fbpx
Logo portal NAMU
HOME » Meditação » Mindfulness »

Mindfulness

A anatomia da meditação para o sucesso

Movimentos, concentração, respiração: há uma verdadeira anatomia da meditação envolvida no processo da prática. Caso você não saiba, essa técnica milenar contribui com a saúde de várias formas, beneficiando desde o sistema respiratório até o linfático.   Por que você deveria saber tudo isso? Por que compreender os efeitos da meditação nos vários sistemas do […]
Equipe Namu
31/03/21
Movimentos, concentração, respiração: há uma verdadeira anatomia da meditação envolvida no processo da prática. Caso você não saiba, essa técnica milenar contribui com a saúde de várias formas, beneficiando desde o sistema respiratório até o linfático.   Por que você deveria saber tudo isso? Por que compreender os efeitos da meditação nos vários sistemas do organismo pode ajudar a viver mais e melhor. Os exercícios são para todas as idades e ajudam a mudar a forma como você se relaciona com o seu corpo e a mente. Quer aprender mais? Confira tudo neste artigo!

Anatomia da meditação: como a prática cuida da saúde física e mental

Não é de hoje que a meditação é associada ao bem-estar físico e mental. Sentar de pernas cruzadas e se concentrar naquele momento presente não é apenas um "ritual": tem reflexos positivos quando a prática é bem executada.   Um dos principais objetivos da meditação é o autoconhecimento. A técnica ensina que quanto mais você ouve, respeita e sente o seu corpo e organismo, mais aprenderá a viver bem. Através da meditação, assim como o yoga e o mindfulness, você passa a viver mais o momento presente e ter consciência de si.   Sem dúvida, tudo isso se reflete na saúde. Primeiro, você se estimula aos movimentos, a respirar melhor e respeitar os limites do seu corpo. Com isso, também vê a saúde mental mudar: começa a entender e lidar melhor com as suas angústias, ansiedades e tristezas.   Segundo um estudo da Universidade John Hopkins, meditar 30 minutos por dia alivia os sintomas de ansiedade. Isso está diretamente relacionado à anatomia da meditação, que ativa o sistema autônomo simpático. Como todo o nosso corpo é ligado, você sente os efeitos positivos em vários âmbitos, conforme você acompanha a seguir!

Equilíbrio do organismo

A meditação equilibra as funções metabólicas do organismo, contribuindo, inclusive, para o emagrecimento saudável. Ainda pelo mesmo motivo, regula os níveis de açúcar no sangue, o que evita doenças como diabetes tipo 2.  

Ajuda a dormir melhor

  Outro detalhe a considerar na anatomia da meditação é que com a prática o corpo relaxa mais e diminui a tensão muscular. Isso ajuda principalmente na qualidade do sono, regulando também os impulsos nervosos. Assim, é possível dormir melhor e ter mais calma no dia a dia para a tomada de decisões.

Melhora a fertilidade

Os exercícios de meditação também ajudam as mulheres a controlarem um fator de risco para a infertilidade: o estresse. Como as mulheres mais relaxadas têm maior chance de engravidar, isso é ótimo. Já nos homens, a prática está relacionada ao aumento dos espermatozoides.   É importante citar também que os movimentos da meditação, em especial do yoga, melhoram a saúde íntima. Isso acontece pois ajudam a alongar e relaxar a região, aumentando também a firmeza e ajudando no controle da flacidez vaginal, por exemplo.

Fortalece o sistema imunológico

Quanto mais forte estiver o seu sistema imunológico, melhor estará a sua saúde. Afinal de contas, o seu corpo estará mais protegido contra várias doenças.   Aliás, essa é a lógica da anatomia da meditação, que prega que todos os sistemas do organismo estão interligados, e que ambos contribuem para regular tanto a saúde física quanto mental.   

Regula os hormônios

Os hormônios estão diretamente ligados aos efeitos da meditação. Com a prática é possível manter vários deles sob controle, em especial os causadores da hipertensão. Assim, ao praticar a meditação diariamente é possível ajudar a diminuir a pressão arterial e os riscos de infarto, AVC e outras doenças relacionadas.   Segundo a Associação Americana do Coração, a meditação pode reduzir em até 47% as chances de ataque cardíaco em adultos. Portanto, nada melhor do que começar logo!

Ativa a circulação sanguínea

A anatomia da meditação também envolve muita circulação sanguínea! Como você deve saber, estimular o sangue a circular de forma correta ajuda a prevenir várias condições.   O que acontece é que a meditação auxilia no aumento do óxido nítrico. Essa substância é considerada uma vasodilatadora, por isso a sua maior concentração facilita a circulação do sangue.

Dicas para começar a meditar

A anatomia da meditação é realmente interessante, não é verdade? Ao conhecer, muitas pessoas se perguntam: por onde começar? Na verdade, qualquer um pode começar em casa mesmo, mas algumas dicas ajudam a fazer a prática da forma correta.   Em primeiro lugar, escolha um lugar calmo. Ele precisa ajudar você a se concentrar sem prestar atenção em conversas, por exemplo. Um lugar com iluminação mais baixa também pode ajudar no início.   Quanto às roupas, escolha peças confortáveis, nunca apertadas. O essencial é você estar se sentindo bem e sem formalidades.   Já na hora de se posicionar, inicie com a postura bem reta e de preferência com as pernas cruzadas. Há pessoas que optam por fazer isso de outra forma, mas vai depender do seu gosto. Você pode sentar em um tapete de meditação ou até mesmo no chão ou na grama.   Fazer aulas online também pode ajudar bastante. Hoje, você encontra várias opções pela internet, seja de meditação para iniciantes, yoga ou mindfulness.    Há ainda outras dicas importantes:  
  • Coloque uma música neutra e em volume baixo ao fundo;
  • Use incensos;
  • Procure escolher o melhor horário do dia e torne isso rotina;
  • Pratique por pelo menos 10 minutos ao dia.

Comece a sua transformação!

Praticar meditação é se permitir transformar, viver melhor e com mais amor pela sua vida. É essa a ideia que a técnica prega há tantos séculos e somente agora a sociedade atual começa a entender.   Caso ainda esteja inseguro sobre a prática, você pode aprofundar seus conhecimentos sobre ela com aulas gratuitas ou por meio de e-books. Ainda, pode experimentar a anatomia da meditação na prática com as aulas online da plataforma Namu. Aproveite!  


Recomendados
Mindfulness

Dicas para quem está iniciando na meditação

O caminho para quem está iniciando na meditação...

Meditação

Como o mindfulness pode mudar a sua vida?

O mindfulness é uma prática que une técnicas da...