emagrecer. Absolutamente. Oferecer ao organismo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento também é uma excelente forma de cuidar da saúde mental.  Só para se ter uma ideia, alguns alimentos são ricos em nutrientes que podem beneficiar o sistema nervoso, afastar o cansaço e estimular a produção de neurotransmissores no organismo, mais conhecidos como hormônios do bem-estar. São eles:
  • Leguminosas e vegetais verdes: alimentos fontes de ferro, mineral que combate o cansaço e alivia os sintomas da ansiedade;
  • Leite, ovos e bife de fígado: fontes de vitamina D, substância que regula o metabolismo, melhora o bem-estar do corpo e da mente;
  • Banana: alimento rico em triptofano, aminoácido essencial que estimula a produção de serotonina no organismo, regulando o humor e combatendo sintomas de estresse, ansiedade e depressão;
  • Peixes de água fria como salmão, sardinha, atum e arenque: fontes de ômega 3, substância anti-inflamatória e antioxidante que atua na manutenção das funções cerebrais, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson e atuando fortemente no combate à depressão.

Pratique atividades físicas regularmente

A prática regular de atividades físicas também é uma ferramenta poderosa para manter a saúde mental em dia. E não é tão difícil de explicar seus benefícios. Os exercícios físicos beneficiam as funções cerebrais, reduzindo inflamações, induzindo o crescimento neural e liberando endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de felicidade, bem-estar e disposição física. E vale destacar que várias atividades físicas podem proporcionar esses benefícios e contribuir para a sua saúde emocional. No entanto, entre todas as opções disponíveis, o yoga se destaca. A atividade milenar combina exercícios físicos e posturais com técnicas de respiração que beneficiam não só o emocional, mas como o corpo todo. Além do yoga, você também pode investir em:
  • Caminhadas;
  • Musculação;
  • Ciclismo;
  • Pilates;
  • Natação e muitos outros exercícios.

Durma bem

Ter boas noites de sono também é muito importante para a saúde mental. Quem dorme pouco geralmente acorda irritado, sem disposição física e sem concentração para nada. Mas por que isso acontece? Você já parou para se perguntar? É durante o sono que nosso organismo recarrega as baterias e se prepara para os desafios do dia seguinte. Uma boa noite de sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regula a pressão arterial e equilibra o metabolismo. Além disso, melhora o foco, a concentração e a memória. Por outro lado, uma noite de sono mal dormida pode afetar a produção de neurotransmissores no cérebro, aumentando os níveis de estresse e ansiedade.

Adote práticas de relaxamento mental como a meditação

Além do yoga, a meditação também é uma prática milenar com grande potencial de contribuir positivamente para a sua saúde emocional.  A técnica tem como principais pilares o controle da respiração e a concentração. Seu objetivo principal é esvaziar a mente dos seus praticantes de pensamentos futuros (ansiosos) e passados (depressivos). Com isso, você aprende a controlar suas próprias emoções, descobrindo o que te faz bem e o que te faz mal. Com o autoconhecimento adquirido, é possível enfrentar os desafios do dia a dia com mais calma e sabedoria. Isso, por sua vez, reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.

Faça atividades prazerosas

Pode ser ler um livro, ir ao cinema, viajar, sair com os amigos, não importa. Investir em atividades que você goste de fazer e que te possibilitem relaxar também é uma ótima estratégia para cuidar da saúde mental. Você pode, inclusive, desenvolver novas habilidades como dançar, cantar, pintar ou até mesmo praticar algum esporte.

Busque ajuda profissional sempre que necessário

Outra forma efetiva de manter a saúde mental em dia é contar com o apoio de profissionais especializados como psicólogos. Por meio de conhecimentos e técnicas específicas, eles ajudam milhares de pessoas a lidarem com suas emoções em vários aspectos de suas vidas, como profissional, pessoal, sentimental e familiar. Na prática, eles ensinam a você como aceitar as exigências da vida de maneira mais assertiva.  A terapia psicológica pode atuar eficientemente tanto em distúrbios mentais já presentes, quanto também pode atuar de forma preventiva. No primeiro caso, a busca é pela resolução dos conflitos já instalados, como problemas de saúde mental, problemas no casamento, alcoolismo, tabagismo e uso de drogas, por exemplo. Já na forma preventiva, a terapia psicológica é um excelente instrumento de autoconhecimento, aceitação e desenvolvimento pessoal.

Busque uma solução integrada de saúde e bem-estar

Por fim, mas não menos importante, contar com a tecnologia pode ser um grande passo rumo ao bem-estar físico e emocional. O super app Namu, por exemplo, possui vários conteúdos e atividades integradas para você cuidar do corpo, da mente e da rotina alimentar em conjunto e com apenas alguns cliques na tela do seu celular. São mais de 240 aulas de atividades físicas como yoga, pilates e fitness. E mais de 980 receitas de diversas dietas, além de mais de 150 meditações guiadas para praticar quando e onde quiser. E como se já não bastassem essas vantagens, o aplicativo Namu também conta com serviço de teleatendimento.  Nessa modalidade, profissionais como psicólogos, nutricionistas, personal trainers e várias outras especialidades oferecem atendimento online e ao vivo para você tirar dúvidas, receber orientações personalizadas e individualizadas. Assim, sempre que se sentir desmotivado, triste ou estressado, poderá encontrar a ajuda necessária para ter mais qualidade de vida.  Gostou? Então baixe o super app Namu no Google Play ou na App Store e experimente uma verdadeira transformação de vida. 

Recomendados
Saúde Mental

10 diferenciais dos cursos de saúde mental da Namu que você precisa conhecer

A saúde mental é essencial para uma boa qualida...

Saúde Mental

Como cuidar da saúde mental na adolescência?

Pensar na saúde mental na infância e adolescênc...